Logo Passei Direto
Buscar

A administração pública não poderá classificar como sigilosas despesas com cartão corporativo de caráter pessoal, como alimentação, bebida, telefone, restaurante e hospedagem. E os órgãos de todos os

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa atividade? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
ATIVIDADE 1 – GPUB - FINANÇAS E ORÇAMENTO PÚBLICO - 53_2025
A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Finanças e Orçamento Público.​
Objetivo da Atividade: promover a compreensão e a aplicação prática dos Princípios da Administração Pública (LIMPE) no contexto da gestão financeira e orçamentária, incentivando a análise crítica sobre a importância da transparência nos gastos públicos. A atividade busca fazer com que você, estudante de Gestão Pública, desenvolva a capacidade de relacionar teoria e prática, reconhecendo como os princípios constitucionais orientam decisões éticas, eficientes e responsáveis na administração dos recursos públicos.​
Leia o texto a seguir:
 
CCJ aprova mais transparência para gastos com cartões corporativos
Fonte: Agência Senado
A administração pública não poderá classificar como sigilosas despesas com cartão corporativo de caráter pessoal, como alimentação, bebida, telefone, restaurante e hospedagem. E os órgãos de todos os Poderes deverão divulgar faturas de quaisquer cartões de pagamento e notas fiscais referentes a ressarcimento de agentes públicos. Projeto de lei (PL 2.695/2019) nesse sentido foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e será encaminhado para a Câmara dos Deputados caso não haja recurso para votação em Plenário.
 
Fonte: LOURENÇO, B. CCJ aprova mais transparência para gastos com cartões corporativos. Senadonotícias, 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2024/08/ccj-aprova-mais-transparencia-para-gastos-com-cartoes-corporativos. Acesso em: 1 jul. 2025.
 
Reflexões sobre os 5 Princípios da Administração Pública (LIMPE)
A Administração Pública no Brasil é regida por cinco princípios fundamentais, conhecidos pela sigla LIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Esses princípios orientam todas as ações do setor público e são essenciais para garantir a transparência, a responsabilidade e a eficácia da administração pública.
 
Fonte: LAMBERTI, J. R. de P.; GONÇALVES, H. J. Finanças e Orçamento Público. Maringá: Unicesumar, 2024.
 
ATIVIDADE:
Com base no texto e nos princípios da Administração Pública (LIMPE), responda:
 
1. Explique, com suas palavras, o que significa cada um dos cinco princípios da Administração Pública (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência).
2. Por que esses princípios são importantes para garantir uma boa gestão dos recursos públicos?
3. Pensando no princípio da Publicidade, como você acredita que a transparência nas informações pode ajudar nas decisões sobre finanças e orçamento na gestão pública?
​ATENÇÃO: para responder à Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta, primeiramente, em um arquivo WORD em seu computador, pois caso digite direto na caixa de texto no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta. Depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.​
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina