Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Estudando: Auxiliar de Creche
Choro das Crianças: o que fazer?
Chorar é totalmente normal, até porque não é fácil para a criança se adaptar ao ambiente e à equipe da creche, se despedir da família, brigar com o coleguinha, entre mil e outros motivos. Dizem que a vida de uma criança é fácil, porém até 3 anos de idade existem diversos desafios diários e uma boa dose de estresse. E o pior é que muitas vezes, dependendo da idade, os pequenos não conseguem se comunicar, então chorar se torna a única opção.
Às vezes os choros são rápidos e baixinhos, já alguns se tornam choradeiras que podem assustar até a vizinhança, o que também é totalmente normal. Para o educador, principalmente os iniciantes, enfrentar momentos como esses não é uma tarefa tão fácil. É natural que a irritaçao, a frustração e a falta de paciência apareçam, mas é preciso manter a calma e aprender a lidar com os choros.
É necessário conhecer o desenvolvimento infantil e aprender a construir vínculos afetivos com as crinças. Esse trabalho é fundamental e começa assim que a criança chega na creche.
Nos primeiros dias da criança na creche, é normal que a educadora e toda a equipe ainda não consiga diferenciar os tipos de choro infantil. Porém, com o tempo a educadora irá conhecendo cada criança, suas características e manias.
Antes de tudo, é preciso entender que o objetivo dos bebês que estão chorando é comunicar que algo não vai bem. Então é importante tentar saber o que o choro expressa.
Se o motivo do choro for dor física, é preciso buscar orientações médicas o quanto antes. E o que também merece ação rápida e aconchego é a dor emocional. Dizem que se pegar no colo a criança pode ficar manhosa, mas colo e carinho são sempre bem-vindos e não estragam ninguém.
Quando acontecer uma crise de choro, o melhor é demonstrar que você entende o problema e dizer que logo vai passar. Peça que a criança respire fundo, lave o rosto e sente no seu colo. Transmita a mensagem de que você confia que ela vai relaxar e se acalmar. Aproveite e respire fundo também, passando uma sensação de calma e tranquilidade.
 
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina