Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RESENHA – ARTIGO: IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DOS USUÁRIOS DA TRILHA DA ÁREA DE
PROTEÇÃO ESPECIAL PAU DE FRUTA – DIAMANTINA (MG)
 Importante para o abastecimento de água de Diamantina (MG), a Área de Proteção Especial Pau de Fruta sofre com vários problemas ambientais. Ao mesmo tempo, a região é muito frequentada por praticantes de atividades ao ar livre. Objetivando-se identificar o perfil destas pessoas, foram aplicados questionários, no segundo semestre de 2016. Concluiu-se que a APE Pau de Fruta é importante não só para o abastecimento de água municipal, como também para a prática de esportes ao ar livre e contemplação paisagística. O público frequentador tem consciência ambiental, podendo participar ativamente na conservação da área. Devido aos processos de ocupação imobiliária existentes, é necessária a realização de ações conservacionistas na APE Pau de Fruta.
 Este trabalho foi conduzido de setembro a dezembro/2016, sendo composto de levantamento bibliográfico, visitas a área e aplicação de 113 questionários nos frequentadores (ciclistas, caminhantes, motociclistas, corredores, cavaleiros, etc..) da trilha que passa dentro da Área em Diamantina (MG). Tratando-se de uma pesquisa quali- quantitativa, os questionários constaram de 18 perguntas fechadas e 4 semi-abertas. Os entrevistados foram abordados no lado de fora da APE Pau de Fruta, sendo montado um posto de campo. Os resultados foram sistematizados e tabulados.
Os resultados dessa pesquisa foram que o público é majoritariamente masculino, com faixa etária predominante entre 21 a 40 anos, sendo quase a totalidade residente em Diamantina. Quase metade dos frequentadores possui famílias de tamanho mediano (4 a 6 pessoas), e com renda familiar até 3 salários mínimos. Possuem bom grau de instrução, sendo 29% com ensino médio e 19% com ensino superior, mas no entanto não participam de nenhuma organização social (associação, cooperativa, etc...).
Os meios de comunicação acessados pelos entrevistados são vários (internet, TV, jornal e rádio), não havendo nenhum preferencial. A grande maioria já frequenta a trilha há mais tempo, e um terço deles está presente diariamente no local. As atividades praticadas na trilha são diversas, destacando- se o mountain bike, seguido da caminhada e a corrida. O público identifica como os principais problemas ambientais na área a ocorrência de queimadas e a disposição inadequada de lixo, práticas que estão diretamente relacionadas à falta de educação ambiental dos usuários, que coincidentemente ficou em terceiro lugar na opinião dos entrevistados.
Concluiu-se que a APE Pau de Fruta não é relevante somente para o abastecimento de água, mas também como um local para a prática de esportes/lazer e contemplação paisagística, além de ser um espaço privilegiado para a realização de práticas de educação ambiental. O público frequentador apresenta potencial para atividades de educação ambiental, e também para atuar ativamente na conservação da área.. É fundamental a conservação da área, visto que a APE Pau de Fruta assiste atualmente um intenso processo de expansão urbana no seu entorno, o que pode piorar a qualidade ambiental e o próprio abastecimento de água da cidade.

Mais conteúdos dessa disciplina