Buscar

Exercícios de Modelagem de Banco de Dados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modelos e Modelagem de Bases de Dados 
Desenvolva um modelo E-R: Deseja-se montar uma base de dados que forneça informações sobre museus, obras e autores. Um museu tem código, nome e país onde está situado. Um autor possui nome e país de origem. Um autor pode participar de várias escolas (impressionismo, modernismo etc). Para cada obra existe a identificação do autor, escola e em que museu ela se encontra. Um autor pode possuir diversas obras em diversos museus. Uma obra pertence a uma escola e está em um único museu.
Construa o diagrama E-R para uma companhia de seguros de automóveis que tem um conjunto de clientes, cada um deles proprietário de um ou mais carros. Cada carro está associado a nenhum ou vários registros de acidentes. 
Construa o modelo E-R para um hospital com um conjunto de pacientes e um corpo médico. Associe a cada paciente um prontuário registrando os diversos exames e avaliações realizadas. 
Faça uma descrição textual do modelo a seguir. Defina atributos, relacionamentos, chaves primárias e chaves estrangeiras para cada entidade.
“A Cruz Dourada, empresa de assistência médica, possui diversos hospitais espalhados pelo país. Cada país possui várias enfermarias que têm funcionários alocados a elas em regime de exclusividade, isto é, um funcionário está alocado a uma e somente uma enfermaria. Alguns pacientes internados são atendidos em uma enfermaria e tem a ele prescrito doses de remédio, segundo seu quadro clínico. As farmácias dos hospitais devem ter controle do estoque dos medicamentos disponíveis. Os médicos da Cruz Dourada podem ser chamados a prestar assistência em qualquer um dos hospitais da empresa. Os pacientes exclusivos são colocados em quartos individuais, com enfermeiras que atendem a esse setor. Por isso, é preciso responder quantos quartos estão disponíveis em cada um dos hospitais. Da mesma forma, os quartos que estão ocupados são controlados”. 
 Fomos procurados por um dono de uma vídeo-locadora que estava precisando de um pequeno sistema informatizado para o seu dia a dia. E ele nos relatou o seguinte:
Sou um gerente de uma vídeo-locadora localizada no Plano Piloto; 
Temos um bom número de vídeos de vários filmes que necessitamos controlar; 
Para cada filme precisamos saber o seu título e a sua categoria, tal como policial, terror e drama, dentre outros; 
Temos várias DVDs de cada filme e damos a cada um deles um número de estoque, de modo que possamos controlá-los; 
Um DVD pode ser do formato de comum ou Blue-ray;
Temos sempre disponível ao menos um DVD para cada filme e cada DVD contém somente um filme;
Temos vários clientes, mas antes de alugar os DVDs, sempre verificamos se os estamos alugando somente para aqueles clientes que são associados; 
Para cada cliente registramos: o seu nome, o número de seu telefone, o seu endereço e, naturalmente, o seu código de cadastro; 
Necessitamos também manter uma lista dos DVDs que estão alugados, para saber qual DVD está com que cliente e em que data será devolvida; 
Os clientes podem alugar vários DVDs ao mesmo tempo.
 n
 n
Projeto
 n
Engenheiro
n
Domínio
 n
Secretária
Lotação
 n
Gerente
 1
 1
Departamento
Empregado
Participação 
Processador de Textos
�PAGE �1�/� NUMPAGES �2�
� DATE \@ "d/M/yyyy" �11/5/2010�

Outros materiais