Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO (DEC)
QUÍMICA GERAL I (CET789)
ESTEQUIOMETRIA - REAÇÕES DE OXIREDUÇÃO
Relatório da aula prática de Química Geral I, ministrada pela professora Indman Ruana Lima Queiroz, sendo entregue pelos discentes Gabriel Gomes Ribeiro, Lucas Neves Santos Neves e Riam Antonio Guilherme Silva.
ILHÉUS/BA
JUNHO/2024
Sumário
1.	INTRODUÇÃO	3
2.	MATERIAIS E PROCEDIMENTOS	3
2.1.	MATERIAIS	3
2.2.	PROCEDIMENTOS	4
3.	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	4
1. INTRODUÇÃO
A Química Analítica moderna baseia-se nas tendencias dos “Sinais Analíticos”, relacionados às transformações de propriedades dos materiais ao longo de uma Análise Química. Entre estes sinais, destacam-se as medidas de pontuais propriedades elétricas, como potencial, corrente, resistência elétrica, condutância elétrica, entre outros, correlacionados com as concentrações das espécies de interesse analítico. (USP, 2022)
As reações de oxidação-redução, ou equilíbrio “Redox”, envolve elétrons que são transferidos de um reagente a outro. A reação é dada quando um átomo, íon ou molécula se torna mais carregado positivamente (perda de elétrons), conclui-se que esta espécie foi oxidada. Quando um átomo, íon ou molécula se torna mais carregado negativamente (ganho de elétrons), conclui-se que a espécie foi reduzida. (UFJF, 2021)
Outro ponto, para a identificação das reações de oxidação-redução, é a contagem e controle dos elétrons recebidos ou retirados das respectivas espécies reduzidas e oxidadas. Para esta finalidade, o conceito de número de oxidação (Nox) foi concebido. A oxidação corresponde ao aumento do número de oxidação, e a redução corresponde à diminuição d número de oxidação. (UFJF, 2021)
A espécie que promove a oxidação em uma reação redox, é chamada de agente oxidante, ou seja, aceita elétrons da outra substância. A espécie química que promove a redução em uma reação de oxidação-redução, é chamada de agente redutor, ou seja, perde elétrons para a outra substância. (USP, 2023)
2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS
2.1. MATERIAIS
· Proveta de 25,0 mL;
· Béquer de 100 mL;
· Béquer de 50 mL;
· Frasco lavador com água destilada;
· Funil de vidro;
· Suporte universal;
· Estufa pré-aquecida à setenta graus (70º C);
· Fio de cobre rígido de aproximadamente de 35,0 cm;
· Papel de filtro;
· Palha de aço;
· Vidro de relógio -médio;
· Etanol 95%;
· Solução de nitrato de prata 0,1 mol/L;
2.2. PROCEDIMENTOS
Primeiramente, foi levado à medição de 25,0 mL de solução 0,1 mol/L de nitrato de prata em um béquer de 100 mL Logo após, foi utilizado uma palha de aço para a limpeza do fio de cobre (cerca de 35,0 cm), enrolando-o em torno de um béquer pequeno (béquer de 50 mL), formando uma pequena mola (bobina).
Em segundo plano, foi determinado a massa da bobina na balança analítica. Por conseguinte, a bobina limpa foi mergulhada na solução de nitrato de prata, agitando-a esporadicamente, deixando-a submersa por 15,0 min. Terminando o tempo de reação, foi agitada a bobina, lavada e retirada do meio reacional, e posta para secagem. Após, foi realizada a medição da massa da bobina pós reação.
Em terceiro plano, utilizou-se o papel de filtro, no qual foi dobrado e determinado sua respectiva massa, com o auxílio da balança analítica. Após a execução desta etapa, foi separado os cristais produzidos pela reação por meio de uma filtração simples, lavando a substância filtrada suas vezes com água destilada e depois com 20,0 mL de álcool etílico (95%).
Na última etapa do procedimento experimental, foi retirado o papel de filtro do funil e secado na estufa à 70º C por 20,0 min. Por conseguinte, foi determinada a respectiva massa do resíduo com a utilização da balança analítica.
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
USP; CARVALHO RAMO, Juliano. QUÍMICA ANALÍTICA II: Reações Redox. QUIMICA ANALÍTICA, [S. l.], p. 4-7, 10 maio 2022. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7419786/mod_resource/content/1/Aula%20complementar%20%28reações%20redox%29.pdf. Acesso em: 14 jun. 2024.
USP. Reações de Oxirredução. QUIMICA ANALÍTICA, [S. l.], p. 2-5, 25 maio 2023.
UFJF. Reações de Óxido-redução. QUIMICA ANALÍTICA, [S. l.], p. 1-2, 19 mar. 2021.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina