Buscar

Estratégias para incentivar o respeito em sala de

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estratégias para incentivar o respeito em sala de aula
Estudo e formação docente
ATPC 05/04/2016
PC – Giuliana Ambrizzi Marcondes
Um dos fatores subjacentes a qualquer sala de aula eficiente é o respeito mútuo entre professor e alunos. Alguns educadores sentem que esse é o fator determinante de sucesso no ensino e na gestão da classe. É imperativo que os professores reconheçam a sua importância e trabalhem para facilitar o desenvolvimento de uma via de mão dupla de respeito. Há diversas maneiras para solicitar e transmitir respeito.
Consistência
Uma maneira de obter o respeito dos alunos é sendo coerente no que você diz e faz, especialmente na aplicação de consequências para a violação de regras. Os alunos gostam da previsibilidade no seu dia, que acontece quando a rotina da sala de aula é consistente. A previsibilidade ajuda a manter um ambiente estruturado e promove o desenvolvimento do autocontrole dos alunos.
Confiança 
Exale um alto nível de confiança. Para ganhar o respeito e confiança dos alunos, os professores devem ter e demonstrar a mesma atitude através da linguagem corporal e tom de voz. O respeito é conquistado, mas mais facilmente obtido se o educador tem confiança em seu comando da sala de aula. Os alunos veem o professor como um comandante confiante e competente -- digno de respeito.
Exija respeito
Os alunos precisam conhecer suas expectativas e outras atitudes não podem ser toleradas na sala de aula. Ver a troca respeitosa irá ajudá-los a compreender essas expectativas e servir como um modelo de comportamento aceitável. Além disso, os alunos precisam aprender a mostrar respeito pelos seus colegas e esperar o mesmo em troca. O professor é fundamental para o desenvolvimento desse sentimento entre os alunos. Ele deve impor o respeito mútuo como uma expectativa rotineira da classe. O comportamento contrário é inaceitável.
Seja justo e não tenha favoritos
Muitos professores demostram favoritismos -- intencionalmente ou não --, uma prática desleal que favorece o ressentimento nos alunos que não recebem tratamento preferencial. Os professores são humanos, por isso, é possível que eles realmente tenham favoritos. No entanto, trabalhe duro para não cometer imprudências contra os estudantes, permitindo-lhes começar cada dia do zero, tratando-os igualmente para desenvolver o respeito. Trate todos sempre da mesma forma.
Vamos conversar sobre...
O que eu preciso fazer para ter mais respeito nas minhas aulas?
O que eu faço que me dá um retorno positivo?
Vamos socializar?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais