Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE – UGB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
VITOR HUGO DE OLIVEIRA ZAMBRONE 
2025101591
APTA III - ÉTNICO RACIAIS
INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL
VOLTA REDONDA | MARÇO, 2025
VITOR HUGO DE OLIVEIRA ZAMBRONE
2025101591
APTA III - ÉTNICO RACIAIS
INCLUSÃO ÉTNICO-RACIAL
Trabalho semestral da disciplina, apresentado como requisito para aprovação do Centro Universitário Geraldo di Biase – UBG, na graduação de bacharel em administração.
Orientador: Prof. Fabio Souza da Silva
VOLTA REDONDA | MARÇO, 2025
SUMÁRIO
1) INTRODUÇÃO	3
2) DESENVOLVIMENTO	4
3) LINK DO VÍDEO	6
4) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	6
1) INTRODUÇÃO
Elabore um resumo de um dos temas contendo no mínimo duas e máximo quatro páginas completas digitadas em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e margens com 2,5 cm.
Colocar capa e folha de rosto com seu nome completo.
Além do resumo elabore uma das opções:
· um infográfico - que deverá ser enviado junto com o arquivo do resumo, ou
· um vídeo gravado de sua autoria - neste caso insira o link do vídeo no arquivo do resumo.
2) DESENVOLVIMENTO
A escola sempre sentiu os desafios sociais vivenciados na sociedade pelos seres humanos, sendo historicamente influenciada por fatores religiosos, políticos e econômicos. Durante anos, a educação esteve a cargo à religiosidade e aos interesses da nobreza, mas com o avanço das Ciências Sociais ampliaram o olhar sobre a diversidade humana. Através da Antropologia e a Sociologia teve-se o estudo das relações sociais e culturais, mostrando as necessidades de compreender e valorizar as diferenças étnico-raciais, de gênero e de identidade.
Atualmente, a educação ocupa um papel central na difusão da inclusão e no combate às desigualdades. A escola deve ser um espaço de ensino e mudança, a fim de promover a transformação, onde o respeito à diversidade e a superação de preconceitos sejam o foco da instituição. O desbravamento dos temas como identidade de gênero e orientação sexual no ambiente escolar avançou nos últimos anos, porém ainda enfrenta desafios impostos por pensamentos conservadores e por mídias tendenciosas e sensacionalistas.
Nesta pauta, a humanização do ensino torna-se primordial para assegurar um aprendizado voltado no respeito às diferenças e dentro do cenário social. A formação docente deve ser aprimorada para esses princípios, permitindo que professores sejam agentes centrais na construção de uma sociedade mais justa. Fora isto, políticas públicas educacionais voltadas a está transformação, devem ser expandidas e incentivadas, pois, combatendo estruturas que excluem e compactuam com as desigualdades, tornaremos a sociedade mais justa e equalitária. 
A escola reflete a estrutura social e, visto isto sua importância como espaço democrático e inclusivo é imprescindível para a sociedade. Como aponta Antunes (2018), uma sociedade que prioriza o capital tende a desvalorizar a vida humana. Sendo assim, um ensino que fortaleça a formação ética e crítica do indivíduo pode contribuir significativamente para uma convivência mais igualitária e respeitosa, dentro da sociedade e melhorando os contatos humanos, pois teremos indivíduos mais humanizados e sensíveis as causas alheias.
A importância que novas pesquisas que aprofundem a relação entre a formação de professores e a inclusão de temas ligados à diversidade étnico-racial e de gênero, pois a ausência dessa abordagem compromete a pluralidade da sociedade. Sem uma preparação adequada, os educadores podem perpetuar discursos e práticas que marginalizam estudantes negros, indígenas, e outros grupos que são minoria, reforçando o preconceito.
Além disso, é fundamental que as instituições de ensino superior busquem fomentar essas discussões, saindo da teoria e alcançando a vida cotidiana nas salas de aula, para que os professores e alunos. Aumentar o debate sobre a formação docente em relação à diversidade não é apenas uma necessidade acadêmica, sim uma necessidade social. Dessa forma, a pedagogia mostra sua necessidade dentro da sociedade, pela revisão dos conceitos que orientam a formação de professores, garantindo que eles estejam preparados para enfrentar os desafios de um mundo marcado pela diversidade. 
Como conclusão, torna-se evidente a necessidade de novas pesquisas sobre relação entre a formação de professores e a inclusão de temas ligados à diversidade étnico-racial e de gênero, pois a ausência dessa abordagem compromete a construção de uma escola democrática. A desmotivação de ideologias opressivas e que segregam é essencial para que a educação cumpra seu papel social, promovendo a inclusão e a transformação da realidade destes indivíduos que fazem parte dos grupos que sofre preconceitos e desigualdades. 
3) LINK DO VÍDEO
https://photos.app.goo.gl/cCriNhJMcah7FUUKA
4) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
· Inclusão Étnico-Racial– A inclusão das diferenças étnico-raciais e da diversidade de gênero na agenda política educacional
Disponível: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/31019/26703/355886
Acesso: 18 de março, 2025.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina