Buscar

Resumo do livro quem mecheu no meu queijo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do livro: quem mecheu no meu queijo
O livro é uma parábola que mostra uma história de mudança num labirinto, o qual representa onde gastamos nosso tempo procurando pelo que se quer. Envolve quatro personagens que reagem de formas diferentes à mudança que ocorre no labirinto e, à medida que vamos lendo, percebemos que os quatro fazem parte de nós mesmos. O Queijo é colocado como uma metáfora para o que queremos da vida e cada um vai ter a sua ideia do que é o queijo para si, aquilo que tanto buscamos, acreditando que irá nos fazer felizes.
Logo, ele pode ser entendido como um emprego, um relacionamento, saúde, dinheiro, entre outras coisas. “Se o obtemos, frequentemente ficamos ligado a ele. Se o perdemos, ou se nos é tirado, isso pode ser traumático”.
O livro é dividido em três partes. A primeira, a Reunião, é a uma espécie de introdução à história, onde alguns amigos de escola se reencontram anos depois e começam a conversar sobre suas vidas pessoais e seus empregos.
A partir daí, um dos amigos resolve contar a história dos homenzinhos e dos ratinhos. A segunda parte do livro é a parábola propriamente dita, que vai ser interpretada por cada leitor de acordo com a mudança que enfrenta na sua própria vida, que pode ser no trabalho, no casamento, nos negócios… A terceira parte é o Debate, exatamente quando o grupo de amigos começa a se comparar à história com suas próprias experiências de vida, extrapolando os ensinamentos do livro para suas realidades. Essa parte é interessante para ver como cada um pode assimilar a história de uma forma e achar uma aplicabilidade na sua vida.
Este é um ótimo livro de reflexão. Com sua linguagem extremamente simples e uma leitura rápida, é possível tirar grandes lições que podem ser aproveitadas na vida quando lidamos com mudanças e temos dificuldade para nos adaptar. Sair da zona de conforto é sempre muito difícil. Mas é importante saber reconhecer quando a mudança é inevitável e pode representar uma oportunidade de crescimento.
Leiam e reflitam. Cada vez que leio, consigo tirar algo proveitoso dele. Recomendo!
“Haw percebeu que ele vinha sendo mantido prisioneiro pelo seu próprio medo. Mover-se para uma nova direção o libertou… Depois de vencer o medo, aquilo se revelou mais agradável do que achara que poderia ser… Não se sentia assim havia muito tempo. Quase se esquecera do quanto era divertido procurar o queijo.”

Continue navegando