Buscar

Estudo Dirigido 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Estudo Dirigido – Citologia 2015-1
Aluno: Fran Erlley Sousa Oliveira
Turma: Medicina Veterinária
Quais são as formas de sinalização celular (endócrina, parácrina, neuronal e dependente de contato).
R: Endócrina: A célula manda a molécula-sinal (hormônio) para o sangue que a envia para as células alvo específicas; Parácrina: Uma célula sinalizadora manda os sinais para o meio extracelular, nele a molécula se difunde sozinha para as células-alvo vizinhas; Neuronal: Um neurônio envia sinais químicos específicos para outro através da sinapse, sendo mais rápida e específica que as outras formas de sinalização; Dependente de contato: Como o próprio nome diz, as células vizinhas entram em contato uma com a outra para que possam enviar e receber suas moléculas.
Dê um exemplo de cada tipo de sinalização celular respondida na pergunta anterior
R: Endócrina: A insulina produzida pelo pâncreas é enviada ao sangue para ser distribuída pelas células do corpo para captar as moléculas de glicose; Parácrina: As células que controlam a inflamação ou a cicatrização de tecidos; Neuronal: Os neurônios; Dependente de contato: Durante o desenvolvimento embrionário para a formação de tecidos.
Quais são as funções da sinalização celular?
R: Permitir que as células de um organismo vivo entrem em comunicação umas com as outras através de sinais químicos para que elas possam ser reguladas e controladas para garantir o seu bom funcionamento. 
Explique a seguinte frase: as moléculas sinalizadoras podem se ligar a mais de um receptor específico. Cada receptor só pode se ligar a um sinalizador específico
R: Células diferentes tem formas diferentes de reagir a um mesmo tipo de sinal, por isso elas possuem receptores proteicos diferentes para produzir diferentes respostas para uma mesma molécula, porém um receptor só pode se acoplar a uma molécula em específico devido a sua alta especificidade.
Explique como uma molécula sinalizadora pode ter ação ativadora em um tecido e inibidora em outro.
R: Porque células diferentes tem receptores proteicos diferentes que produzem modos diferentes de reagir a um mesmo sinal extracelular. Quando uma molécula-sinal se acopla a receptores proteicos diferentes produz diferentes sinais intracelulares que podem ativar uma ação para umas células ou inibir em outras.
Como ocorrem os processos de transdução de sinal?
R:Quando a molécula sinal se associa à proteína receptora da célula-alvo, ela gera em resposta ao sinal externo um sinal intracelular, tal sinal irá ativar proteínas efetoras que vão desencadear uma função ou uma alteração correspondente na célula como mudar sua conformação ou se diferenciar, tais reações provocam cadeias de reações ou cascatas de sinalização até a molécula sinal atingir o objetivo final.
Compare os modos de ação das moléculas sinalizadoras hidrofílicas com as moléculas de sinalização hidrofóbicas.
R: As moléculas hidrofílicas apenas se associam a receptores localizados na membrana plasmática ativando enzimas intracelulares, já as moléculas hidrofóbicas como os hormônios esteroides atravessam a membrana plasmática e se ligam a receptores proteicos localizados no citosol ou no núcleo ou seja, enquanto que as moléculas hidrofílicas atuam indiretamente, as moléculas hidrofóbicas atuam na célula de modo direto.
Explique a importância da proteína G.
R: A proteína G é capaz de além ativar sinais intracelulares, ela regula canais iônicos e ativam enzimas ligada à membrana, promovendo assim várias reações necessárias ao metabolismo.
Dê exemplos de ligantes podem se associar aos receptores da proteína G?
R: Hormônios, neurotransmissores e mediadores locais entre outros.
Quais são os mecanismos de ação dos receptores associados à proteína G?
R: Uma proteína G é formada por 3 subunidades: alfa, beta e gama; quando a proteína G é ativada ela deve estar acoplada a uma molécula GTP, através do acoplamento de seu receptor com a molécula alvo, que dissocia a proteína em subunidade alfa com o GTP e as subunidades beta e gama, essa dissociação da proteína G é o que provoca além da transmissão de sinais intracelulares, ativação de uma enzima acoplada a membrana ou a abertura de um canal iônico, no final do processo o GTP é hidrolisado em GDP e as suas subunidades se unem novamente.
O que são mensageiros secundários? Dê exemplos de modos de ação.
R: São os sinais produzidos por sinais extracelulares após o acoplamento da molécula sinal com o da proteína receptora. Quando uma molécula responsável pela diferenciação ou divisão celular se acopla ao receptor proteico de uma célula, produz sinais intracelulares que definirão como a célula será diferenciada ou dividida.

Outros materiais