Buscar

Acumulação Capitalista e Questão Social Exercício de Fixação Aula 03

Prévia do material em texto

Disciplina: ACUM. CAP. QUEST.SOC 
 
1. 
 
 "Sustentando-se na análise de Marx, e a partir da observação do comportamento do capitalismo contemporâneo, David Harvey discute, em O Novo Imperialismo, a necessidade de reavaliação histórica do conceito de acumulação primitiva de capital. Para o geógrafo inglês, não haveria nessa categoria de acumulação nada de antiquado; pelo contrário, estaria ela ainda cumprindo papel fundamental na reprodução do sistema capitalista (alguns daqueles mecanismos discutidos por Marx teriam sido inclusive aprimorados e desempenhariam hoje um papel ainda mais destacado). Percebendo a necessidade de reativação do debate, o autor sugere como chave analítica o conceito de acumulação por despossessão (HARVEY, 2009); trata-se, portanto, de uma proposta de atualização do termo clássico marxista para sua inserção na discussão do capitalismo avançado." (PENHAVEL, P. F. C.. Capitalismo avançado e acumulação primitiva.) Segundo Marx, a acumulação primitiva de capital foi: 
 
 
 Uma etapa anormal da acumulação capitalista. 
 Um momento particular do colonialismo espanhol. 
 Uma forma pré-histórica de acumulação de riqueza. 
 Uma consequência do aumento de produtividade obtido pelo fordismo. 
 Um processo histórico de dissociação do produtor e os meios de produção. 
 Gabarito Comentado 
2. 
 
 A descoberta de terras de ouro e prata na América, o extermínio, escravização e enterramento da população nativa nas minas, o início da conquista e pilhagem das Índias Orientais, a transformação da África numa caçada comercial de peles-negras, assinalam a aurora da era da produção capitalista. Estes fatos corresponde a qual etapa do Capitalismo ? 
 
 
 Acumulação primitiva do capital. 
 Expropriação da força de trabalho. 
 Exploração colonial. 
 Globalização da economia. 
 Extração de mais valia relativa. 
 Gabarito Comentado 
3. 
 
 Com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, ocorreu uma expansão gradual das atividades agrícolas, pois o homem acabou por produzir mais do que precisava para sobreviver. As atividades passaram a ser mais divididas. Qual fato importante se desenvolve a partir dessa divisão? Assinale a alternativa que mais adequada a seguinte questão: 
 
 
 O fim do Absolutismo e o surgimento do trabalho livre. 
 Tem início o processo de especialização do homem, ou seja, passam a surgir artesãos, na produção artesanal entre outros. 
 O surgimento da manufatura e a divisão da sociedade em classes sociais. 
 A extinção das corporações de ofício mediante o aparecimento do trabalho servil. 
 A emergência do capitalismo e, consequentemente, do trabalho assalariado. 
4. 
 
 A Inglaterra foi o país da Europa que, no século XVIII, a Revolução Industrial se desenvolveu primeiro. O fato da Inglaterra ser o primeiro país em que se inicia a Revolução Industrial não pode ser explicado com base apenas no avanço técnico e científico, mas numa combinação de fatores que ali ocorreram. Sobre estes fatores é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu: 
 
 
 um processo de urbanização e aceleração nos transportes e na comunicação. 
 a aplicação da força motriz à indústria. 
 a mecanização da indústria e da agricultura. 
 a eliminação das desigualdades sociais. 
 um maior controle capitalista do sistema econômico. 
5. 
 
 A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. O termo foi originalmente empregado por Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho. O texto refere-se CORRETAMENTE ao conceito de: 
 
 
 Magia. 
 Ideologia. 
 Alienação 
 Reificação. 
 Anomia. 
6. 
 
 Como afirma Marx (1967), é da estrutura da economia feudal que nasce a estrutura da sociedade capitalista. Podemos concluir, então, que a Revolução Industrial e, consequentemente, a constituição do modo de produção capitalista resultou, sobretudo, a partir de três elementos: 
 
 
 Progresso técnico, questão social e estratificação social. 
 Avanço social, tecnologia e revolução social. 
 Evolução social, avanço científico e questão social. 
 Questão social, proletarização e tecnologia. 
 Proletarização, acumulação de capital e progresso técnico. 
 Gabarito Comentado

Continue navegando