Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Trabalho de PI 2 – PROFESSORA DOROTEIA SOARES DOS SANTOS
Grupo 47: LEANDRO DOS SANTOS MACEDO
 MIRIÃ MACÊDO VASCONCELLOS
 THAMIRYS DE OLIVEIRA LOPES DE SOUZA
O Papel da Agenda 2030 da ONU na Construção de um Futuro Sustentável, Consumo e produção responsável.
Introdução
 Atualmente, somos cercados de inconsistências e a agenda 2030 surge, como uma esperança para um mundo mais sustentável onde as gerações futuras possa usufruir com igualdade de oportunidades. Desta forma a agenda 2030 nos montra um caminho a seguir com possibilidades de construirmos um futuro melhor, foi estabelecida em 2015 pela ONU (Organização das Nações Unidas), representando compromisso global para lidar com os desafios atuais, escassez de recursos naturais, aquecimento global entre outros problemas causados pela ação do homem.
 Composta por adjetivos de desenvolvimento sustentável, ela aborda questões cruciais para diminuir a pobreza e proteger o meio ambiente, é um chamado uma inspiração para que todos os países e pessoas de todo o mundo possa fazer a diferença de um mundo melhor o Embaixador Sérgio França Danese, representante permanente do Brasil junto à ONU, reiterou: “preciso colocar a Agenda 2030 de volta nos trilhos e acelerar a implementação da agenda” (SÉRGIO DANESE, 2023). Assim como em anos anteriores o aquecimento global era apenas uma estimativa e hoje é uma dura realidade, se tivesse tido um melhor empenho de consciência em práticas que de fato poderiam ter freado ou amenizado os danos hoje talvez não tivéssemos tantas ondas de calor, um verdadeiro desequilíbrio de temperaturas.
É uma fatalidade de que, onde o homem estiver haverá danos ambientais, no entanto, será que isso não pode ser amenizado? ou até mesmo porque não reduzir em 10% ou 15 % por exemplo os danos no meio ambiente? somos racionais munidos de sabedoria e consciência e tudo está nas nossas mãos. Para embasar essa reflexão, este trabalho baseia-se em uma metodologia de pesquisa bibliográfica e exploratória, utilizando referências confiáveis e atualizadas.
 Desenvolvimento
· Agenda 2030
Segundo Vieira e Regina (2023), a agenda 2030 da ONU, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas universais, foi elaborada após ampla consulta global. Esses, por sua vez, têm por finalidade abordar desafios significativos e têm um foco particular nas pessoas mais vulneráveis, buscando alcançar mudanças ambiciosas e transformadoras em nível global.
Desta forma, a agenda 2030 revigora a paz universal com mais liberdade, a pobreza extrema é um grande desafio, sendo um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
· Consumo Sustentável
De acordo com Cortez e Ortigoza (2007), há uma variedade de problemas ambientais e sociais no mundo, cada um com diferentes níveis de gravidade, que representam ameaças ao futuro da humanidade. Não há um consenso claro sobre a ordem exata desses problemas em termos de intensidade, mas incluem questões como esgotamento dos recursos naturais e acumulação de resíduos. Estes são desafios importantes que precisa Como você tem praticado o consumo sustentável?
Assim, tudo começa com mudanças no comportamento, a fim de criar consciência sobre a forma como consumimos. Essa ideia cresce à medida em que mais pessoas percebem o impacto de cada bem produzido, desde a exploração dos recursos naturais até o fim de sua vida útil e descarte. Todo esse processo tem efeitos sobre o meio ambiente que não precisam ser negativos – muito pelo contrário. ser abordados para garantir um futuro sustentável. A partir de atitudes simples, podemos transformar o cenário atual, reduzindo a geração de resíduos, a poluição, o desmatamento e desacelerando fenômenos preocupantes para agora e para o futuro, a exemplo do aquecimento global.
· Produção responsável
Quando pensamos em produção responsável, estamos considerando o impacto ambiental e social de cada produto que consumimos. É uma reflexão sobre a demanda de produção, desde a seleção de matérias-primas até o descarte final. Esse processo exige uma mudança de mentalidade tanto dos consumidores quanto das empresas, priorizando práticas sustentáveis em toda a linha de produção. É uma questão não apenas de moral e ética, mas de bom senso para com o próximo e não deixar um “futuro de sobras” para as próximas gerações.
· Tecnologia e inovação para a sustentabilidade
A tecnologia e a inovação oferecem oportunidades e caminhos emocionantes para se elaborar um projeto, onde abordar os desafios ambientais fica cada vez mais possível e seu verdadeiro potencial só terá realização com uma mentalidade sustentável. Isso significa não apenas desenvolver novas tecnologias, mas também incentivar ações que realmente funcionam e que por consequência irá nos fazer mudar nossos modos de vida, interação com o meio ambiente e sua preservação. É crucial garantir que as soluções tecnológicas sejam verídicas e satisfatórias para todos.
· Educação e Conscientização
 
É necessário um maior alcance sobre conscientização na prática porque é um assunto muito comentado e nem tanto praticado, porque o assunto educação e conscientização não é novidade a grande maioria de pessoas esclarecidas já conhece ou já ouviu falar, está em todos os lugares, nas redes sociais, nas televisões, nos jornais nas revistas e até mesmo nos projetos cultura das grandes empresas, então o que podemos observar, é que o que vemos não está sendo praticado como deveria. A pergunta em questão e como fazer com que as pessoas pratiquem, assim como nos bons modos como por exemplo: bom dia, boa tarde, e boa noite é preciso que seja um hábito natural e para que consigamos é necessária uma educação começando nas escolas e na família, utilizando métodos inovadores de alcance eficiente desde muito cedo, para que se torne constante e natural do ser humano. 
“Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida.” (Brasil, Ministério do Meio Ambiente)
Conclusão
Com tudo chegamos à conclusão, que o caminho para um futuro promissor é desenvolver a nossa capacidade de suprir as nossas carências de maneira que as gerações futuras não sejam comprometidas e possam também usufruir para as suas necessidades, buscar um equilíbrio de maneira que, a nossa qualidade de vida não seja impactada por danos causados ao meio ambiente por nós mesmos, um verdadeiro efeito cascata 
Sim claro muito de nos muito provavelmente não estaremos aqui no próximo século e a solução para que a nossa geração de filhos, netos, e bisneto comtemplem de uma boa qualidade de vida com riquezas naturais preservadas está em fazer a nossa parte de educação e preservação para que não seja apenas planos é ideias futuras, mas que as ideias assim como a da agenda 2030 sejam executadas hoje, agora não podemos mais adiar e capacidade de ter consciência de preservação precisa estar entranhada nos seres humanos, de tal forma que a sua capacidade de produzir seja sempre pautada em maneiras de preservação em primeiro plano, ates das sua necessidade pessoais 
 
 
 
 
Referências
BLOG ESFERA, Tecnologia e inovação para a sustentabilidade. Disponível em: https://blog.esferaenergia.com.br/sustentabilidade/tecnologia-sustentavel. Acesso em: 15 abr. 2024
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. O que é a Agenda 2030? Disponível em: https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/agenda-2030/o-que-e-a-agenda-2030/#:~:text=A%20Agenda%20global%202030%20%C3%A9,da%20Assembleia%20Geral%20da%20ONU. Acesso em: 01 abr. 2024
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. A carta da terra. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/o- ministerio/quem-e-quem/item/8071-carta-da-terra.html acesso em 15/04/2025. Acesso em: 15 abr. 2024.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Retomada de presença do brasil na agenda 2030 mostra compromisso do atual governo brasileiro, mas falta de menção sobre a priorização à educação em eventona ONU sinaliza alerta. Disponível em https://campanha.org.br/noticias/2023/07/18/retomada-de-presenca-do-brasil-na-agenda-2030-mostra-compromisso-do-atual-governo-brasileiro-mas-falta-de-mencao-sobre-a-priorizacao-a-educacao-em-evento-na-onu-sinaliza-alerta/ Acesso em: 01 abr. 2024
CORTEZ, A. T. C.; ORTIGOZA, S. A. G. (org). Consumo Sustentável: Conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Consumo_sustent%C3%A1vel/PpNysRFKn4QC?hl=pt-PT&gbpv=1&dq=Consumo+Sustent%C3%A1vel&printsec=frontcover. Acesso em: 09 abr. 2024.
 NAÇÕES UNIDAS - NU. Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 01 abr. 2024
ONG AKATU. Produção e Consumo Sustentável. Disponível em: https://akatu.org.br/producao-e-consumo-responsavel/. Acesso em: 15 abr.2024
VIEIRA, T. R; REGINA, J. M. ONU Agenda 2030 e a liberdade religiosa. Livro digital. Ucrânia: Editora Concordia, 2023. 120 páginas. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/ONU_agenda_2030_e_a_liberdade_religiosa/O-GzEAAAQBAJ?hl=pt-PT&gbpv=1. Acesso em: 09 abr. 2024

Mais conteúdos dessa disciplina