Buscar

PLANO DE AULA - voleibol2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
DISCIPLINA: Educação Física		
PROFESSOR: Marcos Dieison Maia dos Santos
TEMA: Voleibol
DATA: 16 de fevereiro de 2016
LOCAL: Colégio Dom Carlos
SÉRIE: 7ºano
Nº de alunos: 25
DURAÇÂO: 50 minutos
Objetivo Geral: vivencia e pratica do voleibol, toque por cima.
Materiais: bolas de voleibol e balão de ar.
Aquecimento: Mãe cola. Alunos espalhados por um local determinado pelo professor, um aluno de posse de uma bola de voleibol. O aluno que estiver com a bola será o pegador. O aluno que for pego só poderá ser descolado quando algum colega passar por entre as pernas, assim sendo descolado.
Desenvolvimento 
Dar aos alunos um balão de ar, cada aluno enche o seu. Alunos dispersos pelo local com posse de um balão. Alunos executam o toque por cima livremente pelo local. 
Em duplas. Um aluno fica na posição de expectativa e com os braços prontos para executar o toque por cima, o outro aluno lança a bola, o aluno executor deve entrar embaixo da bola, mas não rebate a bola de primeira, mas segura ela, observando se seu corpo está na posição correta, então lança a bola para o colega. Após um tempo ou um determinado número de repetições, trocam-se as posições. Fazer o mesmo exercício com deslocamentos. 
Em duplas, um aluno de cada lado da quadra na linha dos três metros. Um aluno com bola. O aluno que não estiver com a bola irá se deslocar até próximo a rede e o colega vai lançar a bola e ele deve pegar em posição de toque, após pegar a bola, ele vai arrumar seu posicionamento e lançar essa bola, voltar a linha dos três metros e novamente e correr próximo a rede. Após o aprimoramento o aluno pode fazer movimento de toque sem parar para corrigir o movimento. Troca se as posições a cada 5 toques. 
Em duplas, um da dupla senta e outro em pé, o aluno sentado de pernas afastadas segurando a bola sobre sua cabeça. O aluno sentado realizará extensões do cotovelo para cima e para baixo. Um outro aluno, que estará em pé à sua frente, colocará uma das mãos sobre a bola exercendo uma pequena resistência, de modo que o executante possa sentir o trabalho de musculatura necessário para a realização do movimento. 
Em duplas. Iniciar com a bola nas mãos sem arremessar, somente fazendo o movimento e o colega corrigindo, depois inverte, em seguida começar a trocar passes, iniciar os toques próximo, em seguida se afastar gradativamente a distância que conseguem executar com poucos erros.
Volta a calma: 
Coloca-se os alunos em um semicírculo. Um a um irão vir a frente dos colegas e simular um objeto com as próprias mãos! Quem adivinhar vai para o centro.
Referência
Bojikian, J. C. M. Bojikian, L. P. Ensinando Voleibol. – 5ª Edição revisada e ampliada. – São Paulo: Phorte, 2012.

Continue navegando

Outros materiais