Buscar

Exame Processo Eletrônico

Prévia do material em texto

Exame Processo Eletrônico
	
	
	
	
	
	
Questão 1/10
Márcio Dumas afirma:
“A questão dos equipamentos é um dos problemas mais corriqueiros entre os profissionais que utilizam os sistemas de processo eletrônico, uma vez que é comum encontrar operadores do direito atuando com ferramentas tecnológicas inadequadas.”
(VENERAL, Débora (org.); ALCANTARA, Silvano Alves; ARAUJO, Jailson; DUMAS, Marcio Nicolau. Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico. Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v. 2. Curitiba: Intersaberes, 2014.)
Sobre o problema trazido no trecho acima, analise as assertivas abaixo:
I. Apenas grandes escritórios devem investir em equipamento.
II. Deve-se adquirir um equipamento da última geração ou mais avançado.
III. A aquisição de um computador adequado ao peticionamento eletrônico é imprescindível para qualquer pessoa que atue no processo eletrônico.
IV. A vida útil dos equipamentos de informática é de, em média, 6 (seis) meses.
É(são) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I, II e IV.
	
	D
	III.
“A aquisição de um computador adequado ao peticionamento eletrônico é imprescindível, não sendo necessário um modelo de última geração.”
(VENERAL, Débora (org.); ALCANTARA, Silvano Alves; ARAUJO, Jailson; DUMAS, Marcio Nicolau. Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico. Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v. 2. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 299.)
	
	E
	II, III e I.
Questão 2/10
Leia o trecho abaixo para responder à questão.
“A sociedade atual deixou de ser apenas baseada na informação, sendo também fundamentada no conhecimento, visto que ‘a informática desempenhou um papel decisivo na ascensão das ligações em rede (networking) como nova forma de organização da atividade humana nos negócios, na política, nos meios de comunicação e nas organizações não governamentais’ (Capra, 2002, p. 142, grifo do original).”
(VENERAL, Débora (org.); ALCANTARA, Silvano Alves; ARAUJO, Jailson; DUMAS, Marcio Nicolau. Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico. Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v. 2. Curitiba: Intersaberes, 2014.)
Ante o estudo que você realizou até aqui, é correto afirmar que:
	
	A
	A informação é o elemento mais avançado da sociedade da informação.
	
	B
	Apesar de se chamar de sociedade da informação, a informação por si só não é o bastante: é essencial o conhecimento.
Conforme o trecho lido, a sociedade atual deixou de ser apenas baseada na informação, sendo também fundamentada no conhecimento. A informação é apenas um meio para a construção do conhecimento, que é a informação associada à prática, à reflexão e à aplicabilidade.
(VENERAL, Débora (org.); ALCANTARA, Silvano Alves; ARAUJO, Jailson; DUMAS, Marcio Nicolau. Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico. Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v. 2. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 245.)
	
	C
	Quanto mais informação, maior a qualidade dela.
	
	D
	Quanto menos informação, maior o conhecimento.
	
	E
	Informação e conhecimento são intercambiáveis; quando um não existe, o outro pode supri-lo sem prejuízo.
Questão 3/10
Márcio Dumas afirma que alguns documentos não podem ser transformados para o suporte binário ou digital, pois a digitalização ficaria ilegível pelos mais variados motivos. Como exemplo desse tipo de documento, tem-se:
	
	A
	
A certidão de nascimento com data igual ou inferior a 1970, devido ao tempo
	
	B
	O atestado médico com assinatura complexa.
	
	C
	A chapa de raio X.
O exemplo da chapa de raio X é o citado pelo autor na referência abaixo; por óbvio que elas, algumas vezes, podem ser digitalizadas com resultado razoável.
Os outros documentos podem ser digitalizados com máxima legibilidade, no máximo exigindo cores ou maior definição.
(VENERAL, Débora (org.); ALCANTARA, Silvano Alves; ARAUJO, Jailson; DUMAS, Marcio Nicolau. Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico. Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v. 2. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 296.)
	
	D
	A carta de amor escrita em cor de rosa e laranja, entre outras cores claras e vibrantes.
	
	E
	O histórico escolar antigo.
Questão 4/10
A primeira legislação e o primeiro movimento que utilizava tecnologia na tramitação dos processos no Brasil foi a Lei do Fax, a Lei nº 9.800, de 26 de maio de 1999. Hoje essa lei ainda não foi revogada, portanto é possível utilizá-la, por exemplo, enviando petições via fax.
Sobre o fax e a lei do fax, analise as assertivas abaixo:
I. O fax é amplamente utilizado.
II. O fax, atualmente, é pouco ou nada utilizado.
III. O processo eletrônico pode ser considerado um dos responsáveis para que o fax perdesse boa parte de seus usuários, que hoje optam por outros meios de transmitir a informação.
É(são) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):
	
	A
	I e III.
	
	B
	I e II.
	
	C
	III.
	
	D
	II e III.
O fax, atualmente, é pouco ou nada utilizado. O processo eletrônico pode ser considerado um dos responsáveis para que o fax perdesse boa parte de seus usuários, que hoje optam por outros meios de transmitir a informação.
	
	E
	I.
Questão 5/10
Agapito Machado escreveu: “Justiça rápida sempre foi e será o ideal de todos, mormente em um País que se diz democrático”. (MACHADO, Agapito. Juizados Federais Virtuais. Revista do Conselho da Justiça Federal. Brasília, n. 31, out./dez. 2005, p. 76.)
A justiça deve ser célere, sob pena de ser injusta. Em outras palavras, quando se busca um direito, não basta ele ser garantido: ele deve ser obtido em tempo razoável, senão o detentor do direito mais sofrerá do que terá garantida justiça.
Como se conceitua a sociedade da informação?
	
	A
	Não há um conceito exato para a sociedade da informação. Devido às muitas transformações, em especial na criação e na utilização de novas tecnologias, a própria sociedade é dinâmica, o que prejudica a conceituação.
Conforme Márcio Dumas, em sua aula 1, é inviável definir a sociedade atual, a sociedade da informação. Devido às muitas transformações, em especial na criação e na utilização de novas tecnologias, a própria sociedade é dinâmica, o que prejudica a conceituação e mesmo a definição de seu início. (Conforme aula 1 completa do Prof. Márcio Dumas, aos 30:00m até 32:00m.)
	
	B
	A sociedade pós-moderna é aquela que ultrapassou os limites definidos como tempos modernos e, portanto, chegou à era da informação.
	
	C
	A sociedade da informação é aquela que, criada em 1990, se fundamenta dentro dos limites de informação, conhecimento e privacidade.
	
	D
	Sociedade da informação e sociedade itinerante são sinônimos, significando que as pessoas na sociedade são como peregrinos em uma estrada de informações.
	
	E
	Sociedade da informação corresponde à forma como a sociedade trabalha a informação.
Questão 6/10
Para o processo eletrônico, os arquivos contidos no computador precisam ser assinados digitalmente, o que garante sua autenticidade.
Quando os documentos em formato PDF são assinados digitalmente, por meio do certificado digital, em qual formato eles são transformados?
	
	A
	Formato Word (.doc)
	
	B
	Formato PDF (.pdf)
	
	C
	Formato P7S (.p7s)
Os documentos em formato PDF, quando assinados, adquirem o formato P7S, que podem ser anexados aos processos eletrônicos e, para serem abertos no computador, precisam de software específico. Normalmente, o mesmo programa utilizado para a assinatura também visualiza os documentos assinados.
(VENERAL, Débora (org.); ALCANTARA, Silvano Alves; ARAUJO, Jailson; DUMAS, Marcio Nicolau. Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico. Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v. 2. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 306.)
	
	D
	Formato Windows (.exe)
	
	E
	FormatoInternet (www)
Questão 7/10
Encontramo-nos atualmente imersos em uma nova fase social. Segundo Castells (2007, p. 68), [p. 245], “essa fase é um evento histórico da mesma importância da Revolução Industrial do século XVIII, induzindo um padrão de descontinuidade nas bases materiais da economia, sociedade e cultura”.
Quais características marcam a atual fase social?
I - Distribuição da informação digital pelos mais diversos canais.
II - Codificação binária da informação.
III - Informações destituídas de conhecimento.
IV - Produtos e serviços da informação digital.
V - Retorno aos meios impressos de informação.
Estão corretas apenas as assertivas:
	
	A
	I, II e IV.
Atualmente, nos encontramos imersos em uma nova fase social, “um evento histórico da mesma importância da Revolução Industrial do século XVIII, induzindo um padrão de descontinuidade nas bases materiais da economia, sociedade e cultura” (Castells, 2007, p. 68). Essa fase é marcada pela codificação binária da informação e pelos produtos e serviços da informação digital e sua distribuição por meio dos mais diversos canais.
“É nesse contexto social que foi criada e está sendo desenvolvida uma nova práxias processual denominada, corriqueiramente e a despeito de discussões semânticas, de processo eletrônico.”
(VENERAL, Débora (org.); ALCANTARA, Silvano Alves; ARAUJO, Jailson; DUMAS, Marcio Nicolau. Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico. Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v. 2. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 245.)
	
	B
	II, III e V.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I, II, III e IV.
	
	E
	II, III, IV e V.
Questão 8/10
De acordo com a Rota de Aprendizagem referente à aula 1, lemos uma curiosidade. Diz-se: “é temerário definir ou classificar um momento ou evento histórico antes de deixar sua compreensão pelo mundo amadurecer”.
Assinale os exemplos reais que mostrem por que é temerário definir ou classificar um momento ou evento histórico antes de deixar sua compreensão pelo mundo amadurecer:
I - Paul T. Seln, professor de química da UCLA, Universidade da Califórnia, Los Angeles. O professor aproveitou um momento em sua aula de química para ensinar seus alunos a misturar compostos orgânicos em combinações ainda não testadas. Em 1930, uma época de muitas restrições ao ensino, foi bastante elogiado pela iniciativa na universidade. Um de seus alunos criou a metanfetamina, uma droga de recreação altamente destrutiva ao organismo.
II -O caso dos médicos Egas Moniz e Walter Rudolf Hess, laureados com o prêmio Nobel de Medicina pelo desenvolvimento do procedimento de cirurgia cerebral chamado Lobotomia. A cirurgia foi banida anos depois em muitos países e considerada um dos episódios mais bárbaros de toda a medicina.
III - O economista e filósofo americano Yoshihiro Fukuyama afirmou, em 1992, que a democracia liberal capitalista seria o último passo no desenvolvimento da sociedade humana. Para ele, o homem adotaria esse sistema em todo mundo e ele seria capaz de satisfazer o homem, mas as crises do capitalismo nas décadas de 1990, 2000 e 2010 o desmentiram e a democracia liberal como se pratica hoje enfrenta grandes desafios para se manter.
IV - Em 2005, Cefas Torrent estava em voga na mídia por ter criado um sistema de compartilhamento eletrônico que não necessitava de computadores centrais que funcionassem como servidores: todos poderiam compartilhar seus documentos livremente por todo o mundo sem pagar por hospedagem de sites. Sua invenção, que leva seu sobrenome, foi utilizada principalmente para fins ilícitos e, em 2014, foram presos os fundadores de um site que utilizava essa tecnologia para pirataria.
São exemplos reais apenas os mostrados em:
	
	A
	I e III.
	
	B
	II e III.
Os dois exemplos reais são citados como curiosidade na rota de aprendizagem. Os dois outros exemplos são fictícios, ainda que contenham algo de real.
	
	C
	I e IV.
	
	D
	I e II.
	
	E
	II e IV.
Questão 9/10
No trecho abaixo, retirado da obra “Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico”, foram inseridas lacunas. Leia-a e depois assinale a alternativa que completa corretamente os espaços.
“Para realizar uma correta geração de documento, via de regra, uma vez que existem casos específicos em que o método que apresentamos pode não surtir efeito, deve-se configurar o aparelho digitalizar [scanner] para processar as imagens com resolução entre _________ e _________ DPI e que a digitalização seja feita em _____________, não em _____________.”
 
As palavras que completam corretamente o trecho de acordo com o livro são:
	
	A
	200, 300, preto e branco, escalas de cinza.
Justificativa 
“Para realizar uma correta geração de documento, via de regra, uma vez que existem casos específicos em que o método que apresentamos pode não surtir efeito, deve-se configurar o aparelho digitalizar [scanner] para processar as imagens com resolução entre 200 e 300 DPI e que a digitalização seja feita em preto e branco, não em escalas de cinza.”
(VENERAL, Débora (org.); ALCANTARA, Silvano Alves; ARAUJO, Jailson; DUMAS, Marcio Nicolau. Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico. Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v. 2. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 305.)
	
	B
	1000, 2000, escalas de cinza, preto e branco.
	
	C
	200, 300, escalas de cinza, preto e branco.
	
	D
	1000, 2000, preto e branco, escalas de cinza.
	
	E
	200, 300, cores, preto e branco.
Questão 10/10
Para utilização do processo eletrônico, o advogado e o agente parajurídico devem ter acesso a sistemas. Com relação aos equipamentos e programas necessários, analise as assertivas abaixo:
I. O sistema operacional deve ser constantemente atualizado para seu perfeito funcionamento.
II. Por motivos econômicos e financeiros, é recomendado fazer uso de cópias piratas de programas.
III. Por motivos legais e técnicos, não se deve fazer uso de cópias piratas de programas.
IV. O sistema operacional deve ser mantido como veio, pois atualizações são perigosas.
É(são) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):
	
	A
	I e III.
O sistema operacional deve ser constantemente atualizado para seu perfeito funcionamento.
Por motivos legais e técnicos, não se deve fazer uso de cópias piratas de programas.
(VENERAL, Débora (org.); ALCANTARA, Silvano Alves; ARAUJO, Jailson; DUMAS, Marcio Nicolau. Juizados Especiais, Processo de Conhecimento e Processo eletrônico. Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental, v. 2. Curitiba: Intersaberes, 2014, p. 307.)
	
	B
	II e IV.
	
	C
	IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.

Continue navegando