Buscar

Técnica de PCR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Técnica de PCR 
Reação Polimerase em Cadeia
Contexto Histórico...
	 Desenvolvida por Kary Banks Mullis, em abril de 1983 é considerada uma técnica de biologia molecular revolucionária, a reação em cadeia da polimerase permitiu o rápido desenvolvimento do estudo de sequências de ácidos nucléicos.
	Assim, é possível a obtenção de muitas cópias de uma sequência específica de ácido nucléico, a partir de uma fita molde.
	Utilizada em laboratórios de pesquisa e clínicos, consiste basicamente em produzir automaticamente milhões de cópias de um único segmento de DNA. 
Etapas...
	
	O princípio da PCR envolve três etapas básicas por ciclo, estimuladas pelo calor, que são repetidas por várias vezes, em ciclos:
Abertura da fita de DNA que servirá de molde, por desnaturação térmica (etapa com duração entre 30s e 1min a temperatura de 92-96ºC);
Pareamento de oligonucleotídeos sintéticos, que funcionam como os iniciadores da reação de polimerização, a cada uma das fitas do DNA molde, à região complementar da fita que sofrerá a duplicação (duração de 30s a 1min a temperatura entre 58 e 65ºC);
Polimerização, através de uma enzima polimerase, das novas fitas de DNA a partir de cada um dos iniciadores.
	Cada ciclo é repetido em torno de 60 vezes, e promove a amplificação da região alvo determinada conforme afinidade das sequencias iniciadoras (primers).
Aplicações...
Em clínicas, por exemplo:
	É utilizado no diagnóstico de doenças infecciosas e na detecção de eventos patológicos raros. 
Na área criminalística:
	Um único fio de cabelo pode identificar o doador. 
Na paleontologia molecular: 
	A amplificação de amostras de DNA extraídas de fósseis incrustados e preservados no âmbar há mais de 120 milhões de anos permite a determinação da sequência desta molécula para estudos evolutivos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais