Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Planejamento Estratégico - AVA 1 UVA
RESOLUÇÃO AVA 1
Planejamento estratégico como contribuição para o enfrentamento das constantes mudanças no mercado e alcance dos objetivos atende ao projeto orientado a longo prazo e ao planejamento potencial de uma empresa com o objetivo de coordenar as atividades comerciais com o ambiente da empresa e com os fatores externos a fim de garantir um desenvolvimento duradouro e bem-sucedido. “O planejamento não está voltado para decisões futuras, mas sim às consequências futuras de decisões presentes” (Drucker 1984).Dessa forma, entende-se que as empresas que apresentam um bom desempenho, aumentando sua credibilidade e passando uma imagem de bom gerenciamento e planejamento estratégico, nem sempre, apresentarão resultados cem por cento satisfatórios, bem como a empresa que se apresenta imutável poderá sofrer alterações e vir a apresentar resultados exorbitantes e inovadores, por se tratar de um mercado de evolução ininterrupta e instável.
Entretanto, o planejamento estratégico, hodiernamente, se tornou um grupo de ações dependentes e voláteis. O planejamento estratégico é um sub complexo do sistema de planejamento corporativo, no qual é feita uma distinção entre planejamento operacional tático e estratégico. Enquanto o planejamento operacional e tático se concentra em um horizonte de tempo e estratégias operacionais mais curtos, o planejamento estratégico visa traçar objetivos de longo prazo, podendo durar 5 ou 10 anos.
As etapas do processo de criação de um plano estratégico normalmente consistem na análise ou diagnóstico estratégico, na formulação da estratégia e, finalmente, na avaliação ou seleção da estratégia. A análise ambiental e empresarial efetuada no âmbito da preparação de previsões futuras assume uma importância cada vez maior. O aumento da complexidade e do dinamismo no ambiente corporativo (desencadeado por um número crescente de fatores de influência com o aumento simultâneo da faixa de flutuação, crises econômicas que decorrem de fatores externos ambientais, sanitários, políticos etc ) exige muito dos instrumentos de planejamento estratégico. O processo de planejamento estratégico utiliza as seguintes questões:
1. Metas estratégicas são definidas.
2. É analisada a situação atual da empresa, do mercado e do meio ambiente. Ao fazê-lo, são consideradas as oportunidades e riscos de desenvolvimentos futuros e, ao mesmo tempo, os pontos fortes e fracos da própria empresa.
3. A partir da avaliação das análises efetuadas, são desenvolvidas estratégias para toda a empresa ou para a respetiva área estratégica de negócio.
4. A viabilidade das especificações oriundas do planejamento estratégico é verificada dentro do planejamento operacional e são desenvolvidos conceitos para sua implementação.
Desenvolvimentos econômicos (por exemplo, redistribuição de renda de baixo para cima, aumentando os riscos do mercado de crédito, etc.)Desenvolvimentos tecnológicos (por exemplo, aumento da concorrência devido à globalização dos mercados, ciclos de desenvolvimento mais curtos, etc.)Desenvolvimentos socioculturais (por exemplo, tendência de individualização da sociedade, aumento da urbanização, etc.)Desenvolvimentos políticos e jurídicos (por exemplo, mudanças na competência legislativa, por exemplo, por meio de autoridades transnacionais como a UE, especificação de diretrizes e valores-limite para emissões de poluentes)Desenvolvimentos ecológicos (por exemplo, tendência para a compra de produtos manufaturados ecologicamente, promoção de energias renováveis, etc.)
O reconhecimento das mudanças do mercado ou a antecipação de novas tendências de mercado é de importância decisiva para o planejamento de cada empresa, o que coloca demandas especiais na precisão e adequação do lugar onde será inserido. Ao utilizar métodos e instrumentos de análise ambiental, vantagens de tempo, em particular, podem ser percebidas no contexto de um novo serviço, no qual, em relação à concorrência, ocorre uma identificação oportuna das mudanças do mercado, o que beneficia a formulação de medidas de reação, por exemplo.
O planejamento estratégico na perspectiva financeira, significa a otimização de custos, maximização da rentabilidade, aumento de receitas e, estabilidade e solidez financeira. Na perspectiva do cliente, diz respeito às ofertas de produtos e serviços de qualidade, inovação destes produtos e serviços e melhor custo benefício para o cliente para que dessa forma haja a fidelização de clientes e consolidação da marca/patente.
As perspectivas no que tangem aos processos internos está ligada ao aprimoramento da metodologia e dos processos, a oferta de produtos ou serviços de qualidade e com características únicas e inovadoras, bem como o desenvolvimento sustentável e gestão eficaz. Já na perspectiva de planejamento inovador e não menos importante, se trata da automatização de processos, capacitação e motivação de funcionários e colaboradores, favorecimento do crescimento profissional e disseminação da cultura da excelência.
O cenário atual do mundo corporativo passa por transformações cada vez mais impactantes e em menor espaço de tempo, o que torna o planejamento estratégico ainda mais importante e engenhoso. As empresas hoje, através da globalização e da grande evolução tecnológica têm uma maior necessidade de lidar com as constantes mudanças do mundo corporativo onde muitas empresas têm a necessidade incessante de reinventar seu plano operacional e tático. Um exemplo que ilustra a importância do planejamento estratégico para enxergar e adaptar as constantes mudanças é a MRV engenharia. A MRV, uma empresa no ramo da engenharia civil, que desde 1940 alavancou pela demanda do concreto armado no país, hoje conta com soluções criativas e estratégias inovadoras como princípio. Foi a partir da chegada da pandemia em2020 que, com a necessidade de remodelar as maneiras de convivência, que a construtora lançou a campanha #fiqueemcasa e reformulou seu modo de atendimento, marketing e propostas nos seus canais digitais para que todo o processo de busca e entradas de documentações fossem feitas de maneira online.
A transformação passou principalmente pelo investimento na experiência do usuário onde tornou possível o aumento das vendas em 28% em comparação aos três primeiros trimestres do ano anterior, permitindo ao cliente segurança e comodidade. Sendo a MRV uma das dez empresas que mais inovam no Brasil, conforme a Forbes, reinventou sua atuação no mercado e diminuiu os impactos da crise nos seus resultados, inovando a forma de estar com seus clientes, oferendo um serviço mais acessível, seguro e possibilitando tanto a estabilidade das vendas quanto o conforto e praticidade do cliente. Dessa forma, a capacidade de inovação atua como atributo inerente ao planejamento estratégico e à estabilidade da empresa, independente das deficiências ou riscos, utilizando principalmente a inovação e criação de recursos que colaborem para a qualidade e eficácia do gerenciamento para passar por crises circunstanciais, operando de forma segura e oferecendo sempre o melhor para o cliente gerando resultados positivos e satisfatórios.
O planejamento, por fim, precisa ser analisado em várias vertentes em seus vários graus de densidade de acordo com as necessidades de cada departamento, setor, pessoal, produtos e serviços etc., para que seja feito da melhor forma, sem prejuízos e sem erros, contribuindo para a melhor adaptação e desenvolvimento da organização em seus melhores e piores períodos, tornando-a mais forte e resistente, criando estabilidade e solidez, gerando resultados positivos para o cliente e para tudo que a cerca.

Mais conteúdos dessa disciplina