Buscar

Fisica 2 - Principio de Stevin

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Neste experimento realizaremos o estudo do Princípio de Stevin. O objetivo deste experimento é reconhecer com base em estudos, conceitos e princípios que expliquem os efeitos da pressão manométrica sobre um líquido. Com base nisso, foram realizados experimentos nos quais testamos a teoria com experimentos que relacionam a variação das pressões e dos líquidos. 
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
O Teorema de Stevin é um princípio físico e recebe o nome do matemático belga Simon Stevin e estabelece que; quando dois pontos de uma mesma porção e de um mesmo líquido em equilíbrio estão no mesmo nível, significa que estão submetidos à mesma pressão. O teorema é válido para líquidos em estado de equilíbrio e não leva em consideração o formato do recipiente que abriga o volume.
E a diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos. 
P = P0 + µ g Δh
MATERIAL UTILIZADO
1 painel hidrostático
1 suporte com haste, tripé e sapatas niveladoras 
1 seringa de 10 ml com prolongador 
1 copo de becker com 250 ml Água
RESULTADOS
	Profundidade 
hcopo de backer
	Dados no manômetro
	
	y’ (mm)
	y (mm)
	Δhy (mm)
	Pm = 9,8. Δh (N/m²)
	h1 = mm
	30 mm
	30 mm
	00 mm
	0 x 9,8 = 00 N/m²
	h2 = mm
	32 mm
	28 mm
	4 mm
	4 x 9,8 = 39,2 N/m²
	h3 = mm
	34 mm
	26 mm
	8 mm
	8 x 9,8 = 78,4 N/m²
	h4 = mm
	36 mm
	24 mm
	12 mm
	12 x 9,8 = 117,6 N/m²
	h5 = mm
	38 mm
	22 mm
	16 mm
	16 x 9,8 = 156,8 N/m²
Questionário
4.2 - Qual a pressão manométrica que atua, neste caso, sobre a superfície aberta y do manômetro? Justifique sua resposta. 
A Pressão que atua é a Atmosférica, devido uma das extremidades está aberta houve um aumento no nível do liquido devido a pressão exercida pelo ar.
4.3 - Supondo que a superfície y’ suba 5 mm, quantos milímetros deve descer a superfície y?
5 mm
4.4 - Qual é, nesse caso, o desnível manométrico Delta H?
10 mm
4.5 - Supondo o tubo do manômetro uniforme, qual o desnível para uma ascensão de 4 mm para 7,5 mm na superfície y’ do líquido manométrico? 
R: 3,5mm
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Em nossa discussão o grupo obteve a seguinte avaliação, que ao aplicar uma força em um tubo ramificado com um liquido que está uniforme, verificamos que após exercermos pressão ocorre um desnível e o liquido de uma das ramificações tende a descer e o liquido da outra ramificação ascender sempre proporcionalmente a sua variação.
CONCLUSÃO
Ao término do experimento, analisamos que a pressão que atua no tubo manométrico quando fechamos uma das extremidades e deixamos a outra aberta, é a atmosférica, podendo assim sofrer a ação desta pressão. 
Posteriormente já com as duas extremidades fechadas, verificou-se que a pressão é a manométrica. Averiguamos a relação entre a pressão manométrica em um ponto de um liquido em equilíbrio e a profundidade deste ponto. Constatando que quanto maior a profundidade, maior a pressão.
BIBLIOGRAFIA
www.sofisica.com.br/teoremadestevin.
HALLYDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER J.Fundamentos de Física, Vol. 2: gravitação, ondas e termodinâmica. 8° Edição. Rio de Janeiro, LTC, 2011.

Continue navegando