Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL
PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS EM SALA DE AULA (PE:PPSA)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PLANO DE AULA: APRESENTAÇÕES PESSOAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA
Geovana dos Santos Silva, RA: 2339013
São José dos Campos - Unidade II, Aquarius
2025
ROTEIRO PARA O PLANO DE AULA
a) Identificação Nível de Ensino/Turma: 6° ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Língua Estrangeira - Espanhol
Tema da aula: Apresentações Pessoais em Língua Espanhola
Tempo de duração da aula: 50 minutos
b) Conteúdos
Serão abordados os seguintes assuntos durante a aula:
· Vocabulário: saudações (hola, buenos días, adiós), despedidas (hasta luego, nos vemos), expressões de apresentação (me llamo, soy de, tengo... años).
· Estruturas gramaticais básicas: verbos “ser” e “tener” na 1ª pessoa do singular.
· Pronúncia e entonação.
c) Objetivos
· Introduzir os alunos ao vocabulário básico para apresentações pessoais em espanhol.
· Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
· Estimular a prática da pronúncia correta.
· Ensinar como se apresentar (nome, idade, nacionalidade).
· Identificar saudações e despedidas em espanhol.
· Construir frases simples para interações cotidianas.
d) Recursos
· Quadro branco ou slides projetados.
· Cartões com diálogos e vocabulário básico.
· Folha de atividade com espaços para preencher as informações pessoais.
e) Etapas da aula
· Introdução ao tema (10 minutos): a aula iniciará com uma introdução ao idioma seguida de perguntas e interações com os alunos acerca do que já sabem sobre a língua espanhola, sua importância e as culturas dos países hispânicos. Assim, também serão apresentadas semelhanças entre palavras do português e espanhol com o intuito de despertar o interesse e facilitar a compreensão oral inicial da língua.
· Desenvolvimento (25 minutos): Durante esta etapa será apresentado o conteúdo da aula com a utilização de slides ou quadro para apresentar o vocabulário-chave aos alunos, como as saudações e expressões de apresentação que serão usadas ao longo da aula. Após isso, em roda, os alunos repetirão as palavras e frases apresentadas, prestando atenção à pronúncia, cada aluno deverá repetir ao menos 2 vezes. Em seguida, será realizada uma interação guiada, onde, em duplas, os estudantes deverão fazer pequenas simulações de apresentação pessoal, por exemplo, “Hola, me llamo Ana. Tengo 11 años. Soy de Brasil. ¿Y tú?".
· Atividades para os estudantes (15 minutos): Nesta etapa, os alunos desenvolverão duas atividades, escrita e oral. Para o desenvolvimento da atividade escrita cada aluno elaborará um pequeno roteiro de apresentação, contendo seu nome, idade, nacionalidade, cidade e bairro em que vive. Já para o desenvolvimento da atividade oral, os alunos se apresentam à turma utilizando o roteiro criado por eles, dessa forma, todos os alunos devem se apresentar até o final do tempo estipulado para o desenrolar da atividade.
f) Procedimentos de Estudo
Como forma de fixar e revisar o conteúdo trabalhado em sala, o aluno deverá realizar um mapa mental com os principais elementos de uma apresentação pessoal em Língua Espanhola. Esse mapa deverá incluir: vocabulário de saudações e despedidas, expressões de apresentação (me llamo, soy de, tengo... años), além dos verbos "ser" e "tener" conjugados na 1ª pessoa do singular. O mapa pode ser feito manualmente em folha sulfite com uso de cores e desenhos para facilitar a memorização, ou em formato digital, utilizando ferramentas como o Canva, MindMeister ou Google Apresentações.
Além disso, como reforço oral, o estudante deverá gravar um pequeno vídeo de até 1 minuto, utilizando o roteiro pessoal desenvolvido em aula, no qual se apresente em espanhol, dizendo seu nome, idade, nacionalidade, cidade e bairro. O vídeo pode ser gravado com o celular e enviado para a plataforma utilizada pela escola (Google Classroom, e-mail ou outro canal indicado pelo professor). Essa atividade permite ao aluno praticar a pronúncia, entonação e estrutura das frases, além de fortalecer sua autonomia no uso da língua de forma prática e significativa.
g) Avaliação
· Formativa: Avaliação contínua através da observação da participação oral e do preenchimento correto das atividades escritas.
· Autoavaliação: Perguntar aos alunos como se sentiram ao se apresentar em espanhol, para que reflitam sobre o próprio desempenho e dificuldades.
h) Referências
ARAÚJO, Ruan Carlos Teles de. Univesidade Federal de Sergipe, Colégio de Aplicação. Plano de Ensino. Disponível em: .
Acesso em: 10 de abr. 2025.
BOUERI, Thais. Planejamento Anual das Aulas de Língua Espanhola. Colégio Ofélia Fonseca. Disponível em: . Acesso em: 10 de abr. 2025.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: . Acesso em: 10 de abr. 2025.
BRASIL, Ministério da Educação. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Disponível em: . Acesso em: 10 de abr. 2025.
IPARRAGUIRRE, et all. A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR A LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ. Disponível em: . Acesso em: 10 de abr. 2025.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina