Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	Acadêmico :Luciana Alves da Silva Lopes
	R.A.: 25515805-5
	Curso: Estética e cosmetologia 
	Disciplina: Biologia e Bioquímica Humana – Módulo 53/2025
Instruções Institucionais para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA;
5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; 
6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referência conforme as normas da ABNT;
7. Critérios de avaliação: Utilização do template; atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador. Bons estudos!
Atenção: Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Yfa6eujovyM (copie e cole o link em seu navegador de internet).
O ser humano é considerado extremamente complexo do ponto de vista anatômico e fisiológico, sendo formado por sistemas, órgãos e diferentes tipos de tecidos biológicos. Apesar de toda a complexidade, quando considera o nível molecular e celular, os seres vivos apresentam um padrão básico de organização em sua constituição. Todos os seres vivos são formados por células.
KAMEI, M.C.S.L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. Adaptado.
Você, devido a sua profissão, foi contratado como conselheiro em um laboratório de biotecnologia focado no desenvolvimento de terapias para doenças metabólicas.
Recentemente, sua equipe recebeu amostras de um novo modelo celular (uma linhagem de hepatócitos - células do fígado) que, após exposição a certas toxinas, começou a apresentar disfunções.
ETAPA 1
Ao analisar essas células sob um microscópio eletrônico e realizar ensaios bioquímicos, vocês observaram os seguintes achados:
1. Acúmulo intracelular anormal: Um volume significativo de substâncias tóxicas lipossolúveis está se acumulando no citoplasma das células, sem que sejam devidamente processadas ou eliminadas.
2. Déficit de produção externa: A taxa de secreção de macromoléculas, sendo proteínas importantes para o sangue (como a albumina) para fora da célula está drasticamente reduzida.
3. Vesículas alteradas: Observa-se uma quantidade reduzida e uma morfologia alterada de vesículas que deveriam estar envolvidas no transporte e na digestão intracelular.
RESPOSTA:
A crise nos hepatócitos aponta para uma falha sistêmica do Sistema de Endomembranas, que é responsável pela limpeza e exportação de produtos celulares.
1. Acúmulo Intracelular Anormal de Toxinas Lipossolúveis
Este problema de "intoxicação" aponta primariamente para três sistemas:
· Retículo Endoplasmático Liso (REL): É o principal suspeito. Sua função normal é a desintoxicação, utilizando enzimas (Citocromo P450) para tornar as toxinas lipossolúveis em substâncias solúveis em água, facilitando sua eliminação. O acúmulo sugere falha nessa conversão.
· Lisossomos: Estas são as organelas de digestão e reciclagem. Contêm hidrolases ácidas que degradam lipídios complexos e resíduos. Sua disfunção contribui para a persistência das toxinas acumuladas.
· Peroxissomos: Têm a função de oxidar ácidos graxos de cadeia longa e neutralizar radicais livres. Uma falha aqui também agrava o acúmulo de certos tipos de lipídios tóxicos.
2. Déficit de Produção Externa (Redução na Secreção de Proteínas)
A falha em exportar proteínas essenciais como a albumina compromete a via de síntese e secreção:
· Retículo Endoplasmático Rugoso (RER): Sua função normal é a síntese e o dobramento inicial de proteínas que serão secretadas. Se o RER falha, as proteínas ficam mal dobradas, ativando um Estresse do RE que bloqueia a exportação.
· Complexo de Golgi: Atua como o centro de processamento, empacotamento e endereçamento. Recebe as proteínas do RER, modifica-as e as embala em vesículas secretoras. A baixa taxa de secreção indica uma falha crítica na capacidade do Golgi de finalizar e enviar esses "pacotes".
3. Vesículas Alteradas (Redução e Morfologia Modificada)
A alteração nas vesículas é uma manifestação direta da falha logística nas organelas anteriores:
· Vesículas de Transporte (RER e Golgi): As vesículas de transporte são formadas pelo brotamento do RER e do Golgi (com a ajuda de proteínas de revestimento como COPII e COPI). Sua redução ou má-formação confirma que a logística entre o RER e o Golgi está comprometida (validando o ponto 2).
· Lisossomos e Endossomos: A morfologia alterada dessas vesículas digestivas confirma que o processo de degradação e maturação (biogênese lisossomal) está comprometido, o que retroalimenta o problema do acúmulo de toxinas (ponto 1).
ETAPA 2
Sabendo que você estudou Bioquímica Humana na faculdade e seus conhecimentos sobre a estrutura e as funções das organelas celulares, sua equipe precisa de ajuda para responder as seguintes questões:
a) Identifique as organelas ou sistemas de organelas que você suspeitaria estarem diretamente envolvidos em cada um dos problemas observados (pontos 1, 2 e 3). Justifique sua escolha para cada item.
RESPOSTA:
1. Acúmulo Intracelular Anormal de Toxinas Lipossolúveis
Este problema de "intoxicação" e falha no processamento lipídico sugere:
· Retículo Endoplasmático Liso (REL):
· Justificativa: O REL é o principal local de desintoxicação celular, especialmente no fígado. Ele abriga o complexo enzimático Citocromo P450, que é responsável por transformar toxinas lipossolúveis (que se acumulam) em substâncias hidrossolúveis, permitindo sua excreção. A falha na eliminação sugere uma disfunção crítica no REL.
· Lisossomos:
· Justificativa: Os lisossomos são o "estômago" da célula, contendo hidrolases ácidas para digestão e reciclagem. Uma disfunção lisossomal impede a degradação e eliminação de resíduos celulares e lipídios complexos, agravando o acúmulo de material tóxico.
· Peroxissomos:
· Justificativa: Essenciais para a β-oxidação de ácidos graxos de cadeia muito longa e para a decomposição de subprodutos oxidativos. A falha nesse processo contribui para o acúmulo de lipídios potencialmente tóxicos.
2. Déficit de Produção Externa (Redução na Secreção de Proteínas)
A incapacidade de exportar proteínas como a albumina aponta para problemas na síntese e no empacotamento:
· Retículo Endoplasmático Rugoso (RER):
· Justificativa: O RER é onde proteínas secretadas são sintetizadas, dobradas e modificadas inicialmente. A redução na secreção implica que as proteínas podem estar mal dobradas, ativando o Estresse do RE (UPR), que reduz drasticamente a síntese e bloqueia a saída de proteínas para o Golgi.
· Complexo de Golgi:
· Justificativa: Atua como centro de processamento, classificação e empacotamento. Ele recebe proteínas do RER, finaliza as modificações e as concentra em vesículas secretoras. A baixa taxa de secreção indica que o Golgi está falhando em sua função de processar e enviar o produto final para fora da célula.
3. Vesículas Alteradas (Redução e Morfologia Modificada)
A alteração nas estruturas de transporte sugere uma falha logística ampla:
· Sistema de Endomembranas (Tráfego Vesicular):
· Justificativa: A observação de vesículas alteradas é uma consequência direta das falhas nas organelas anteriores. As vesículas são os "transportadores" que brotam do RER e do Golgi. Sua má-formação e redução indicam que a biogênese das vesículas de transporte (como as COPII e COPI) e a maturação das vesículas digestivas/lisossomais estão comprometidas, validando a disfunção de toda a rota de secreção e degradação.
b) Explique a função normal de cada uma dessasorganelas ou sistemas identificados na questão anterior.
RESPOSTA:
b) Função Normal das Organelas e Sistemas Envolvidos
Com base nas organelas identificadas na questão anterior, veja a função normal de cada uma delas, essenciais para a saúde e homeostase dos hepatócitos:
Organelas de Desintoxicação e Limpeza (Problema 1)
· Retículo Endoplasmático Liso (REL):
· Função: Principalmente a desintoxicação celular, catalisando reações que usam enzimas (como o Citocromo P450) para converter substâncias lipossolúveis (difíceis de eliminar) em compostos hidrossolúveis. Também é o local de síntese de lipídios, esteroides e atua como reservatório de cálcio (Ca2+).
· Lisossomos:
· Função: Atuam como o "sistema digestivo" da célula. Contêm hidrolases ácidas que degradam macromoléculas, organelas antigas (autofagia) e resíduos tóxicos, reciclando seus componentes.
· Peroxissomos:
· Função: Essenciais para a β-oxidação de ácidos graxos de cadeia muito longa (que a mitocôndria não processa) e para a neutralização de espécies reativas de oxigênio, usando enzimas como a catalase e oxidase.
Organelas de Síntese e Secreção (Problema 2)
· Retículo Endoplasmático Rugoso (RER):
· Função: É o local de síntese de todas as proteínas que serão secretadas (como a albumina), incorporadas à membrana ou enviadas para outras organelas do sistema endomembranoso. Garante o dobramento correto (com auxílio de chaperonas) e as modificações iniciais dessas proteínas.
· Complexo de Golgi:
· Função: Funciona como o centro de correio, processamento e empacotamento. Recebe proteínas e lipídios do RER, realiza modificações finais (como glicosilação) e os classifica e endereça em vesículas para secreção ou para outros destinos intracelulares.
Sistema de Transporte (Problema 3)
· Sistema de Endomembranas (Tráfego Vesicular):
· Função: É uma rede logística que garante o transporte eficiente e direcional de materiais (proteínas, lipídios) entre o RER, o Golgi, os Endossomos e os Lisossomos, usando vesículas de transporte que brotam e se fundem, mantendo a comunicação celular e a função secretora.
c) Essas organelas estão presentes em qual tipo celular, procarionte ou eucarionte? Justifique sua resposta.
RESPOSTA:
c) Tipo Celular
Essas organelas estão presentes apenas em células eucariontes.
Justificativa:
Todas as estruturas que identificamos como disfuncionais (Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso, Complexo de Golgi, Lisossomos e Peroxissomos) são classificadas como organelas membranosas.
· Células Eucariontes (como os hepatócitos que estamos estudando) são definidas pela presença de um núcleo delimitado por membrana e de organelas internas compartimentalizadas (as organelas membranosas). É essa compartimentalização que permite o complexo Sistema de Endomembranas, essencial para a secreção de proteínas em larga escala e a desintoxicação eficiente.
· Células Procariontes (bactérias e arqueias) são estruturalmente mais simples, não possuindo núcleo nem quaisquer organelas membranosas. Suas funções metabólicas ocorrem no citoplasma ou associadas à membrana plasmática.
Portanto, a disfunção observada é intrínseca à organização complexa e compartimentalizada de uma célula eucarionte.
Referências: 
KAMEI, M.C.S.L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina