Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Drenagem Urbana e Controle de Enchentes - AAD_M1
02 - Sobre os cálculos dos parâmetros para caracterizar a morfometria de bacia hidrográfica, é correto afirmar:
a. O coeficiente de compacidade, Kc=0,28(P/√A), relaciona a forma de uma bacia com a de um círculo e utiliza o perímetro da bacia e a sua área de drenagem. Assim, o valor de Kc é sempre inversamente proporcional à irregularidade da bacia. 
b. O índice de circularidade, Ic=(12,57.A)/P2, utiliza a área de drenagem e o perímetro. Assim, quando o valor tende para a unidade, a bacia se aproxima da forma alongada e, com a diminuição do valor, a bacia apresenta a forma mais aproximada de um círculo.
c. A densidade de drenagem indica o nível de desenvolvimento do sistema de drenagem, Dd=Lt/A, e utiliza o comprimento total de todos os canais e a área de drenagem. Assim, a bacia com maior valor apresenta maior eficiência de drenagem Sua resposta está correta.
d. Os parâmetros morfométricos são eficientes e suficientes para caracterizar a bacia hidrográfica e o manejo do recurso hídrico, independentemente da declividade, da ordem dos cursos de água, do tipo de solo e da vegetação presente na área da bacia. 
e. O fator de forma, F=A/L2, relaciona a forma da bacia com a de um retângulo e utiliza a área de drenagem e o comprimento do seu eixo. Assim, bacias de tamanhos parecidos, aquela com menor valor de F estará mais sujeita à ocorrência de enchente.

Mais conteúdos dessa disciplina