Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE 8 E 9 ANO JARDEL

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

NOME:______________________________________SÉRIE:_________ DATA:_____________
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
O PAPEL DA MULHER NO ESPORTE AO LONGO DO TEMPO
Desde a antiguidade as mulheres foram proibidas de participarem dos jogos Olímpicos, tanto como atletas como espectadoras. Isso se deu pela visão machista que existe quando se analisa esta situação, pois a mulher, considerada um ser inferior, não teria a capacidade de desenvolver habilidades para participar dos jogos, além de que iria adquirir características masculinas, caso se submetesse a elas. Porém, este é um conceito que variou de cultura para cultura e de época para época.
Foi a partir da Revolução Francesa, com o desenvolvimento econômico, que as mulheres passaram a desempenhar mais papeis na vida cotidiana, assim, possuindo mais responsabilidades do que apenas os a fazeres domésticos. Contudo, a vida da mulher estava determinada pelas formas sociais.
Na década de 1870, foi o início pela luta do voto feminino, assim como a expansão das oportunidades para a mulher no mundo acadêmico. Estes fatos possibilitaram que as mulheres ganhassem uma maior liberdade na sociedade. O esporte possibilitou aos jovens (homens e mulheres) encontrarem-se fora dos limites da casa, pois algumas mulheres tornaram-se sócias de clubes de turismo e alpinismo. O tênis, inventado em 1873, rapidamente tornou-se o jogo preferido dos subúrbios da classe média, em grande parte por ser bissexual e, por promover o encontro de filhos e filhas desse universo social. Nessa época, a invenção da bicicleta emancipou mais a mulher do que o homem, assim como a prática crescente dos esportes de inverno entre as mulheres.
Parte desse interesse pelo esporte se dá pela busca de igualdade de oportunidades, que é resultado das limitações impostas tradicionalmente aos papéis femininos.
Em 1896, nos Jogos Olímpicos realizados em Atenas, seguindo a tradição cultural dos jogos, somente os homens competiram. A participação feminina foi admitida formalmente em 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris, em que 19 mulheres competiram em dois esportes — o golfe e o tênis.
No final do século XIX e início do século XX, mulheres que praticavam esportes considerados categoricamente inaceitáveis — como o rugby, o boxe e o hockey –, isto é, esportes que ainda eram tidos como inapropriados para mulheres, por causa da ideia de masculinização .
O movimento esportivo feminino ganhou força Alice Melliat, francesa, que começou a frequentar os estádios, convencida de que o esporte auxiliava no desenvolvimento da personalidade. Tornou-se a primeira mulher a obter o diploma de remadores de longa distância. Em 1917, fundou a Federação de Sociedades Femininas da França (FFSF). Ela organizou a Olimpíada Feminina, com a participação de cinco países: Inglaterra, Suíça, Itália, Noruega e França. Em 1922, aproximadamente 300 mulheres, de sete países, participaram da segunda Olimpíada Feminina. Alice, decidiu realizar, os Jogos Mundiais Femininos. A FSFI se dissolveu em 1938, pois as provas femininas foram pouco a pouco incluídas nos Jogos Olímpicos. Com o início do movimento feminista e o questionamento dos papéis sociais, mesmo as mulheres que rejeitavam o feminismo passaram a participar de atividades esportivas. O que refutou a ideia de que as mulheres são o sexo frágil ou que lhes falta espírito competitivo e coletivo.
Nos Jogos Olímpicos, em 1900, eram 19 mulheres participantes (1,6% do total dos participantes); em 1984, 1.567 mulheres (23% do total dos participantes) e 4.069 (38,2% do total dos participantes) nos Jogos Olímpicos de Sydney.
Nos anos 90, a mulher no esporte foi um tema que teve uma atenção crescente por causa da “I Conferência Mundial sobre a Mulher e o Esporte”, que aconteceu na Inglaterra. Na conferência foi-se o desenvolvido uma Estratégia Internacional para o Esporte Feminino e a formação de um Grupo de Trabalho Internacional sobre a Mulher e o Esporte.
As mulheres já passaram por décadas de lutas para conquistarem o seu espaço, tanto na sociedade quanto no esporte. Por mais que tenham conseguido vários feitos, ainda existem muitos tabus acerca do assunto.
Como exemplo da exclusão das mulheres no esporte, cabe citar um acontecimento atual, onde pela primeira vez no Brasil, a maior emissora de televisão, a Rede Globo, irá transmitir os jogos da Copa do Mundo Feminina. Vale citar que, além da transmissão, a seleção feminina também ganhou um uniforme exclusivo e um álbum de figurinhas. Este acontecimento mostra o quanto a sociedade possui valores machistas, e o quanto isso prejudica o futuro de mulheres brilhantes, que pela primeira vez, terão o seu devido reconhecimento.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1. Quando as mulheres foram formalmente admitidas para competir nos Jogos Olímpicos?
 - A) 1896
 - B) 1900
 - C) 1922
 - D) 1984
2. Quem foi Alice Milliat e qual foi sua contribuição para o esporte feminino?
 - A) Inventora do tênis, promovendo o esporte entre mulheres.
 - B) A primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro olímpica.
 - C) Fundadora da Federação de Sociedades Femininas da França e organizadora da Olimpíada Feminina.
 - D) A primeira mulher a competir nos Jogos Olímpicos.
3. Qual foi o impacto da invenção da bicicleta na emancipação das mulheres, segundo o texto?
 - A) Permitiu que as mulheres competissem nos Jogos Olímpicos.
 - B) Emancipou mais a mulher do que o homem, oferecendo-lhes maior liberdade de movimento.
 - C) Foi insignificante para o movimento feminista.
 - D) Promoveu o esporte feminino apenas em países europeus.
4. Em qual ano e em qual evento a "I Conferência Mundial sobre a Mulher e o Esporte" ocorreu?
 - A) 1984, Jogos Olímpicos de Los Angeles.
 - B) 1990, na Inglaterra.
 - C) 1922, durante a Olimpíada Feminina organizada por Alice Milliat.
 - D) 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna.
5. Qual foi uma das conquistas recentes mencionadas no texto para o esporte feminino no Brasil?
 - A) A fundação da Federação de Sociedades Femininas da França.
 - B) A primeira transmissão dos jogos da Copa do Mundo Feminina pela Rede Globo.
 - C) A inclusão de esportes femininos nos Jogos Olímpicos de 1900.
 - D) A criação de um uniforme exclusivo para a seleção masculina de futebol.
6. Quem organizou a Olimpíada Feminina, segundo o texto?
 A) A Federação Internacional de Futebol (FIFA)
 B) A Federação de Sociedades Femininas da França (FFSF)
 C) O Comitê Olímpico Internacional (COI)
 D) A Federação Internacional de Tênis (ITF)
7. Quantas mulheres participaram dos Jogos Olímpicos em 1900?
 A) 5
 B) 19
 C) 100
 D) 300

Mais conteúdos dessa disciplina