Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: ANESTESIOLOGIA E TERAPEUTICA MEDICAMENTOSA - 2025/2
EXERCICICO DE REVISÃO
1. Os vasoconstritores são importantes componentes das soluções anestésicas e têm como efeitos principais:
I Absorção lenta do sal anestésico.
II Aumento da duração do efeito anestésico.
III Aumento do efeito anestésico.
Sobre as afirmativas acima:
(A) apenas I está correta.
(B) apenas II está correta.
(C) apenas I e II estão corretas.
(D) apenas II e III estão corretas.
(E) todas estão corretas 
2. Para obter anestesia eficiente, com profundidade e duração adequadas, aliadas à segurança, o cirurgião dentista deve possuir ótimo conhecimento sobre a farmacologia e a toxicologia dos anestésicos locais. Relacione os tipos anestésicos às respectivas características.
1. Lidocaína.
2. Mepivacaína.
3. Prilocaína.
4. Bupivacaína.
( )Seu principal metabólito, a ortotoluidina, pode induzir a formação de metemoglobina e causar metemoglobinemia no caso de superdosagem.
( )Produz discreta ação vasodilatadora. Quando utilizada sem vasoconstritor, numa concentração de 3%, promove anestesia pulpar mais duradora.
( ) Anestésico local de longa duração. Produz anestesia pulpar por até 3 horas e em tecidos moles por até 12 horas. É utilizada na concentração de 0,5%.
( ) Há mais de 50 anos é o anestésico local mais empregado. É padrão de comparação para todos anestésicos locais. O seu tempo de latência é em torno de 2 a 3 minutos.
A sequência está correta em
(A) 3, 2, 4, 1
(B) 4, 3, 2, 1
(C) 1, 2, 3, 4
(D) 2, 3, 1, 4
(E) 3, 1, 4, 2
3. Uma solução anestésica local possui várias substâncias associadas. A substância que impede a biodegradação do vasoconstritor pelo oxigênio é:
A) hipossulfito de sódio
B) cloreto de sódio
C) metilparabeno
D) bissulfito de sódio
E) água destilada
4. A adrenalina (epinefrina) é eficaz para prevenir ou minimizar a perda de sangue durante os procedimentos cirúrgicos. Durante a medidas hemostáticas para contenção de um sangramento excessivo no pós-operatório, o CD Lucas observou que ocorreu um novo sangramento após a infiltração de solução anestésica com adrenalina na ferida operatória. Qual a justificativa que o CD Marcos apresentará para o paciente em relação ao novo sangramento? 
5. Um paciente procurou o atendimento de urgência odontológica com queixa de dor e inchaço na face a esquerda e região palatina. Durante o exame clínico a aluna Marina observou a presença de um abscesso de origem odontogênica em região vestibular do primeiro molar superior esquerdo. Para realizar a exodontia do referido dente qual a técnica anestésica mais adequada? Descreva a técnica anestésica indicada para o referido caso.
6. Para que se realize a exodontia do elemento 15 em um paciente adulto de maneira totalmente indolor é necessário que se realize a anestesia dos seguintes nervos: 
(A) Bloqueio dos nervos alveolar superior médio e palatino maior; 
(B) Bloqueio de campo do alveolar póstero superior e palatino maior; 
(C) Infiltrativa do infraorbitário e nasopalatino; 
(D) Bloqueio dos nervos alveolar póstero superior e nasopalatino; 
(E) Bloqueio de campo alveolar superior médio e infiltração do nasopalatino
7. Os anestésicos locais apresentam certas características que impedem ter um bom desempenho clínico, necessitando que sejam associados a vasoconstritores, para melhorar seus desempenhos farmacocinéticos. É importante que um vasoconstritor seja associado a uma solução anestésica, pois: 
A) Reduz o risco de reação por superdosagem. 
B) A absorção do anestésico local pela corrente sanguínea torna-se mais rápida. 
C) Ocorre um aumento do fluxo sanguíneo para o local da injeção. 
D) Diminui a duração da ação anestésica. 
E) Aumenta o pH tecidual local.
8. Paciente TLT, gênero feminino, 24 anos, necessita fazer um procedimento odontológico (restauração MOD com resina, em um dente posterior) que envolve a aplicação de um anestésico local. Na ficha de anamnese existe uma observação em relação a diminuição do metabolismo hepático, em virtude de uma lesão crônica no fígado, devido a um histórico de hepatite A na infância. Que anestésico é a melhor opção frente a este quadro clinico mencionado?
A) A lidocaína, pois seu metabolismo é quase que totalmente no plasma sanguíneo, devido a presença do grupamento amina em conformação química. 
B) A bupivacaina, em virtude de ser um anestésico com um grupamento amida, favorecendo seu metabolismo no plasma sanguíneo. 
C) A prilocaina, devido seu vasoconstritor ser a felipressina, sendo excelente para pacientes com necessidades especiais. 
D) A mepivacaina, por ser o anestésico com menor atividade vasodilatadora, não necessitando de vasoconstrictor, o qual é hepatotóxico. 
E) A Articaína, devido a presença de um grupamento éster em sua composição, favorecendo o metabolismo no plasma sanguíneo.
9. Anestésico local corresponde ao bloqueio reversível da condução nervosa determinando perda das sensações sem alteração do nível da consciência. Os anestésicos podem ser divididos em dois grandes grupos: grupo Ésteres e grupo Amidas. Utilize a letra correspondente para identificar o tipo de anestésico com cada grupo. 
(E) Grupo Ésteres. 
(A) Grupo Amidas. 
( ) Procaína. 
( ) Lidocaína. 
( ) Benzocaina
( ) Mepivacaína. 
( ) Prilocaína. 
Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta. 
A) E – A – A – E- A. 
B) E – A – E – A- A 
C) A – E – E – A- E. 
D) E – E – E – A- E.
E) E - A – A – A- A

Mais conteúdos dessa disciplina