A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
3°_ATPS Matematica_Aplicada.... (2)

Pré-visualização | Página 2 de 2

bem. Onde que representa a quantidade demandada do bem, porque o preço do bem e; ou seja a alteração de uns dos determinantes, normalmente o preço se aumenta numa unidade enquanto se altera a quantidade.
Sabemos que as mercadorias desejadas pelos os seres humanos variam de pessoas para pessoas, em gosto, renda e preço, esses fatores faz com que alterem a quantidade comprada, são essas variações que ocorrem no ato e de consumir que resulta a elasticidade.
O conceito de elasticidade é usado para medira reação das pessoas frente a mudanças em variáveis econômicas, hoje estamos vivendo a elasticidade em relação ao preço do kg do tomate, onde os autos preços variam da quantidade a ser consumida, a demanda cai quando o preço aumenta!
Etapa 4.Passo 2.
A elasticidade, algebricamente falando, é dada pela variação percentual na variável dividida pela mudança percentual na variável que a determina.
A elasticidade da procura de determinado bem face ao seu preço mede a percentagem pela a variação de um por cento no seu preço de mercado.
No período matutino a demanda é dada por q =900-3p, o preço varia no intervalo 180 ≤ p ≤ 220. E então a função da elasticidade-preço para os preços p= 195 e p= 215 será : 
	PREÇO 195
	PREÇO 215
	E= DQ/DP * P/Q
E=D/DP (900-3P)*P/900-3P
E=( 0-3)*P/900-3P
E= -3P/900-3P
E= 3*195/900-3*195=
E= -585/315= -1,85
	E= DQ/DP * P/Q
E=D/DP (900-3P)*P/900-3P
E=( 0-3)*P/900-3P
E= -3P/900-3P
E= 3*215/900-3*215=
E= -645/255=-2,52 
Elasticidade	-1,85 -2,52	
Aumento no preço	 1%	1%	
Diminuição	 1,85%	 2,52%	
Sendo assim, para p=195, a demanda diminuirá em 1,85% e para p= 215, a demanda diminuirá em, 2,52%.
Etapa 4.Passo 3.
Considerações Finais.
O domínio de uma função racional consiste de todos os números reais x tais que Q(x)0.	 Ao contrário dos polinômios, cujos gráficos são curvas contínuas (sem interrupções), o gráfico de uma função racional pode apresentar interrupções (descontinuidades) nos pontos onde o denominador é igual a zero. Ao contrário dos polinômios, uma função racional pode não estar definida para determinados valores de x. Próximo desses valores, algumas funções racionais têm gráficos que se aproximam bastante de uma reta vertical (assíntota vertical) que é representada por linhas tracejadas .Uma exceção é o caso em que, apesar do denominador ser igual a zero para um determinado valor de x, este pode ser cancelado no processo de fatoração e simplificação. Nesse caso, a função racional apresenta um "furo"no ponto onde o denominador é igual a zero. Outra característica de algumas funções racionais, é o fato de algumas funções começar e/ou terminar cada vez mais perto de uma reta horizontal (assíntota horizontal).
Variação Média. A taxa de variação média é obtida pela divisão de duas grandezas que, tem unidade de medida que, na pratica, têm unidades de medidas, então a taxa de variação média também tem unidade de medida que será dada pela divisão das duas unidades de medidas envolvidas. Na verdade, o conceito de taxa de variação média não é exclusivamente das funções do 1º grau. A taxa de variação média pode ser calculada para qualquer função. Se y represente a variável dependente e xa variável independente, então a taxa de variação média em relação a x é calculada pela razão:
m=∆y∆x = fx0-f(x1)x1-x0
Variação Instantânea Se, então a taxa de variação instantânea de y em relação a x no ponto é a inclinação da reta tangente ao gráfico de f no ponto , isto é: Calcular a Variação média da receita do período matutino ( 180≤q≤210) onde q representa a quantidade de alunos matriculados) e a variação instantânea da função receita para o turno da manhã quando a quantidade de alunos for exatamente 201 matriculados( mostre o calculo).
Elasticidade. Elasticidade è dada pela variação percentual na variável dependente dividida pela mudança percentual na variável que determina: E = dydx*pq Elasticidade representa o grau de sensibilidade de uma variável dependente, medindo assim o grau da sensibilidade da demanda que depende da variação do seu preço.
Bibliografia:
Livro: Matemática aplicada á administração economia e contabilidade – 
Autor: Afrânio Murolo e Giácomo Bonetto
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elasticidade_(economia)
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o
Site: http://administradores.com.br/