Buscar

AV2 Etica na Saude

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: ÉTICA NA SAÚDE      
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0    Nota do Trab.: 0   Nota de Partic.: 2     Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 37164)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Lúcio é gerente de uma multinacional muito importante, ele ganha muito bem e só pensa em crescer na empresa até chegar a diretor, sem importar o que é necessário fazer para chegar a esse posto de trabalho. Ele só pensa em aperfeiçoar seu trabalho e não pensa em casar, ter filhos ou participar de grupos e atividades que o façam perder o foco. Correlacione a sentença com a noção das conseqüências sociais do ato moral.
		
	
Resposta: A moral é o conjunto de regras determinada por uma sociedade. O ato moral, logo, é as vivencia dessas regras. Portanto Lúcio não se importa com que pode ser feito para chegar ao posto de trabalho que ele deseja, não se importando se irá prejudicar alguém ou ferir as "leis" que regem a moral. Isso caracteriza Lucio como um sujeito que não se importa com o ato moral, e visa somente o sucesso dele mesmo.
	
Gabarito: O ato moral é provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade. As referências históricas criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). As conseqüências sociais do ato de Lúcio é que a sociedade atual tem adiado o casamento em prol do estudo e trabalho; além do prejuízo de muitos para o progresso de poucos. A questão certo/errado é posta em questão.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 37190)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ana está internada em um hospital para fazer exames, pois se queixa de dores fortes. Entretanto, a equipe de saúde suspeita que Ana tenha Síndrome de Munchausen, pois seus exames básicos tiveram resultados muito significativos. Uma enfermeira da equipe viu Ana alterando o exame de urina e fezes. Ana pede para ver seu prontuário. Correlacione a sentença com as discussões bioéticas acerca da humanização da relação de saúde e direitos do paciente.
		
	
Resposta: Ana deve ser tratada com o respeito que lhe é devido, pois apresenta uma doença de aspecto psicologico. Por isso, Ana tem o direito de ver seu prontuário, além de ser orientada pelo seu diagnóstico para que a mesma possa se tratar.
	
Gabarito: A medicina brasileira incorporou os preceitos de humanização da relação de saúde e direitos do paciente em seu Código de Ética Médica desde 1988 e o Ministério da Saúde, através das Portarias nº 1286 de 26/10/93- art.8º e nº 74 de 04/05/94 estabelece uma listagem com 35 Direitos dos Pacientes que procuram estabelecer os parâmetros mínimos de uma relação ética entre médicos, paciente e instituições de saúde, assegurando a pacientes direitos que vão desde o acesso ao seu prontuário até receitas com letras legíveis dentre muitos outros aspectos. O Ministério da Saúde criou ainda no ano 2000 o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), constituído por uma comissão voltada para a elaboração de um conjunto de ações integradas que objetivam a transformação da cultura de atendimento de saúde no Brasil. Independente do maior ou menor sucesso destas legislações e iniciativas, o que fica evidente é que não se conseguirá um processo de humanização através de procedimentos burocráticos ou leis que o imponham. Se, naturalmente este aspecto legal é importante, muito mais eficaz são novas abordagens na formação de profissionais de saúde, contemplando esta visão antropológica e humana de suas atividades, além da consciência destes profissionais da necessidade de ações voltadas para o respeito e a dignidade no trato com o outro ser humano. Ana merece ser respeitada, pois apresenta questões psicológicas graves que devem ser levadas em consideração, além do contexto de suas ações. Ana tem o direito de ver seu prontuário e de ter esclarecimentos e cuidados no que se refere ao seu quadro clínico.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 602957)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O psicólogo Norte ¿ Americano Lawrence Kohlberg (1927-1987) estudou a relação entre julgamneto moral e comportamento, comprovada por experimentos de Stanley Miglgram na década de 1960 sobre obediência à autoridade. Em um deles, estudantes supunham aplicar choques elétricos em um companheiro que estaria na sala contígua. Mesmo instruídos de que se ultrapassem certa intensidade os choques seriam dolorosos e até mortais, quando esses níveis eram atingidos, consultavam o ¿médico¿ que acompanhava o experimento e recebiam firme orientação para continuar. Cerca de 70% dos participantes cumpriram ordens que poderiam ter sido letais, caso não se tratasse de uma simulação e 30% não cumpriram a ordem. Dentro desse experimento podemos concluir que os 30% que não cumpriram a ordem tinham:
		
	
	Autonomia nas suas decisões sem obrigação moral e sem virtude,
	
	Autonomia para desobedecer a ordem data, por que eram sujeitos amoral
	 
	Autonomia nas suas decisões com consciência da obrigação moral e capacidade de ação,
	
	Autonomia, no entanto não eram presos a obrigações pré-estabelecidas.
	
	Autonomia e sem respeitar as regras de conduta
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 50512)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As bases filosóficas da bioética começaram após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionadas a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a idéia que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Assim, tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para:
		
	
	paralisar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	atrasar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	cindir a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	 
	acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	roubar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 268548)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em:
		
	 
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	Não dimensionarem a vazão da água e a perda hormonal pela evaporação.
	
	Usarem Testosterona. Na verdade deveriam usar adrenalina que surte efeito mais rápido.
	
	Usarem uma grande quantidade. Isto pode gerar riscos aos fetos em gestação.
	
	A Bioética não versa sobre pesquisas em reservatórios de água.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 234410)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A principal característica dos chamados DIREITOS FUNDAMENTAIS, que os diferenciam de todos os demais direitos da pessoa é que:
		
	
	São direitos originais do ser humano, sempre existiram, desde os tempos bíblicos e sempre existirão independentes de qualquer fator sociocultural.
	
	São direitos que só podem ser anulados em caso da própria pessoa autorizar.
	 
	São considerados como cláusulas inatingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, não podem ser alterados por legislações.
	 
	São direitos que estão asseguradospor legislações democráticas, tais como votar, ter liberdade religiosa, expressar-se, etc...
	
	São os direitos utilizados para fundamentar as leis e constituições democráticas de diversas culturas e sociedades.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 612887)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A reprodução assistida é um tema que suscita muitas discussões em sociedade. A esse respeito leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta: I - A partir da década de 90 as sociedades médicas começaram a inserir diretrizes éticas no que se refere às tecnologias de reprodução assistida. II - No Brasil, em 1992, o Conselho Federal de Medicina deu parecer negativo à todas as práticas relacionadas à reprodução assistida. III - A partir do primeiro bebê de proveta, na Inglaterra, as práticas de reprodução assistida se intensificaram em todo o mundo. IV - A fertilização in vitro é uma técnica que só existe na discussão teórica, pois na prática nunca foi realizada. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, III e IV
	
	III e IV
	
	I e II
	
	I, II e IV
	 
	I e III
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 180184)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A principal distinção entre a eutanásia ativa e passiva é que na primeira é cometida uma ação (injeção letal, por exemplo), enquanto que na eutanásia passiva há uma omissão como a não instalação de um procedimento terapêutico ou seu encerramento. É correto afirmar que:
		
	
	A eutanásia passiva é mais invasiva do que a eutanásia ativa e, portanto, é menos aceita pela comunidade médica mundial.
	
	A eutanásia ativa se dá em função de uma decisão do paciente e, portanto, nunca pode ser revogada.
	
	A eutanásia passiva é o mais agressivo tipo de eutanásia e o mais repudiado pelos médicos e pacientes.
	 
	A eutanásia passiva acata a decisão do paciente de não se submeter a um determinado tipo de procedimento.
	
	A eutanásia ativa é aceita em todos os países do mundo e é aceita pela comunidade médica mundial.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 180200)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito a situações de epidemia, um aspecto ético importante a ser considerado é o da alocação de recursos de saúde, que sempre se tornam escassos em relação à demanda em condições epidêmicas. Instalações sanitárias, equipamentos, medicamentos, recursos humanos especializados, precisam ter seus critérios de distribuição e priorização claramente definidos. Diante do exposto é correto afirmar que:
		
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar os critérios coletivos, pois as pessoas ainda não contaminadas devem receber informações adequadas em detrimento dos recursos disponíveis para a prevenção da doença, que estarão disponibilizados para os critérios individuais.
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar apenas os critérios coletivos para a priorização de recursos, portanto, para que a doença não progrida deve-se evitar alocação de recursos em prevenção.
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar os critérios individuais, pois as pessoas contaminadas precisam de todos os recursos disponíveis para a sua recuperação, independente do avanço da doença pelo restante do território.
	 
	Em situações de epidemia é preciso avaliar os critérios individuais e coletivos para a priorização de recursos e é importante considerar que a doença não deve progredir, portanto, deve haver prevenção para que as pessoas ainda não contaminadas não desenvolvam a doença.
	
	Em situações de epidemia é preciso avaliar apenas os critérios individuais para a priorização de recursos e é importante considerar que a doença deve progredir, portanto, não é necessário investir em prevenção.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 180240)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os profissionais de saúde submetem-se em sua atividade a tensões psicológicas provenientes do contato permanente com a dor alheia, tensões relativas ao seu desempenho que pode representar a diferença entre a vida e a morte de pessoas, além das pressões que muitos trabalhadores vivenciam, independente de suas áreas de atuação, como as condições salariais e de trabalho. Diante do exposto, é correto afirmar que:
		
	
	O hospital deve ter como foco principal o estudo de doenças e o avanço tecnológico, não devendo investir em relações humanas.
	
	O gestor de unidades de saúde deve investir somente em um aspecto da atenção em humanização da saúde: o relacionamento do médico com o paciente.
	
	Esses profissionais aprendem sozinhos a criar mecanismos de defesa e não precisam de cuidados ou atenção.
	
	Todo o processo de humanização em saúde deve passar exclusivamente pelo treinamento e capacitação das atendentes que recebem os pacientes no hospital.
	 
	Cuidar destes profissionais e humanizar suas relações de trabalho é o passo inicial de qualquer processo de atenção.

Outros materiais