Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

TEMA: Tecnologias Aplicadas a Educação 
INTRODUÇÃO – Tema Problematização.
	Em nosso cotidiano e cada vez mais comum o uso de tecnologias, elas se transformam e se aprimoram com tamanha rapidez que a forma de agir de seus membros também se modificam, para que estes se adaptem a um contexto. Não podemos negar a economia de tempo quando fazemos uso do e-mail para o envio de documentos, mensagem ou mesmo o telefone celular para uma comunicação de urgência ou para distração com as redes sociais. São tantas as novidades que se torna difícil enumera-las. 
A escola, assim como outras instituições, tem passado por inúmeras transformações no decorrer da história da humanidade. Nesse sentido, é notório que a mobilização da escola é necessária para que conheçam a realidade e as limitações dos alunos, e busquem meios que permitam e facilitem a interação entre si a fim de promover o seu sucesso educacional. Por isso, deve-se pensar nas formas de “Como utilizar a tecnologia aplicada a educação”, e esta relação é de suma importância no processo educativo. Pois: 
A educação sempre foi e sempre será um processo composto de detalhes que se utiliza algum meio de comunicação como instrumento ou suporte visando alcançar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem e objetivando o melhor desempenho na ação do professor, na interação pessoal e direta com seu publico. “A educação é e sempre foi um processo complexo que utiliza a medida de algum tipo de meio de comunicação como complemento ou apoio a ação do professor em sua interação pessoal e direta com os estudantes.” (BELLONI, 1999. P.54).
Assim, é de fundamental relevância que nos dias de hoje, as escolas criem meios e estratégias para que seu uso seja consciente, para que não prejudique o desenvolvimento de suas principais habilidades como o saber fazer, dando-lhe informações prontas que podem ser “copiadas e coladas”. Os problemas não param por ai, pois as novas tecnologias usadas na educação requerem professores capacitados e que saibam como utiliza-las em beneficio do aprendizado do aluno, mas o que se percebe é uma reação negativa de muitos educadores que se prendem a métodos tradicionais de ensino por não saberem utilizar os instrumentos tecnológicos. Ex: computador, data show, impressora, caixa de som e etc.
O temático objeto desta pesquisa é importante porque produz em todo corpo docente o conhecimento sobre as tecnologias aplicadas a educação e a importância dos professores saber utiliza-las a seu favor, saindo do tradicional oferecendo ao aprendiz uma autonomia para escolher sua fonte de pesquisa em experiência diversificada de comunicação.
PERGUNTA DA PESQUISA: As escolas tem acesso a tais tecnologias? Quais são elas?
O corpo docente obtém formação necessária para o uso de tais tecnologias? Qual o posicionamento dos mesmos diante das inovações tecnológicas?
JUSTIFICATIVA:
	O interesse por este tema surgiu em uma das disciplinas em que foi abordado o seguinte tema: “Tecnologia Aplicada a Educação” E foi através das leituras de Zanella, 2007. Belloni, 1999. Paiva, 2008 que surgiu a ideia de abordar esse tema: “Tecnologia Aplicada a Educação”. Este projeto tem como objetivo propor algumas ferramentas que auxiliem na relação professor/aluno. O primeiro está intimamente inserido em um ambiente teórico, tendo muitas vezes, uma forma de comunicação limitada tecnologicamente, e o segundo, por sua vez, se encontra mergulhado em um sistema comunicativo- tecnológico que, muitas vezes, transcende o paradigma e a capacidade técnica do seu mestre. Esta questão se torna ainda mais perceptiva se a área de estudo destes sujeitos for a Comunicação Social, na qual os alunos por natureza buscam se aprofundar nas novidades tecnológicas, e os professores, em sua maioria, ainda preservam o estilo de seus docentes ou têm pouco conhecimento na área tecnológica casando assim muitos conflitos no processo ensino aprendizagem.
	O principal objetivo é ter conhecimento se as escolas obtêm essas tecnologias e se os professores tem formação para utilização das mesmas em sala de aula, e se os alunos tem tido avanço no aprendizado.
OBJETIVOS:
Geral: 
Entender a importância e a forma de como trabalhar as tecnologias em sala de aula no processo de ensino aprendizagem. Assim como, discutir meios de como a escola deve fazer para promover essa interação tecnológica. A problemática sobre como trabalhar o uso das tecnologias aplicadas a educação está sendo muito discutida na atualidade. Pois, ainda a uma grande resistência de professores que não se adequam as tecnologias por comodismo ou falta de formação, e alunos que fazem mal uso das mesmas.
Específico:
· A influencia da tecnologia na educação.
· A resistência do professor diante das novas tecnologias.
· Tecnologias assistivas
· Educação à distância (EAD) 
METODOLOGIA DA PESQUISA:
Este trabalho de pesquisa tem uma abordagem quantitativa e qualitativa que será realizado através de pesquisa bibliográfica e de campo.
 Assim, a abordagem quantitativa tem o sentido de identificar e descrever, por meio de números e resultados obtidos de uma pesquisa, relacionando assim, os dados adquiridos através de vários questionamentos referentes á um tema com a realidade educacional, para que se tenha um resultado concreto.
 Nesse sentido, a pesquisa qualitativa tem a importância de compreender, analisar e diminuir o distanciamento entre a visão teórica e os aspectos da realidade encontrada na escola, no que diz respeito a “Tecnologias Aplicadas a Edução” por educadores nas práticas educacionais.
A pesquisa bibliográfica foi realizada com base nas obras de autores como: Zanella, 2007. Belloni, 1999. Paiva, 2008, entre outros.
Os instrumentos de pesquisa serão questionários, contendo perguntas fechadas e abertas sobre o tema em estudo a fim que a partir de tais constatações, nos motivamos a estudar/investigar em certa realidade educacional a qualidade política desta mesma instituição. Os dados obtidos através da pesquisa de campo será para coletar os dados com coordenadores pedagógicos, professores.
REFERÊNCIAS:
Zanella (2007 pag: 26)
Belloni (1999 pag: 54)
Paiva (2008 pag:1) http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/aulas/aula_1/Lima_Jeane_Oliveira.pdf

Mais conteúdos dessa disciplina