Buscar

RESUMO BIOMOL - Núcleo Interfásico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Núcleo Interfásico 
Definição: 
O núcleo é a principal característica que distingue uma célula eucarionte de uma procarionte. A maior parte da informação genética da célula está contida no DNA do núcleo, existindo apenas uma porção fora dele nas mitocôndrias e cloroplastos. Além disso, o núcleo controla o metabolismo celular pela transição do DNA nos diferentes tipos de RNAs. O ciclo da vida é dividido em duas fases principais: a mitose e a interfase. Na mitose ocorre a divisão das células, enquanto entre o período de duas divisões constitui a interfase. Assim, de acordo com a fase em que a célula se encontra, distinguem-se o núcleo interfásico e o núcleo mitótico. 
A Interfase é o momento em que a célula não está se dividindo, mas apresenta alto metabolismo. Apresenta 3 fases: 
→ G1 – síntese de proteínas para a replicação do DNA; 
→ S – síntese de DNA; 
→ G2 – preparação para a divisão celular (fase M), com a síntese de proteínas, aumento de volume e do tamanho das organelas.
O núcleo interfásico é composto pelo envelope nuclear, o nucleoplasma, a cromatina, a lâmina nuclear e os nucléolos. 
 
Componentes: 
• Envelope Nuclear ou Carioteca
Separa o núcleo do citoplasma, sendo responsável pela manutenção do núcleo como um compartimento distindo e permitindo que a célula controle o acesso ao seu material genético. É constituído por duas unidades de membrana concêntricas, uma interna e outra externa que apresentam um espaço intermembranar que se comunica como o RER, o que ajuda na exportação de proteínas. Há a presença de poros nucleares na membrana, que permitem a comunicação entre núcleo e citoplasma. Tais poros são específicos as membranas nucleares e constituem o complexo do poro.
→ Membrana nuclear externa (MNE) = Se comunica com filamentos intermediários. Atua na sustentação do núcleo. Presença de polirribossomos aderidos à sua superfície. A composição da membrana nuclear externa assemelha-se muito à membrana do RE, com a qual ela é contínua.
→ Membrana nuclear interna (MNI) = Se comunica com as laminas. Atua na sustentação do núcleo. A membrana nuclear interna contém proteínas que atuam como sítios de ligação para os cromossomos e para a lâmina nuclear. Apresenta componentes fundamentais à estruturação nuclear, principalmente os receptores para componentes da lâmina nuclear e, por ancorar componentes proteicos. 
• Lâmina Nuclear
Associada a superfície interna do envoltório nuclear está a lamina nuclear, uma rede fibrosa que se interrompe nos poros nucleares. A lâmina é constituída pelas proteínas laminas, que pertencem a classe de filamentos intermediários. Além de manter a forma e dar suporte estrutural ao envoltório nuclear, a lâmina nuclear também é responsável pela ligação das fibras cromatínicas ao envoltório. Apresentam função importante na mitose, visto que a fosforilação das proteínas lamina é sinal para a desmontagem da lamina nuclear, a qual perde sua configuração de rede, desmontando as membranas. Com a desfosforilação das laminas há o arranjo e a montagem da carioteca pela recomposição de sua estrutura reticular. 
• Nucleoplasma 
É constituído por uma solução aquosa de proteínas, RNAs, nucleosídeos, nucleotídeos e íons, onde estão mergulhados os nucléolos e a cromatina. Muitas das proteínas presentes no nucleoplasma são enzimas envolvidas coma transcrição e duplicação do DNA. A associação das técnicas de extração, fracionamento e microscopia eletrônica demonstrou a existência, no núcleo, de um endoesqueleto: a matriz celular (rede fibrilar interna).
- Moléculas que saem do núcleo: RNAm, RNAt, RNAr e subunidades ribossomais. 
- Moléculas que entram no núcleo: proteínas nucleares.
• Cromatina 
Consiste no complexo de DNA, RNAs, proteínas existente no núcleo. Na maior parte do tempo o DNA está compactado e associado a histonas, formando o nucleossomo. O empacotamento da cromatina diminui o tamanho do DNA e auxilia no controle da expressão gênica. O enovelamento também ajuda no controle da expressão gênica, pois determinado gene não será transcrito se a região no qual se encontra estiver em heterocromatina, logo não será expresso todo o tempo, sendo transcrito apenas quando a região que se encontra estiver em eucromatina.
As fases de compactação do DNA são as seguintes: 
 
• Nucléolos 
Os nucléolos são estruturas nucleares esféricas não envolvidas por membranas. O nucléolo corresponde à região em que estão sendo sintetizados os ribossomos, por isso apresenta-se mais denso que o resto da eucromatina. Suas principais funções são: 
→ O nucléolo é a organela celular cuja função principal é produzir ribossomos.
→ O nucléolo é também o local onde outros RNAs são produzidos e outros complexos RNAproteínas são reunidos.
→ RNAt que transportam aminoácidos para a síntese protéica são processadas no nucléolo.

Outros materiais