Buscar

Bioquímica: Aminoácidos, Proteínas e Carboidratos

Prévia do material em texto

Processando, aguarde ...
		
		
	
	  BIOQUÍMICA
	
	Simulado: SDE0024_SM_2014 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a):
	Matrícula: 2014 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408697124)
	2a sem.: Aminoácidos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O primeiro aminoácido foi descoberto em 1806. Todos os 20 aminoácidos classificados como essenciais ou não-essenciais são a-aminoácidos e o que diferem um dos outros nas suas cadeias laterais é o grupos R. Ainda sobre os aminoácidos, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os aminoácidos incomuns resultam da modificação específica de um resíduo de aminoácido e não são encontrados em proteínas.
	
	Os aminoácidos ácidos possuem carga positiva na cadeia lateral.
	
	Por serem moléculas apolares, os aminoácidos são insolúveis em água.
	
	Para os 20 aminoácidos os grupos α-carboxílico e os grupos α-amino não se ionizam em pH fisiológico.
	
	Os aminoácidos são classificados de acordo com a polaridade do seu grupo R em: apolares, polar não carregado, polar carregado positivamente e polar carregado negativamente. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408884449)
	1a sem.: INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e heterotróficos, respectivamente, é: 
		
	
	Usar carbono orgânico e carbono inorgânico.
	
	Realizar respiração aeróbia e fermentação. 
	
	Usar metano e gás carbônico. 
	
	Usar carbono inorgânico e carbono orgânico. 
	
	Usar carbono da água e do ar. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408880054)
	3a sem.: BIOMOLÉCULAS
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	São considerados critérios de inclusão para caracterizarem os aminoácidos de características orgânicas nas cadeias laterais apolares: (CAMPBEL. 2000). I. Essa cadeia não apresenta capacidade de doar ou receber e-.; II. Forma ligação do tipo covalente.; III. Não forma ligações tipos iônicas. IV. Forma ponte de hidrogênio. São verdadeiras: 
		
	
	I, III e IV apenas.
	
	I, II, e III apenas. 
	
	II e IV apenas. 
	
	II, III e IV apenas. 
	
	I e III apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408788137)
	3a sem.: Proteínas
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	As proteínas podem ser classificadas quanto à estrutura em primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. O tipo de estrutura terciária corresponde a um ¿enovelamento¿ de cadeias polipeptídicas em configuração secundária. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, os tipos de proteínas com seu exemplo e em seguida marque a resposta correta: ( a ) Estrutura Primária ( ) Colágeno ( b ) Estrutura Secundária ( ) Mioglobina ( c ) Estrutura Terciária ( ) Hemoglobina ( d ) Estrutura Quaternária ( ) Insulina 
		
	
	b, d, c, a
	
	b, c, d, a
	
	a, b, c, d
	
	c, a, b, d
	
	b, c, a, d
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408741810)
	3a sem.: ENZIMAS
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O milho verde recém-colhido costuma ter um sabor adocicado, semelhante ao encontrado no milho em enlatado. Um ou dois dias após a colheita, o milho já não exibe um sabor tão doce. Isso ocorre porque cerca de 50% dos carboidratos, responsáveis pelo sabor doce, são convertidos em amido 24h após a colheita. Uma das formas de preservar o sabor do milho necessita dos 3 passos a seguir: 1 - Descascar o milho e mergulhar as espigas em água fervente por alguns minutos; 2 - Resfriar as espigas rapidamente em água corrente ou gelada; 3 - Conservar as espigas ou os grãos de milho na geladeira até o momento do consumo; O procedimento descrito acima preserva o sabor doce do milho pelo seguinte argumento:
		
	
	O choque térmico converte as proteínas do milho em amido. As proteínas ocupam o lugar do amido que seria formado espontaneamente.
	
	O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente a transformação desses carboidratos em amido.
	
	A água fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos de milho, impedindo a absorção de oxigênio e a oxidação da glicose.
	
	Os microrganismos que convertem os carboidratos do milho em amido são mortos pelo aquecimento.
	
	As enzimas responsáveis pela conversão dos carboidratos do milho são desnaturadas pelo tratamento com água fervente.
		
	
	
	 
	
	Período de não visualização da prova: desde até .

Continue navegando