Logo Passei Direto
Buscar

PROVA CURRICULAR - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS - Tentativa 01

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A segurança do trabalho é um setor importantíssimo para qualquer empresa, pois zela pela qualidade de vida e mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos — as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado e, até mesmo, com processos judiciais. Os profissionais que atuam na segurança do trabalho visam a manter um ambiente livre de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, sempre em caráter preventivo, evitando possíveis danos ao empregado que afetam também a empresa. A segurança do trabalho no Brasil é referenciada por Normas Regulamentadoras — as chamadas NRs —, decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais. É imprescindível que todo empreendimento tenha uma equipe e os profissionais podem ser de nível técnico, superior, médicos e enfermeiros do trabalho. O dimensionamento da equipe varia de acordo com o número de empregados e o grau de risco da empresa.
Com base nessas informações pode-se afirmar que a segurança do trabalho é definida como um
a. conjunto de medidas adotadas, visando normatizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.
b. conjunto de medidas adotadas, visando normalizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.
c. conjunto de medidas adotadas, visando aumentar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.
d. conjunto de medidas adotadas, visando enfatizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.
e. conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.

Os números não mentem: a construção civil é um dos pilares da economia brasileira. Porém, o que chama atenção é o alto índice de acidentes registrados neste setor. Como demonstram dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) de 2017, 5,46% dos acidentes de trabalho em todo o país aconteceram no setor da construção civil. Em muitas organizações, investimentos em equipamentos de proteção individual representam cerca de 70% dos gastos com Saúde e Segurança do Trabalho, como constatado pela percepção de mercado da SafetyTec. Portanto, promover o controle de entrega e uma gestão de gastos com EPI são fundamentais para controlar o consumo e, por consequência, os gastos exagerados. A otimização da gestão de EPIs possibilita um melhor aproveitamento dos recursos para atividades mais críticas, como treinamentos, orientações aos colaboradores e, no caso do RH, o controle de pessoal.
Com base nessas informações pode-se afirmar que elas estão ligadas também algumas normas, como por exemplo a NR 6 que pode ser definida como
a. a norma que estabelece assuntos relacionados com EPIs.
b. a norma que estabelece assuntos relacionados com disposições gerais.
c. a norma que estabelece assuntos relacionados com a CIPA.
d. a norma que estabelece assuntos relacionados com embargo e interdições.
e. a norma que estabelece assuntos relacionados com serviços especializados.

As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente. Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento de suas obrigações com a segurança do trabalho.
Com base nessas informações pode-se afirmar que as normas e leis citadas buscam evitar acidentes de trabalho que por sua vez podem ser definidos como
a. qualquer ocorrência programada, esperada que interfere e/ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem.
b. qualquer ocorrência programada, esperada que não interfere e/ou não interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem.
c. qualquer ocorrência não programada, inesperada que interfere e/ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem.
d. Aquele que ocorre especificamente no ambiente de trabalho do trabalhador.
e. qualquer ocorrência programada, inesperada que interfere e/ou interrompe o processo anormal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos morais e/ou lesões ao homem.

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT nada mais são do que colaboradores da área da saúde que visam a garantir a integridade física da equipe de trabalho no ambiente ocupacional. Desse modo, uma equipe SESMT pode ser composta por: auxiliares de enfermagem; técnicos de enfermagem; enfermeiros do trabalho; técnicos em segurança do trabalho; engenheiros de segurança do trabalho; médicos do trabalho. Sem dúvidas, a principal vantagem dessa ferramenta é a preservação da saúde humana, já que, com ela, de fato, há uma melhora nos quesitos de identificação e controle de riscos ocupacionais. Além disso, vale destacar que, em casos nos quais o acidente de trabalho não foi evitado mesmo tomando todas as precauções possíveis, a equipe do SESMT desempenha um papel vital. Isso porque ela é a grande responsável por providenciar os primeiros socorros para as vítimas, representando, assim, uma vantagem por garantir a redução dos impactos de um acidente na empresa.
Com base nessas informações pode-se afirmar que o SESMT busca evitar acidentes de trabalho que podem ocorrer, por exemplo
a. quando o empregado estiver executando ordem ou realizando serviço sob o mando do empregador; em viagem a serviço da empresa; no percurso da residência para o local de trabalho; entre outros casos.
b. apenas quando o empregado estiver executando ordem ou realizando serviço sob o mando do empregador e em viagem a serviço da empresa.
c. apenas em viagem a serviço da empresa.
d. apenas no percurso da residência para o local de trabalho; entre outros casos.
e. apenas quando o empregado estiver executando ordem ou realizando serviço sob o mando do empregador.

No Brasil, de acordo com o levantamento mais recente sobre o tema publicado pela Secretaria da Previdência, os episódios depressivos são a principal causa de pagamento de auxílio-doença não relacionado a acidentes de trabalho (30,67%), seguidos de outros transtornos ansiosos (17,9%). De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, na série histórica de 2007 a 2018, foram notificados 10.237 casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho. A pesquisa “Mental Health among Adults during the COVID-19 Pandemic Lockdown: A Cross-Sectional Multi-Country Comparison” (Saúde mental entre adultos durante o lockdown da pandemia da Covid-19: uma comparação transversal entre países), realizada com instituições de diferentes partes do mundo, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), identificou que, entre os 11 países analisados (Brasil, Bulgária, China, Índia, Irlanda, Macedônia do NOrte, Malásia, Singapura, Espanha, Turquia e Estados Unidos), os participantes que moravam no Brasil tiveram a maior taxa de ansiedade e depressão entre os analisados.
Com base nessas informações pode-se afirmar que a segurança do trabalho no Brasil é baseada
a. apenas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
b. apenas na Constituição Federal.
c. na Constituição Federal, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nas Normas Regulamentadoras e em outras leis complementares.
d. apenas nas Normas Regulamentadoras.
e. apenas em leis complementares.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes surgiu na Inglaterra pós-Revolução Industrial, a partir da necessidade de corrigir os riscos que surgiam devido a chegada do maquinário nas empresas – que resultou no aumento de acidentes trabalhistas. No Brasil, a CIPA foi trazida pelas empresas estrangeiras que realizavam serviços no país durante o governo Vargas em 1944, dando início as medidas de cuidado com a segurança dos trabalhadores. A CIPA é uma ferramenta que os trabalhadores têm para garantir a prevenção de acidentes e doenças no local de trabalho. As empresas que não possuem mais do que 20 funcionários não são obrigados a criarem uma comissão, mas ainda devem oferecer os treinamentos cabíveis para um colaborador elegido. Já as empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a constituírem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Com base nessas informações pode-se afirmar que a CIPA é I - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregados e do empregador especialmente treinados para colaborar na prevenção de acidentes. II - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregados especialmente treinados para colaborar na prevenção de acidentes. III - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregadores especialmente treinados para colaborar na prevenção de acidentes. IV - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregados e do empregador especialmente treinados para colaborar na prevenção de incêndios. a. Apenas III está correta. b. Apenas I e IV estão corretas. c. Apenas II está correta. d. Apenas IV está correta. e. Apenas I está correta.

Por mais óbvio que possa parecer, é possível que o trabalhador esteja em determinado setor sem conhecer grande parte dos riscos aos quais está exposto todos os dias. A finalidade dos treinamentos de segurança do trabalho é fornecer ao trabalhador o conhecimento necessário suficiente para que ele possa identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho, e principalmente, quais as medidas preventivas que devem ser tomadas. O que o empregador não pode permitir é que o funcionário se sinta impotente ao perceber uma ou mais situações de risco e prossiga trabalhando no ambiente que está o colocando em perigo sem que nenhuma medida seja tomada, seja por falta de conhecimento ou medo de prejudicar-se se demandar alguma providência.
Com base nessas informações pode-se afirmar que elas estão ligadas também algumas normas, como por exemplo a NR 5 que pode ser definida como
a. a norma que estabelece assuntos relacionados com inspeção previa.
b. a norma que estabelece assuntos relacionados com disposições gerais.
c. a norma que estabelece assuntos relacionados com embargo e interdições.
d. a norma que estabelece assuntos relacionados com serviços especializados.
e. a norma que estabelece assuntos relacionados com a CIPA.

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), é constituído por profissionais da área da saúde, que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro das empresas. Previsto na Consolidação das Leis do Trabalho criada em seu artigo 162, devido ao aumento de acidentes com trabalhadores, possui função de assegurar a integridade física dos operários, mas também de alertar a equipe contra novas doenças e ajudar a tomar precauções contra acidentes de pequeno porte, que podem atrapalhar o andamento da empresa e prejudicar os funcionários.
Com base nessas informações pode-se afirmar ainda que o SESMT busca evitar ainda
a. apenas acidente de trajeto.
b. apenas doença de trabalho.
c. apenas acidente típico.
d. acidente típico, doença de trabalho e acidente de trajeto.
e. apenas acidente típico e doença de trabalho.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A segurança do trabalho é um setor importantíssimo para qualquer empresa, pois zela pela qualidade de vida e mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos — as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado e, até mesmo, com processos judiciais. Os profissionais que atuam na segurança do trabalho visam a manter um ambiente livre de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, sempre em caráter preventivo, evitando possíveis danos ao empregado que afetam também a empresa. A segurança do trabalho no Brasil é referenciada por Normas Regulamentadoras — as chamadas NRs —, decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais. É imprescindível que todo empreendimento tenha uma equipe e os profissionais podem ser de nível técnico, superior, médicos e enfermeiros do trabalho. O dimensionamento da equipe varia de acordo com o número de empregados e o grau de risco da empresa.
Com base nessas informações pode-se afirmar que a segurança do trabalho é definida como um
a. conjunto de medidas adotadas, visando normatizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.
b. conjunto de medidas adotadas, visando normalizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.
c. conjunto de medidas adotadas, visando aumentar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.
d. conjunto de medidas adotadas, visando enfatizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.
e. conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas.

Os números não mentem: a construção civil é um dos pilares da economia brasileira. Porém, o que chama atenção é o alto índice de acidentes registrados neste setor. Como demonstram dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) de 2017, 5,46% dos acidentes de trabalho em todo o país aconteceram no setor da construção civil. Em muitas organizações, investimentos em equipamentos de proteção individual representam cerca de 70% dos gastos com Saúde e Segurança do Trabalho, como constatado pela percepção de mercado da SafetyTec. Portanto, promover o controle de entrega e uma gestão de gastos com EPI são fundamentais para controlar o consumo e, por consequência, os gastos exagerados. A otimização da gestão de EPIs possibilita um melhor aproveitamento dos recursos para atividades mais críticas, como treinamentos, orientações aos colaboradores e, no caso do RH, o controle de pessoal.
Com base nessas informações pode-se afirmar que elas estão ligadas também algumas normas, como por exemplo a NR 6 que pode ser definida como
a. a norma que estabelece assuntos relacionados com EPIs.
b. a norma que estabelece assuntos relacionados com disposições gerais.
c. a norma que estabelece assuntos relacionados com a CIPA.
d. a norma que estabelece assuntos relacionados com embargo e interdições.
e. a norma que estabelece assuntos relacionados com serviços especializados.

As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente. Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento de suas obrigações com a segurança do trabalho.
Com base nessas informações pode-se afirmar que as normas e leis citadas buscam evitar acidentes de trabalho que por sua vez podem ser definidos como
a. qualquer ocorrência programada, esperada que interfere e/ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem.
b. qualquer ocorrência programada, esperada que não interfere e/ou não interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem.
c. qualquer ocorrência não programada, inesperada que interfere e/ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem.
d. Aquele que ocorre especificamente no ambiente de trabalho do trabalhador.
e. qualquer ocorrência programada, inesperada que interfere e/ou interrompe o processo anormal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos morais e/ou lesões ao homem.

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT nada mais são do que colaboradores da área da saúde que visam a garantir a integridade física da equipe de trabalho no ambiente ocupacional. Desse modo, uma equipe SESMT pode ser composta por: auxiliares de enfermagem; técnicos de enfermagem; enfermeiros do trabalho; técnicos em segurança do trabalho; engenheiros de segurança do trabalho; médicos do trabalho. Sem dúvidas, a principal vantagem dessa ferramenta é a preservação da saúde humana, já que, com ela, de fato, há uma melhora nos quesitos de identificação e controle de riscos ocupacionais. Além disso, vale destacar que, em casos nos quais o acidente de trabalho não foi evitado mesmo tomando todas as precauções possíveis, a equipe do SESMT desempenha um papel vital. Isso porque ela é a grande responsável por providenciar os primeiros socorros para as vítimas, representando, assim, uma vantagem por garantir a redução dos impactos de um acidente na empresa.
Com base nessas informações pode-se afirmar que o SESMT busca evitar acidentes de trabalho que podem ocorrer, por exemplo
a. quando o empregado estiver executando ordem ou realizando serviço sob o mando do empregador; em viagem a serviço da empresa; no percurso da residência para o local de trabalho; entre outros casos.
b. apenas quando o empregado estiver executando ordem ou realizando serviço sob o mando do empregador e em viagem a serviço da empresa.
c. apenas em viagem a serviço da empresa.
d. apenas no percurso da residência para o local de trabalho; entre outros casos.
e. apenas quando o empregado estiver executando ordem ou realizando serviço sob o mando do empregador.

No Brasil, de acordo com o levantamento mais recente sobre o tema publicado pela Secretaria da Previdência, os episódios depressivos são a principal causa de pagamento de auxílio-doença não relacionado a acidentes de trabalho (30,67%), seguidos de outros transtornos ansiosos (17,9%). De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, na série histórica de 2007 a 2018, foram notificados 10.237 casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho. A pesquisa “Mental Health among Adults during the COVID-19 Pandemic Lockdown: A Cross-Sectional Multi-Country Comparison” (Saúde mental entre adultos durante o lockdown da pandemia da Covid-19: uma comparação transversal entre países), realizada com instituições de diferentes partes do mundo, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), identificou que, entre os 11 países analisados (Brasil, Bulgária, China, Índia, Irlanda, Macedônia do NOrte, Malásia, Singapura, Espanha, Turquia e Estados Unidos), os participantes que moravam no Brasil tiveram a maior taxa de ansiedade e depressão entre os analisados.
Com base nessas informações pode-se afirmar que a segurança do trabalho no Brasil é baseada
a. apenas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
b. apenas na Constituição Federal.
c. na Constituição Federal, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nas Normas Regulamentadoras e em outras leis complementares.
d. apenas nas Normas Regulamentadoras.
e. apenas em leis complementares.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes surgiu na Inglaterra pós-Revolução Industrial, a partir da necessidade de corrigir os riscos que surgiam devido a chegada do maquinário nas empresas – que resultou no aumento de acidentes trabalhistas. No Brasil, a CIPA foi trazida pelas empresas estrangeiras que realizavam serviços no país durante o governo Vargas em 1944, dando início as medidas de cuidado com a segurança dos trabalhadores. A CIPA é uma ferramenta que os trabalhadores têm para garantir a prevenção de acidentes e doenças no local de trabalho. As empresas que não possuem mais do que 20 funcionários não são obrigados a criarem uma comissão, mas ainda devem oferecer os treinamentos cabíveis para um colaborador elegido. Já as empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a constituírem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Com base nessas informações pode-se afirmar que a CIPA é I - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregados e do empregador especialmente treinados para colaborar na prevenção de acidentes. II - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregados especialmente treinados para colaborar na prevenção de acidentes. III - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregadores especialmente treinados para colaborar na prevenção de acidentes. IV - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregados e do empregador especialmente treinados para colaborar na prevenção de incêndios. a. Apenas III está correta. b. Apenas I e IV estão corretas. c. Apenas II está correta. d. Apenas IV está correta. e. Apenas I está correta.

Por mais óbvio que possa parecer, é possível que o trabalhador esteja em determinado setor sem conhecer grande parte dos riscos aos quais está exposto todos os dias. A finalidade dos treinamentos de segurança do trabalho é fornecer ao trabalhador o conhecimento necessário suficiente para que ele possa identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho, e principalmente, quais as medidas preventivas que devem ser tomadas. O que o empregador não pode permitir é que o funcionário se sinta impotente ao perceber uma ou mais situações de risco e prossiga trabalhando no ambiente que está o colocando em perigo sem que nenhuma medida seja tomada, seja por falta de conhecimento ou medo de prejudicar-se se demandar alguma providência.
Com base nessas informações pode-se afirmar que elas estão ligadas também algumas normas, como por exemplo a NR 5 que pode ser definida como
a. a norma que estabelece assuntos relacionados com inspeção previa.
b. a norma que estabelece assuntos relacionados com disposições gerais.
c. a norma que estabelece assuntos relacionados com embargo e interdições.
d. a norma que estabelece assuntos relacionados com serviços especializados.
e. a norma que estabelece assuntos relacionados com a CIPA.

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), é constituído por profissionais da área da saúde, que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro das empresas. Previsto na Consolidação das Leis do Trabalho criada em seu artigo 162, devido ao aumento de acidentes com trabalhadores, possui função de assegurar a integridade física dos operários, mas também de alertar a equipe contra novas doenças e ajudar a tomar precauções contra acidentes de pequeno porte, que podem atrapalhar o andamento da empresa e prejudicar os funcionários.
Com base nessas informações pode-se afirmar ainda que o SESMT busca evitar ainda
a. apenas acidente de trajeto.
b. apenas doença de trabalho.
c. apenas acidente típico.
d. acidente típico, doença de trabalho e acidente de trajeto.
e. apenas acidente típico e doença de trabalho.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 0.80 de 0.80 
Marcar questão 
Texto da questão 
A segurança do trabalho é um setor importantíssimo para qualquer empresa, pois zela pela qualidade de vida e 
mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente na produtividade e até na redução dos 
custos — as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado e, até mesmo, com 
processos judiciais. Os profissionais que atuam na segurança do trabalho visam a manter um ambiente livre de 
riscos de acidentes e doenças ocupacionais, sempre em caráter preventivo, evitando possíveis danos ao 
empregado que afetam também a empresa. A segurança do trabalho no Brasil é referenciada por Normas 
Regulamentadoras — as chamadas NRs —, decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o 
exercício das atividades profissionais. É imprescindível que todo empreendimento tenha uma equipe e os 
profissionais podem ser de nível técnico, superior, médicos e enfermeiros do trabalho. O dimensionamento da 
equipe varia de acordo com o número de empregados e o grau de risco da empresa. 
Com base nessas informações pode-se afirmar que a segurança do trabalho é definida como um 
 
Questão 1Resposta 
 
a. 
conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como 
proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas. 
 
b. 
conjunto de medidas adotadas, visando aumentar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como 
proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas. 
 
c. 
conjunto de medidas adotadas, visando enfatizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como 
proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas. 
 
d. 
conjunto de medidas adotadas, visando normatizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como 
proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas. 
 
e. 
conjunto de medidas adotadas, visando normalizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como 
proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
A resposta correta é: 
conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como 
proteger a integridade e a capacidade de trabalho das pessoas envolvidas. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0.80 de 0.80 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os números não mentem: a construção civil é um dos pilares da economia brasileira. Porém, o que chama 
atenção é o alto índice de acidentes registrados neste setor. Como demonstram dados do Anuário Estatístico de 
Acidentes de Trabalho (AEAT) de 2017, 5,46% dos acidentes de trabalho em todo o país aconteceram no setor 
da construção civil. Em muitas organizações, investimentos em equipamentos de proteção individual representam 
cerca de 70% dos gastos com Saúde e Segurança do Trabalho, como constatado pela percepção de mercado da 
SafetyTec. Portanto, promover o controle de entrega e uma gestão de gastos com EPI são fundamentais para 
controlar o consumo e, por consequência, os gastos exagerados. A otimização da gestão de EPIs possibilita um 
melhor aproveitamento dos recursos para atividades mais críticas, como treinamentos, orientações aos 
colaboradores e, no caso do RH, o controle de pessoal. 
Com base nessas informações pode-se afirmar que elas estão ligadas também algumas normas, como por 
exemplo a NR 6 que pode ser definida como 
 
Questão 2Resposta 
 
a. 
a norma que estabelece assuntos relacionados com EPIs. 
 
b. 
a norma que estabelece assuntos relacionados com a CIPA. 
 
c. 
a norma que estabelece assuntos relacionados com serviços especializados. 
 
d. 
a norma que estabelece assuntos relacionados com embargo e interdições. 
 
e. 
a norma que estabelece assuntos relacionados com disposições gerais. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
a norma que estabelece assuntos relacionados com EPIs. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0.80 de 0.80 
Marcar questão 
Texto da questão 
As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória 
pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos 
órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do 
Trabalho - CLT. O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do 
trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente. Constitui ato 
faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento de suas obrigações com a segurança do trabalho. 
Com base nessas informações pode-se afirmar que as normas e leis citadas buscam evitar acidentes de trabalho 
que por sua vez podem ser definidos como 
 
Questão 3Resposta 
 
a. 
qualquer ocorrência programada, inesperada que interfere e/ou interrompe o processo anormal de uma atividade, 
trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos morais e/ou lesões ao homem. 
 
b. 
qualquer ocorrência não programada, inesperada que interfere e/ou interrompe o processo normal de uma 
atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem. 
 
c. 
qualquer ocorrência programada, esperada que não interfere e/ou não interrompe o processo normal de uma 
atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem. 
 
d. 
qualquer ocorrência programada, esperada que interfere e/ou interrompe o processo normal de uma atividade, 
trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem. 
 
e. 
Aquele que ocorre especificamente no ambiente de trabalho do trabalhador. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
qualquer ocorrência não programada, inesperada que interfere e/ou interrompe o processo normal de uma 
atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0.80 de 0.80 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT nada mais são 
do que colaboradores da área da saúde que visam a garantir a integridade física da equipe de trabalho no 
ambiente ocupacional. Desse modo, uma equipe SESMT pode ser composta por: auxiliares de enfermagem; 
técnicos de enfermagem; enfermeiros do trabalho; técnicos em segurança do trabalho; engenheiros de segurança 
do trabalho; médicos do trabalho. Sem dúvidas, a principal vantagem dessa ferramenta é a preservação da saúde 
humana, já que, com ela, de fato, há uma melhora nos quesitos de identificação e controle de riscos ocupacionais. 
Além disso, vale destacar que, em casos nos quais o acidente de trabalho não foi evitado mesmo tomando todas 
as precauções possíveis, a equipe do SESMT desempenha um papel vital. Isso porque ela é a grande responsável 
por providenciar os primeiros socorros para as vítimas, representando, assim, uma vantagem por garantir a 
redução dos impactos de um acidente na empresa. 
Com base nessas informações pode-se afirmar que o SESMT busca evitar acidentes de trabalho que podem 
ocorrer, por exemplo 
 
Questão 4Resposta 
 
a. 
apenas quando o empregado estiver executando ordem ou realizando serviço sob o mando do empregador e em 
viagem a serviço da empresa. 
 
b. 
apenas quando o empregado estiver executando ordem ou realizando serviço sob o mando do empregador. 
 
c. 
apenas em viagem a serviço da empresa. 
 
d. 
quando o empregado estiverexecutando ordem ou realizando serviço sob o mando do empregador; em viagem a 
serviço da empresa; no percurso da residência para o local de trabalho; entre outros casos. 
 
e. 
apenas no percurso da residência para o local de trabalho; entre outros casos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
A resposta correta é: 
quando o empregado estiver executando ordem ou realizando serviço sob o mando do empregador; em viagem a 
serviço da empresa; no percurso da residência para o local de trabalho; entre outros casos. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0.80 de 0.80 
Marcar questão 
Texto da questão 
No Brasil, de acordo com o levantamento mais recente sobre o tema publicado pela Secretaria da Previdência, os 
episódios depressivos são a principal causa de pagamento de auxílio-doença não relacionado a acidentes de 
trabalho (30,67%), seguidos de outros transtornos ansiosos (17,9%). De acordo com o Sistema de Informação de 
Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, na série histórica de 2007 a 2018, foram notificados 
10.237 casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho. A pesquisa “Mental Health among Adults during 
the COVID-19 Pandemic Lockdown: A Cross-Sectional Multi-Country Comparison” (Saúde mental entre 
adultos durante o lockdown da pandemia da Covid-19: uma comparação transversal entre países), realizada com 
instituições de diferentes partes do mundo, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), identificou que, entre 
os 11 países analisados (Brasil, Bulgária, China, Índia, Irlanda, Macedônia do NOrte, Malásia, Singapura, 
Espanha, Turquia e Estados Unidos), os participantes que moravam no Brasil tiveram a maior taxa de ansiedade 
e depressão entre os analisados. 
Com base nessas informações pode-se afirmar que a segurança do trabalho no Brasil é baseada 
 
Questão 5Resposta 
 
a. 
apenas nas Normas Regulamentadoras. 
 
b. 
apenas em leis complementares. 
 
c. 
na Constituição Federal, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nas Normas Regulamentadoras e em 
outras leis complementares. 
 
d. 
apenas na Constituição Federal. 
 
e. 
apenas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 
Feedback 
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
na Constituição Federal, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nas Normas Regulamentadoras e em 
outras leis complementares. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 0.80 de 0.80 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes surgiu na Inglaterra pós-Revolução Industrial, a partir da 
necessidade de corrigir os riscos que surgiam devido a chegada do maquinário nas empresas – que resultou no 
aumento de acidentes trabalhistas. No Brasil, a CIPA foi trazida pelas empresas estrangeiras que realizavam 
serviços no país durante o governo Vargas em 1944, dando início as medidas de cuidado com a segurança dos 
trabalhadores. A CIPA é uma ferramenta que os trabalhadores têm para garantir a prevenção de acidentes e 
doenças no local de trabalho. As empresas que não possuem mais do que 20 funcionários não são obrigados a 
criarem uma comissão, mas ainda devem oferecer os treinamentos cabíveis para um colaborador elegido. Já as 
empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a constituírem uma Comissão Interna de Prevenção de 
Acidentes. 
Com base nessas informações pode-se afirmar que a CIPA é 
I - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregados e do empregador especialmente 
treinados para colaborar na prevenção de acidentes. 
II - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregados especialmente treinados para colaborar 
na prevenção de acidentes. 
III - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregadores especialmente treinados para 
colaborar na prevenção de acidentes. 
IV - Um grupo de pessoas, constituído por representantes dos empregados e do empregador especialmente 
treinados para colaborar na prevenção de incêndios. 
Questão 6Resposta 
 
a. 
Apenas IV está correta. 
 
b. 
Apenas I está correta. 
 
c. 
Apenas III está correta. 
 
d. 
Apenas I e IV estão corretas. 
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
 
e. 
Apenas II está correta. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Apenas I está correta. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 0.80 de 0.80 
Marcar questão 
Texto da questão 
Por mais óbvio que possa parecer, é possível que o trabalhador esteja em determinado setor sem conhecer grande 
parte dos riscos aos quais está exposto todos os dias. A finalidade dos treinamentos de segurança do trabalho é 
fornecer ao trabalhador o conhecimento necessário suficiente para que ele possa identificar os riscos presentes no 
ambiente de trabalho, e principalmente, quais as medidas preventivas que devem ser tomadas. O que o 
empregador não pode permitir é que o funcionário se sinta impotente ao perceber uma ou mais situações de risco 
e prossiga trabalhando no ambiente que está o colocando em perigo sem que nenhuma medida seja tomada, seja 
por falta de conhecimento ou medo de prejudicar-se se demandar alguma providência. 
Com base nessas informações pode-se afirmar que elas estão ligadas também algumas normas, como por 
exemplo a NR 5 que pode ser definida como 
 
Questão 7Resposta 
 
a. 
a norma que estabelece assuntos relacionados com disposições gerais. 
 
b. 
a norma que estabelece assuntos relacionados com serviços especializados. 
 
c. 
a norma que estabelece assuntos relacionados com a CIPA. 
 
d. 
a norma que estabelece assuntos relacionados com embargo e interdições. 
 
e. 
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
a norma que estabelece assuntos relacionados com inspeção previa. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
a norma que estabelece assuntos relacionados com a CIPA. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 0.80 de 0.80 
Marcar questão 
Texto da questão 
O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), é constituído por 
profissionais da área da saúde, que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores 
dentro das empresas. Previsto na Consolidação das Leis do Trabalho criada em seu artigo 162, devido ao 
aumento de acidentes com trabalhadores, possui função de assegurar a integridade física dos operários, mas 
também de alertar a equipe contra novas doenças e ajudar a tomar precauções contra acidentes de pequeno porte, 
que podem atrapalhar o andamento da empresa e prejudicar os funcionários. 
Com base nessas informações pode-se afirmar ainda que o SESMT busca evitar ainda 
 
Questão 8Resposta 
 
a. 
apenas acidente típico e doença de trabalho. 
 
b. 
apenas acidente de trajeto. 
 
c. 
apenas acidente típico. 
 
d. 
apenas doença de trabalho. 
 
e. 
acidente típico, doença de trabalho e acidente de trajeto. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
acidente típico, doença de trabalho e acidente de trajeto. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 0.80 de 0.80 
Marcar questão 
Texto da questão 
O mapa de riscos trata-se de uma representação gráfica dos presentes riscos nos locais de trabalho que 
constituem aquela empresa ou instituição. O mapa de risco foi criado através da portaria nº 05 de 17 de agosto de 
1992 (revogada pela portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994), estabelecendo a obrigatoriedade da elaboração 
dos mapas de riscos ambientais pelas empresas, cujo grau de risco e número de empregados demandem a 
constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, conforme Quadro I da norma 
regulamentadora nº 5. 
Objetivo do Mapa de Risco: Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de 
segurança e saúde no trabalho na empresa, e; possibilitar, durantea sua elaboração, a troca e divulgação de 
informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção. 
Com base nessas informações pode-se afirmar que um dos objetivos do mapa de riscos é 
I – A inspeção de segurança. 
PORQUÊ 
II – Ela vistoria e observa dentro das áreas de trabalho com o objetivo de descobrir situações de risco à saúde e 
integridade física do trabalhador. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
Questão 9Resposta 
 
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
 
b. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
 
c. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 
e. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
Feedback 
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 0.80 de 0.80 
Marcar questão 
Texto da questão 
O SESMT está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e é regulamentado pela Norma 
Regulamentadora NR nº 04. Dependendo da quantidade de empregados e da natureza das atividades, o serviço 
pode incluir os seguintes profissionais: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do 
trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho. Para saber se sua empresa 
precisa dimensionar o SESMT basta apenas consultar a NR 4 Quadro I identificar o nº do CNAE Classificação 
Nacional de Atividade Econômica e o grau de risco. Após identificar o número de funcionários na empresa, no 
Quadro II localizar a quantidade de funcionário e o grau de risco, o quadro dará os profissionais que serão 
necessários para compor o SESMT. 
Com base nessas informações pode-se afirmar que o SESMT tem a finalidade de 
 
Questão 10Resposta 
 
a. 
promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. 
 
b. 
proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. 
 
c. 
proteger a integridade do trabalhador fora e dentro do local de trabalho. 
 
d. 
promover a saúde do trabalhador fora e dentro do local de trabalho. 
 
e. 
promover a saúde do trabalhador no local de trabalho. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS 
promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina