Buscar

Sinapse - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DATA: 18/09/2015
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA 
RESUMÃO: SINAPSE
Sinapse é a forma de comunicação entre dois neurônios, trocando informações. As sinapses podem ser classificadas em dois tipos: sinapse química e sinapse elétrica, a diferença entre as duas é que na sinapse elétrica a informação é passada de modo direto do citoplasma de uma célula para a outra por meio de junções comunicantes, já na sinapse química as informações são transmitidas por neurotransmissores.
Sinapse elétrica: A informação passada através da sinapse elétrica é, na maioria das vezes, bidirecional, isso significa que podem fluir em ambas as direções. Encontra-se sinapses elétricas em neurônios do sistema nervoso central e músculos cardíacos e lisos, principalmente.
Sinapse química: Constituem a maioria das sinapses no sistema nervoso. A sinapse química possui três componentes principais: O terminal pré-sináptico (no neurônio 	que irá transmitir a informação), os neurotransmissores (na fenda sináptica) e o terminal pós-sináptico (no neurônio que irá receber a informação). Os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica pelas vesículas sinápticas, que foram excitadas pela entrada de cálcio na célula. Alguns desses neurotransmissores excitam, outros inibem a célula. Os neurotransmissores, agora na fenda sináptica, se ligam ao neurônio pós sináptico, o qual possui várias proteínas receptoras. Esses neurotransmissores abrem canais de sódio, liberando a passagem do íon Na+ para dentro da célula, tornando o interior dessa positivo e a excitando.

Outros materiais