Buscar

Resumo Lecithoepitheliata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE ESTUDOS DA BIODIVERSIDADE
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS I
Professora: Prof Dr Vânia Graciele Lezan Kowalczuk
Ordem Lecithoepitheliata
 (Grupo: Aline Filippin, Andréa Souza e Willian Cavalcante)
A filo Platyhelminthes é dividida em três classes e a ordem Lecithoepitheliata está incluído na classe Turbellaria. Essa ordem possui controvérsias e múltiplas hipóteses filogenéticas, e pode variar entre mais basal ou mais terminal entre os neooforos. 
São divididos em duas famílias: Gnosonesimidae, e Prorhynchidae. Formado por microturbelarios que não ultrapassam em comprimento 6mm, são cosmopolitas e alguns endêmicos (Geocentroporea – Ásia, Lago Baikal). 
Tem como habitat ambientes duciculos (Prorhynchidae) e marinhos (Gnosonesimidae), e são capazes de colonizar e sobreviver em ambientes temporários, pois apresentarem boa capacidade de dispersão, ciclo de vida versátil, formação de ovos resistentes à dessecação e altos índices de reprodução e desenvolvimento. Dependendo da família os óvulos podem ser endolíticos e ectolécitos. 
No Brasil a maioria dos estudos realizados com essa ordem foram realizados em São Paulo, mundialmente aproximadamente 30 espécies foram descritas (BRUSCA e BRUSCA, 2007). Esses animais alimentam-se de algas, bactérias, protozoários, nematódeos, oligoquetos, microcrustáceos, larvas de insetos, outros microturbelários.

Continue navegando