Buscar

portfólio em grupo Fundamento da teoria organizacional/comunicação e linguagem/Homem cultura e sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Amós da Silva Laurindo
Bruno Silva Cortazzo
Fabio Siqueira da Silva
Wagner Marques Oliveira
Sistema de Ensino Presencial Conectado
administração
Segundo semestre
 Teresópolis
 2015
1
A empresa “Água mineral DaVida”
2
 Neste trabalho iremos conhecer a empresa DaVida água mineral natural, situada no interior da cidade de Teresópolis. Faremos uma análise de seu sistema de produção de acordo com conceitos das teorias administrativas estudadas no semestre, também iremos conhecer seu sistema comunicativo e a relação da empresa com seus colaboradores e o meio externo.
Introdução
3
Empresa: Vale do Marmelo mineração Ltda.
Nome fantasia: Água mineral DaVida
Ramo de atividade: Envase de água mineral e refrescos industrializados
Data de abertura: 15/03/2007
Histórico: A empresa surgiu a partir da descoberta de água mineral na propriedade onde se situa o Vale do Marmelo, local onde primeiramente só se estabelecia um centro de treinamento de cavalos. Após a descoberta foi feito todo o processo de análise, legalização e a instalação de equipamentos para a extração da água.
 A empresa iniciou com uma linha de produção envasando galões, ao longo do tempo foram montadas mais duas linhas de produção e atualmente são produzidas embalagens pet de 510 ml natural, 510 ml com gás, 1,5 L natural e 1,5 com gás. No ano de 2014 a empresa começou a produção de refrescos industrializados e atualmente produz os sabores de açaí, cítrus e guaraná.
Número de funcionários: 102 atualmente, aumentando no período do verão
Porte da empresa: Pequena empresa
Apresentação da organização
Análise da empresa
As informações foram obtidas através de entrevista realizada com o senhor Nelsimar Batista, gerente industrial. Responsável por gerenciar o setor fabril, de injeção (Produção de pré-formas, que posteriormente se transformam em garrafas pet), de logística e a manutenção interna e externa do prédio.
-Teoria Científica
Podemos comprovar a utilização da ORT de Taylor a partir dos seguintes métodos:
Divisão do trabalho e especialização- O processo produtivo é separado por setores (Sopro, rotulagem, envase, empacotadoras e paletização), onde cada trabalhador é treinado e supervisionado para exercer sua função com eficiência.
Condições ambientais de trabalho- Cada trabalhador é equipado com EPI’S como protetores auriculares para diminuição do ruído. É exigido a organização de cada ambiente e a retirada de objetos desnecessários e de possível causa de acidente, além da análise individual de cada ambiente, como a sala de envase que é equipada com exautores e é limitado o nível de ozônio aplicado na água.
Padronização de métodos, máquinas e equipamentos- O processo produtivo é realizado por máquinas distribuídas na linha de produção, cada uma exercendo uma função que complementa a que foi realizada anteriormente. Cada trabalhador é instruído a operar o maquinário de forma simples, segura e objetiva, os auxiliares de produção são observados e instruídos a eliminarem movimentos desnecessários.
5
	
-Teoria Clássica
 Os conceitos da teoria clássica podem ser observados na organização da empresa, que é distribuída em departamentos onde cada um deve exercer uma função e atingir os objetivos principais da indústria. A gerência realiza reuniões semanais com os supervisores para rever os resultados, implantar métodos e orientar a equipe. Assim é implantado e executado o PODC na empresa.
Gerência
-Implantar métodos
-Coletar resultados
Produção
RH
Logística
-Mecânica 
-Manutenção externa
-Planejamento
-Organização
-Direção
-Controle
 O principal meio de comunicação utilizado são as mensagem por e-mail, com linguagem formal e objetiva. Este meio de comunicação é preferencialmente utilizado devido ao fato de a empresa possuir um escritório na cidade do Rio de Janeiro, onde algumas decisões são tomadas e onde são feitas solicitações referentes aos setores de logística e compras. Atualmente se estuda a implantação de um sistema integrado onde todos os setores terão acesso as informações que lhes são pertinentes, tendo a possibilidade de inserir informações e acompanhar os feedbacks.
 As informações vindas do meio externo chegam através da diretoria que as analisam e dão seguimento repassando-as para a gerência. Alguns processos de comunicação pulam esta etapa como a relação entre os fornecedores de peças para o maquinário e o departamento de compras situado na fábrica.
 As barreiras encontradas no processo comunicativo são as solicitações que não se concretizam formalmente, e não se realizam por esquecimento ou alguma possível omissão de informação por parte de algum setor. Por isto se instrui a oficializar as solicitações por e-mail e que o destinatário retorne com uma confirmação de recebimento.
Formas de comunicação
 A empresa se preocupa e usa as informações sociais e políticas como ferramenta para a tomada de decisões estratégicas. Visando a obtenção de lucro a empresa procura estar sempre informada sobre acréscimos que possam surgir no seu processo produtivo (Impostos, acréscimos na conta de energia, etc.) e que devem ser repassados no valor do produto para o consumidor.
 Outro fator externo que influencia na tomada e decisão da empresa são as características e preferências culturais que influenciarão na produção do sabor de seus refrescos. A aceitação do público é de extrema importância para o sucesso do atingimento dos objetivos da DaVida.
Relação da empresa e o meio externo
Marcas pertencentes a empresa.
 A empresa é composta por auxiliares de produção, operadores de máquina, funcionários da área administrativa (RH, departamento de compras e etc.) e pelos supervisores e encarregados dos setores. Os funcionários são incentivados a crescerem dentro da organização, a preferência é investir na mão de obra interna.
 O relacionamento entre os colaboradores e a administração é colaborativa, os funcionários tem a oportunidade de se expressarem em reuniões que ocorrem periodicamente. O clima organizacional é medido através da análise dos supervisores que atuam como porta-vozes entre os funcionários e a gerência, filtrando todas as necessidades e reinvindicações.
Relação da empresa com seus colaboradores
Conclusão
 Podemos concluir que as teorias administrativas são de extrema importância para a organização da linha de produção e para a eficiência do processo produtivo, todos os setores da empresa devem estar integrados para o atingimento dos objetivos. Podemos observar também que a organização deve estar atenta ao que acontece no meio em que está inserida, podendo ser influenciada ou não , e que se deve ter uma visão de mundo sempre atualizada para se manter competitiva no mercado.
 Concluímos também que o homem é a fermenta mais importante dentro de uma organização, pois é através dele que se inicia qualquer trabalho, seja no processo de produção ou intelectual. Seu comportamento e seus objetivos devem ser observados para que estejam de acordo com as metas da empresa. A comunicação é muito importante e serve como chave para que se possa estreitar esta relação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais