Buscar

1a Aula de Ciência Política & Teoria Geral do Estado

Prévia do material em texto

1a Aula de Ciência Política & TGE – Profo Fernando Alvarenga
Data: 21/02/13
Obs.: Para o princípio do ensino em Ciência Política e Teoria Geral do Estado, iremos nos referir a Estado como País, mais a frente do conteúdo mudaremos o signifcado.
Por ser uma disciplina que aborda outras disciplinas, tais como História, Sociologia, Filosofia, Antropologia, e Ciências Políticas, temos TGE como uma disciplina que agrega conhecimentos.
Conteúdo:
Ciência Política e/ou Teoria Geral do Estado
Toda teoria é geral, portanto seria uma redundância por parte chamar de Teoria Geral do Estado, o que estudamos resumimos a Teoria do Estado que surgiu em 1900 com George Jellinek, um dos filósofos juristas, cujo teorias serviram de base para estudo em IED.
O que é Ciência Política?
É a Ciência como estudo da Política que se origina do Latim POLIS, isto é, a “Cidade-Estado”, sendo um dos exemplos mais utilizados, a cidade de Atenas.
A definição de Cidade-Estado ou Estado tem um povo com estabelecida território denominado e um governo soberano, representando graficamente obtemos...
Em sua maioria, os livros de Ciência Política irão dizer que o Estado é uma fantasia, isto é, uma utopia, porém não se pode negar o fato de que ele existe.
Assim como a certidão de nascimento, que é o documento que registra o nosso nascimento, a Constituição Federal marca o nascimento do Direito Brasileiro.
O Estado Moderno
O conceito de Estado Moderno aparece após a “Paz de Vestefália”, em 1648, que estabelecia limites territoriais às 2 famílias em guerra: A guerra dos 30 anos.
Pensando em Direito Internacional...
A “Paz de Vestefália” é um tratado, isto é, um contrato, qual seja, acordo de vontades entre sujeitos de Direito, que neste caso específico, são os Estados.
Qual a definição de Estado?
O Estado é um conjunto de elementos Humanos, Físicos e Políticos, sendo classificados da seguinte maneira...
Elementos Humanos (Povo, População, Nação, Raça).
Elementos Físicos (Território, Solo, Subsolo, Espaço Aéreo, Mar Territorial, Fundo Marinho...).
Elementos Políticos (Governo, Soberania (Interna & Externa) e o Poder Político)).
Seguindo com a definição
Povo > É o grupo humano que tem o vínculo social, jurídico e político com o Estado, tendo influência na formação política deste, podendo votar e ser votado.
População > É um conceito demográfico, correspondendo ao número de pessoas que estão dentro de um território em um determinado momento, não importando se são nacionais ou estrangeiros. Assim, temos como exemplo a contagem realizada pelo IBGE.
Nação > Envolve sentimento, é a história do ser humano com aquele País. Para Rui Barbosa não havia possibilidade de um Estado crescer sem o sentimento de patriotismo. Esse sentimento está na cultura, na história e na psicologia social de um povo: “É o berço do seu nascimento, a Terra dos seus antecepassados e o Sol que aquece seus dias”
Raça > São medidas Bioantropométricas, isto é, o biológico, humano e as medidas que definem ou explicam o aspecto físico de um humano relacionado ao ambiente em que vive. Daí não cabe falar em “Raça Rubro Negra” mas “Nação Rubro Negra”, isto é, não falamos em Raça Francesa, e sim Nação Francesa.
Obs.: Sob ocupação de cargos no Brasil, vemos o Art. 12/CF 88, que fala dos cargos administrativos do Estado Brasileiro.
Obs².: Foram citados os termos Jus Solis e Jus Sanguinis que são formas de governo onde vemos a questão da obtenção da Nacionalidade por parte de diversos países.

Continue navegando