Logo Passei Direto
Buscar

Questões sobre Intervenção

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

Questão 1: O Governador de um determinado Estado da Federação, diante de uma crise severa nas contas públicas, decide suspender o repasse das receitas tributárias pertencentes aos Municípios de seu território por um período de 90 dias, alegando priorizar o pagamento da folha salarial do funcionalismo estadual. Diante dessa conduta, à luz da Constituição Federal de 1988 e do texto "Intervenção", assinale a afirmativa correta:
A) A União poderá intervir no referido Estado para garantir a entrega das receitas tributárias aos Municípios, tratando-se de uma hipótese de intervenção federal espontânea e discricionária do Presidente da República.
B) Por se tratar de uma violação direta à autonomia municipal, a intervenção dependeria obrigatoriamente de prévio provimento de Representação Interventiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
C) A intervenção federal, nesse caso, é considerada "provocada por requisição", cabendo ao Tribunal de Justiça local requisitar a medida diretamente ao Presidente da República.
D) A União poderá intervir no Estado, sendo o decreto presidencial submetido ao controle político do Congresso Nacional em 24 horas, podendo este aprovar ou rejeitar a medida.
E) Não cabe intervenção federal em razão de atrasos em repasses tributários, uma vez que a autonomia financeira do Estado permite a gestão discricionária de seu fluxo de caixa em momentos de crise.
Questão 2: Em 2026, o Presidente da República decreta intervenção federal em um Estado-membro para "pôr termo a grave comprometimento da ordem pública", nomeando um General do Exército como interventor. Durante a vigência da medida, que abrange todo o território do referido Estado, o Congresso Nacional pretende votar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema tributário nacional. Sobre a validade da deliberação da PEC, assinale a opção correta:
A) A PEC pode ser votada normalmente, desde que a intervenção federal seja apenas parcial e não atinja os poderes Legislativo ou Judiciário do Estado.
B) A Constituição Federal proíbe a deliberação de qualquer proposta de emenda à Constituição enquanto durar a intervenção federal em qualquer unidade da Federação.
C) O Congresso Nacional pode deliberar a PEC, mas sua promulgação fica suspensa até o encerramento oficial da intervenção federal e o retorno das autoridades afastadas.
D) A proibição de emenda à Constituição só ocorre em casos de Estado de Sítio ou Estado de Defesa, não se aplicando à intervenção federal por ordem pública.
E) A deliberação da PEC é permitida se o decreto de intervenção for ratificado por maioria absoluta tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.
Questão 3: Analise as afirmações abaixo sobre o regime jurídico da Intervenção Estadual nos Municípios, conforme o texto constitucional:
I. O descumprimento de ordem ou decisão judicial pelo Município permite a intervenção estadual, que será decretada pelo Governador mediante requisição do Tribunal de Justiça.
II. Na hipótese de intervenção para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, o decreto do Governador dispensa a apreciação pela Assembleia Legislativa.
III. A legitimidade para propor a Ação Direta Interventiva contra Lei Municipal que afronte princípios da Constituição Estadual é concorrente entre o Procurador-Geral de Justiça e o Conselho Seccional da OAB.
IV. A intervenção estadual por falta de prestação de contas (art. 35, II, CF) é classificada como espontânea, sujeitando-se ao controle político posterior da 
Assembleia Legislativa em 24 horas.
Estão corretas apenas as assertivas:
A) I e II.
B) I, II e IV.
C) II e III.
D) I e IV.
E) III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina