Buscar

CG II resumo aula 1 a 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CG II
Resumo (aula 1 a 7)
Aula 1: Ativo circulante: disponibilidades, investimentos temporários e duplicatas a receber
As Disponibilidades são dinheiro em Caixa, em Bancos, Aplicações Financeiras de Liquidez Imediata e outros valores equivalentes, como cheques em mãos e em trânsito. São incluídos na conta Caixa os valores relativos ao dinheiro e cheques em mãos mas ainda não depositados (pagáveis sem restrições). Há dois tipos de controle de Caixa: Fundo Fixo e Caixa Flutuante. Os investimentos temporários podem ser: Fundos de Aplicação Imediata, Títulos do Banco Central, Títulos do Tesouro Nacional, Depósitos a Prazo Fixo, Certificados de Depósito Bancário, Ações e Fundos de Renda Fixa ou Variável, entre outros. As Duplicatas a Receber são originadas das vendas a prazo de mercadorias e serviços. A Provisão para Devedores Duvidosos é feita para cobrir as perdas estimadas na cobrança das Duplicatas a Receber. No Desconto de Duplicatas, a empresa transfere ao banco a propriedade do título e recebe em troca o valor do título, deduzidas as despesas.
Aula 2: Estoques: inventários permanente e periódico
Existem dois tipos de inventários: periódico e permanente. O primeiro é utilizado quando não há controle concomitante do estoque e apuração do CMV. Para determinação do CMV pelo inventário periódico, realiza-se a contagem dos estoques finais e aplica-se a fórmula: CMV = EI + C – EF. Quando há controle concomitante dos estoques e apuração do CMV, o inventário permanente é utilizado. Ele pode ser feito pelos métodos: Preço Específico, PEPS, UEPS e MPM. Pelo Preço Específico apura-se o RCM pela diferença entre o valor de venda e o valor de custo exato da unidade vendida. O PEPS consiste em dar baixa no estoque pelo custo das primeiras unidades compradas. O estoque final fica avaliado pelas últimas unidades compradas. No UEPS, o CMV é avaliado pelas compras mais recentes; o estoque final, pelas primeiras unidades compradas. Na MPM, o custo médio é calculado após cada compra. Os valores do RCM e do CMV, por este método, encontram-se entre os calculados pelo PEPS e pelo UEPS.
Aula 3: O que pode alterar o valor de compra e venda de mercadorias?
Descontos, abatimentos, devoluções, fretes e impostos são fatores que alteram os valores de compra e venda de mercadorias. Os descontos comerciais são aqueles concedidos pelo vendedor ao comprador no ato da compra, em função da quantidade vendida, relacionamento com o cliente etc. O desconto financeiro é uma espécie de prêmio do vendedor ao comprador pelo pagamento antecipado de uma dívida. As devoluções e abatimentos ocorrem quando o comerciante acredita ter sido prejudicado ao receber mercadorias cujo tipo, qualidade, preço ou outra especificação estão em desacordo com seu pedido. O custo real de uma mercadoria comprada deve incluir todos os gastos necessários para colocá-la em condições de venda. Sendo assim, fretes pagos pelo comprador fazem parte do custo das Mercadorias. Já os fretes nas vendas são despesas do ano, não fazem parte do custo das Mercadorias. O IPI e o ICMS são impostos de competência federal e estadual, respectivamente. O IPI é recuperável apenas em empresas industriais. O ICMS é recuperável nas empresas comerciais e industriais. Um imposto ser recuperável significa dizer que o valor do imposto pago na compra de mercadorias poderá ser compensado com o valor devido pelas vendas.
Aula 4: Despesas antecipadas
As Despesas Antecipadas são despesas que pertencem ao exercício social seguinte mas que foram contraídas no exercício social atual. Serão classificadas, no Balanço Patrimonial, no Ativo Circulante ou no Realizável a Longo Prazo. A Demonstração do Resultado do Exercício, por ser uma demonstração que confronta Receita com Custos mais Despesas, só registrará a despesa do período. A caracterização da despesa é justamente o seu consumo, daí estar classificada na DRE; a parcela não consumida será evidenciada no Balanço Patrimonial. O cálculo da Despesa Antecipada poderá ser feito para encontrar uma despesa mensal, quinzenal, diária, bastando apenas dividir o valor por 365 dias, encontrando o valor diário, e multiplicar pelo número de dias em que ela ocorreu ou dividir pelo número de meses correspondentes à transação, como você poderá encontrar, de acordo com a opinião de alguns autores indicados
Aula 5: Realizável a Longo Prazo
O Realizável a Longo Prazo é o segundo grupo do Ativo. São classificadas nesse grupo as contas orientadas pela legislação em função da sua especificidade, como Empréstimos a Coligadas e Controladas. Podemos também encontrar contas que aparecem no Ativo Circulante mas, em função do conceito de curto e longo prazo, são classificadas também no Realizável a Longo Prazo. Sociedades coligadas são aquelas que contam com uma participação de 10% ou mais sem controlá-la; sociedades controladas são aquelas em que outra sociedade detém uma participação de 50% + 1 de suas ações ordinárias. Transações não relacionadas com o processo operacional da entidade são chamadas transações não-operacionais.
Aula 6: O subgrupo Investimentos no Balanço Patrimonial
Para efeito de classificação no subgrupo Investimentos (grupo Permanente, do BP) é necessário que uma aplicação (participação em outras empresas, terrenos para utilização futura, obras de arte etc.) seja relativamente permanente. A avaliação desses investimentos pode ser feita de acordo com um dos dois métodos: de custo e da equivalência patrimonial. O primeiro é aquele em que os investimentos são avaliados pelo custo de aquisição. O segundo reconhece o resultado das participações em outras empresas no momento em que tais resultados são gerados naquelas empresas. Dependendo do percentual de participação de uma empresa em outra pode-se ter quatro tipos distintos de sociedade: controladas, coligadas, equiparadas às coligadas e outras. Pela legislação, apenas os investimentos considerados relevantes nas empresas controladas e coligadas são avaliados pelo método da equivalência patrimonial. Defi ne-se como investimento relevante aquele que, individualmente, ultrapasse 10% do Patrimônio Líquido da investidora; em uma análise conjunta com outros investimentos, serão considerados todos relevantes se o seu somatório ultrapassar 15% do Patrimônio Líquido da investidora.
Aula 7: Quais itens devem ser classificados no Ativo Permanente Imobilizado?
No Ativo Permanente Imobilizado, classificam-se itens de natureza per ma nen te que são utilizados nas operações dos negócios de uma empresa que não são destinados à venda. Quase todos os itens classifi cados nesse subgrupo do Balanço Patrimonial sofrem reduções de valor devido a várias causas: • uso, ação da Natureza ou obsolescência (depreciação - bens físicos); • perda de valor do capital aplicado (amortização - bens intangíveis); • perda de valor decorrente da exploração (exaustão - recursos naturais). Os valores das reduções são acumulados em contas específi cas, de modo que, ao fi nal da vida útil do bem ou direito, o valor destes seja igual a zero. A reavaliação dos bens ocorre quando os bens estão subavaliados; devem ser contratados peritos para atestar o novo valor do bem. A diferença encontrada entre o novo valor e o valor anterior do bem fi cará registrada no Patrimônio Líquido na conta Reserva de Reavaliação. Os interessados nas demonstrações contábeis publicadas pela empresa serão informados a respeito da reavaliação por meio de Nota Explicativa.
OBS: É importante estudar todo o material didático

Outros materiais