Buscar

Teoria e aplicações do empuxo no cotidiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Empuxo
Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela.
Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida pela água a qual chamamos Empuxo, e a representamos por .
O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina.
A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
Princípio de Arquimedes
 
Foi o filósofo, matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego Arquimedes (287a.C. - 212a.C.) quem descobriu como calcular o empuxo.
Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.
é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo.
Assim:
onde:
=Empuxo (N)
=Densidade do fluido (kg/m³)
=Volume do fluido deslocado (m³)
g=Aceleração da gravidade (m/s²)
O empuxo no cotidiano
O empuxo está relacionado em uma gama muito grande de tecnologias , como os submarinos , os barcos , navios , plataformas de petroleo, aviões  etc  . Sem o empuxo seria impossível um navio navegar sobre a água devido ao seu peso , ou um avião voar, pois o empuxo é o que faz o avião ganhar altura e  estabilizar no ar .
No dia a dia o empuxo é essencial para o funcionamento de aviões e submarinos. Um submarino consegue subir e descer dentro do mar alterando a relação entre peso e empuxo. Dentro desse navio funcionam alguns tanques que se enchem e esvaziam com água, aumentando e reduzindo o peso para que ele possa mudar de profundidade no oceano.
Os balões com que as crianças gostam de brincar também dependem do empuxo. Os de gás hélio voam quando soltos porque o peso do balão é menor do que o empuxo do ar, o que não ocorre nos balões enchidos com o ar dos pulmões. “Os balões que o padre Adelir Antônio de Carli usava quando morreu, em 2008, subiram graças à força do empuxo do ar”comenta Cordeiro.
referencias
SILVA, Domiciano Correa Marques Da. "Empuxo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/empuxo.htm>. Acesso em 09 de marco de 2016.
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/EstaticaeHidrostatica/empuxo.php
http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/vida-na-universidade/vestibular/voce-sabe-o-que-e-empuxo-0uw7iqrulestoz4xj4hhi9dn2

Continue navegando