Buscar

Resumo para a prova de holopráxis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo do conteúdo de Holopráxis
O que é holoprax?
=> A holopráxis consiste num conjunto de métodos experienciais que conduzem à vivência holística.
Apenas através da via experiencial, sintética, intuicional, de mergulho na essência, ou utilizando uma metáfora, apenas com a atuação ativa do hemisfério cerebral direito, da musicalidade, captação de padrões, da percepção direta e imediata, da mística, jamais nos capacitaremos à visão holística.  Apesar de indispensável, é insuficiente. A este caminho vivencial, destinado ao Ser, denominamos HOLOPRÁXIS. É necessário o complemento de outra parte para o desvelar do Ser.
Os 8 estagios da yoga
Patanjali enumera esses meios como os outros membros ou estágios da Yoga em busca da alma. São eles:
1.Yama (mandamentos morais universais); 
2.Nivama (autopurificação pela disciplina); 
3.Asana (postura); 
4.Pranaiama (controle rítmico da respiração); 
5.Pratiahara (remoção e emancipação da mente do domínio dos sentidos e de objetos exteriores); 
6.Dharana (concentração); 
7.Dhyana (meditação) 
8. Samadhi (estado de supraconsciencia alcançado através da meditação profunda).
4 distrações ou obstáculos que atrapalham a pratica do yoga
Obstáculos previsíveis: doença, estupidez, dúvida, negligência, preguiça, paixão, percepção errada, fracasso, instabilidade.
Falar sobre yoga, saúde holística e holopraxis ( oq eles tem em comum)
No plano físico o Yoga proporciona uma flexibilidade geral das articulações e da coluna vertebral, melhorando o funcionamento de nossos órgãos: intestinos, fígado, coração, glândulas, circulação. Além disso, em caso de doença, permite uma recuperação acelerada durante a convalescência pois, o Yoga repõe as energias. No plano psíquico, o Yoga proporciona o controle das emoções e do estado nervoso. Sabemos hoje, das numerosas doenças induzidas pelo psiquismo, as quais recebem o nome de "doenças psicossomáticas". 
Esta faculdade do Yoga de manter bem equilibrada a balança de nosso estado mental e de nossa fisiologia é prova de que, há milhares de anos antes de nós, os homens já haviam compreendido o interesse no plano de bem estar diário de definir a saúde sob seu duplo aspecto: o corpo e o espírito complementando-se um ao outro. 
Para tanto, o Yoga apoia-se em:
- Respiração - reaprender a respirar, a oxigenar-se através de exercícios físicos e mentais. 
- Postura - movimentos conscientes cada qual com seu objetivo preciso que podem ser gradualmente melhorados e acessíveis a todos. 
O Yoga é movimento e serenidade. Através da serenidade treina-se o coração, através do movimento treina-se a flexibilidade do corpo. Os praticantes cultivam a flexibilidade e a serenidade, tendo sempre um sorriso no rosto. A flexibilidade não é só do corpo, mas, principalmente do coração. As pessoas mudam de aparência se tem um sorriso interior. Isso leva a verdadeira união de corações entre os homens.
Falar o q e o doshas e citar
Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda.
Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.
O ayurveda restabelece o equilíbio original dos doshas da pessoa por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem.
Vata
É o dosha formado por ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos, bem como frio e umidade.
Pitta
É o dosha formado por fogo e água, suas características são quente, oleoso e leve. São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar o fogo digestivo. Em caso de desarmonia de Pitta, o sintoma inicial é a febre e as infecções.
Kapha
Formado por água e terra, é o dosha com características de ser úmido, pesado e frio. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender àobesidade. Devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios.
O que é PNI?
Psiconeuroimunologia (PNI) ou psiconeuroendocrinoimunologia (PNE) é o estudo das interações entre comportamento e os sistemas nervoso, endócrino e imunológico. Surgiu após percepção de que o sistema imunológico não trabalha de forma autônoma como inicialmente suposto. As substâncias mais frequentemente envolvidas são os antígenos e as citocinas, neurotransmissores e hormônios em geral.
O principal interesse da PNI são as interacções entre os sistemas nervoso e imunológico e as relações entre processos mentais e saúde. A PNI estuda, entre outras coisas, o funcionamento fisiológico do sistema neuroimunológico na saúde e na doença; distúrbios do sistema neuroimunológico (doenças autoimunes, hipersensibilidade, imunodeficiência); e as características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema neuroimunológico in vitro, in situ e in vivo.

Continue navegando