Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

· Os seres vivos são formados por substâncias inorgânicas e substâncias orgânicas.
· Na matéria que constitui os seres vivos, predominam certos elementos químicos: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S)
- CHONPS
Bio√est → O carbono é o constituinte essencial de todas as moléculas orgânicas. É a versatilidade dos átomos de carbono, que podem ligar-se entre si e com átomos de diversos elementos químicos, que torna possível a grande variedade de moléculas orgânicas.
· SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS
· ÁGUA
· É a substância mais abundante em qualquer ser vivo
· É composta por um átomo de oxigênio (O) e dois átomos de hidrogênio (H), que estão ligados formando um ângulo de 104,5º.
· È uma molécula polar, apresentando uma região positiva (hidrogênios) e uma negativa (oxigênio) – por isso é chamada de bipolo.
· As moléculas de água estão unidas por pontes de hidrogênio.
· Funções da água
· Atua como solvente natural para muitos dos componentes encontrados nas células.
· 
Age	como	meio	de	dispersão	de	colóides citoplasmáticos.
· Participa das reações por desidratação ou por hidrólise.
· Atua como moderador térmico.
· Atua como lubrificante de partes do organismo.
· Serve como meio de transporte de substâncias pelo organismo.
Bio√est → Devido à grande capacidade que a água apresenta de dissolver um número muito alto de substâncias ela é considerada um solvente praticamente universal.
· Variação da taxa de água
· A taxa de água pode variar de acordo com a(o):
▫ Idade – quanto maior a idade, menor a taxa de água.
▫ Metabolismo – quanto maior o metabolismo, maior a taxa de água.
▫ Espécie – varia de espécie para espécie.
· SAIS MINERAIS
· São substâncias inorgânicas encontradas em pequena quantidade no organismo dos seres vivos e que participam da sua constituição e do seu metabolismo.
· São encontrados no organismo de três formas:
▫ Dissolvidos na forma de íons nos líquidos do corpo.
▫ Cristalizados.
▫ Combinados com moléculas orgânicas.
· Os principais sais minerais são:
▫ Cálcio – componente importante dos ossos e dos dentes. Essencial à coagulação do sangue; necessário para o funcionamento normal de nervos e músculos.
▫ Cloro – principal ânion no líquido extracelular. Importante no balanço de líquidos do corpo; forma o ácido clorídrico do estômago.
▫ Ferro – componente da hemoglobina, mioglobina e enzimas respiratórias. Fundamental para a respiração celular e sua falta provoca um tipo de anemia.
▫ Fósforo – componente importante dos ossos e dos dentes. Essencial para o armazenamento e a transferência de energia no interior das células (componente do ATP); componente do DNA e do RNA.
▫ Magnésio – Forma a molécula de clorofila; componente de muitas coenzimas. Necessário para o funcionamento normal de nervos e músculos.
▫ Sódio – Principal cátion no líquido extracelular. Importante no balanço de líquidos do corpo; essencial para a condução do impulso nervoso.
▫ Potássio – Principal cátion no interior das células. Age com o sódio no equilíbrio dos líquidos do corpo e na
BIOQUÍMICA I
1
condução do impulso nervoso.
▫ Iodo – Componente dos hormônios da tireóide, que estimula o metabolismo.
▫ Flúor – Componente dos ossos e dos dentes. Protege os dentes contra as cáries.
· SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS
· GLICÍDIOS
· São conhecidos como carboidratos, hidrato de carbono e açúcares.
· São moléculas orgânicas constituídas basicamente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
· Representam a principal fonte de energia para os seres vivos e estão presentes em diversos tipos de alimentos.
· São compostos pouco energéticos, porém de fácil quebra – A maioria é solúvel em água, pois são compostos polares.
· Apresentam como forma geral C(H2O)n
· Funções dos glicídios
· Principal fonte energética do organismo.
· Constituinte da membrana plasmática.
· Papel estrutural.
· Participa da composição dos ácidos nucléicos (DNA e RNA) e da molécula de ATP.
· Classificação dos glicídios
▫ Monossacarídeos
· São os glicídios mais simples, apresentando entre 3 a 7 carbonos na molécula.
· São conhecidos como oses.
· Por serem os mais simples não podem ser quebrados pela digestão em carboidratos menores.
· Os nomes dados aos monossacarídeos dizem respeito ao número de átomos de carbono da molécula mais a terminação ose.
▫ Oligossacarídeos
· São glicídios formados pela união de duas a dez moléculas de monossacarídeos.
· Os oligossacarídeos mais importantes são os
dissacarídeos.
· Dissacarídeos:
São os glicídios formados pela união de dois monossacarídeos, e os principais são: sacarose, lactose e maltose.
São solúveis em água, porém para serem aproveitados como fonte de energia precisam ser quebrados por reações de hidrólise e originar monossacarídeos.
Bio√est → A maltose também é obtida a partir da digestão do polissacarídeo amido. Isso ocorre no nosso tubo digestivo, a partir de hidrólise, com a atuação de enzimas.
Bio√est → A ligação entre dois carboidratos é denominada de ligação glicosídica e ocorre através de uma síntese por desidratação, liberando uma molécula de água (H2O).
▫ Polissacarídeos
ligação glicosídica
· Os	principais	são:	glicose,	frutose,	ribose, desoxirribose e galactose.
· 
São os glicídios formados pela união de mais de dez monossacarídeos e sendo considerados polímeros – denominação que se dá a moléculas constituídas pela repetição de várias unidades idênticas, os monômeros.
· São insolúveis em água e podem ser desdobrados em açúcares simples por hidrólise.
Bio√est → Sua insolubilidade é vantajosa para os seres vivos, pois permite que eles funcionem como armazenadores de energia e que participem como componentes estruturais da célula.
· Os principais são:
Amido	– reserva energética dos vegetais, sendo encontrado nas raízes, caule e sementes.
Glicogênio	– reserva energética dos animais, sendo encontrado nos músculos e no fígado.
· 
Podem ser saturados (possuem apenas ligações simples entre os átomos de carbono) ou insaturados (além de ligações simples apresentam duplas e triplas ligações entre átomos de carbono).
· São representados pelas gorduras e pelos óleos.
Gorduras	Óleos
Celulose – é o polissacarídeo estrutural dos vegetais, compondo a parede celular dos mesmos e de certos protistas.
Compostas por ácidos graxos
saturados.
A temperatura ambiente são
sólidas.
Compostos por ácidos graxos
insaturados.
A temperatura ambiente são
líquidos.
Quitina e Ácido Hialurônico – São os polissacarídeos estruturais dos animais. Apresentam na sua constituição nitrogênio, por isso são denominados polissacarídeos nitrogenados.
Bio√est → A parede celular dos fungos é composta por quitina e a pectina é um polissacarídeo presente na parede celular dos vegetais.
· LIPÍDIOS
· São compostos orgânicos insolúveis em água - são compostos apolares, sendo solúveis em solventes orgânicos como o éter e o álcool.
· São compostos altamente energéticos, porém de difícil quebra e por isso não são preferidos pelo organismo.
· São moléculas orgânicas constituídas basicamente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
· Os lipídios são armazenados nos animais no tecido adiposo, formando a tela subcutânea e nos vegetais, principalmente nas sementes.
· Os lipídios mais conhecidos são as gorduras e os óleos.
Bio√est → O excesso de glicogênio é transformado em lipídios no fígado.
· Funções dos lipídios
· É a principal reserva energética do organismo dos seres vivos.
· Constituinte da membrana plasmática.
· Papel estrutural.
· Atuam como isolante térmico.
· Funciona como amortecedor de choques mecânicos.
· Atuam como impermeabilizantes.
· Atuam como mensageiros químicos nos tecidos dos vertebrados.
· Classificação dos lipídios
▫ Glicerídeos
· São formados pela união do glicerol (álcool) + um ou mais ácidos graxos (ácido cadeia longa).
A maioria é de origem animal. A maioria é de origem vegetal.
· Representam a principal reserva energética dos seres vivos.
▫ Cerídeos
· São formados pela união de um álcool de cadeia longa + ácidosgraxos.
· São altamente insolúveis em água, atuando com os principais lipídios impermeabilizantes.
· Os principais cerídeos são as ceras, como a da carnaúba, do ouvido humano e do favo da abelha.
▫ Esteróides
· São formados por átomos de carbono interligados formando quatro anéis carbônicos, aos quais estão ligados cadeias carbônicas, grupo hidroxila ou átomos de oxigênio.
· São esteróides os hormônios sexuais, os corticosteróides, o colesterol, a vitamina D e os sais biliares.
Bio√est → O colesterol pode ser transportado no sangue humano associado a lipoproteínas plasmáticas. Essas lipoproteínas podem ser de baixa densidade, identificadas pela sigla LDL (Low Density Lipoprotein), ou de alta densidade, identificadas pela sigla HDL (High Density Lipoprotein). A lipoproteína LDL-colesterol fornece colesterol aos tecidos, sendo por isso chamada “mau
colesterol”; já a HDL-colesterol, chamada “bom colesterol”,
remove o excesso de colesterol do sangue, transportando-o para o fígado – único órgão de nosso corpo capaz de eliminar colesterol.
▫ Fosfolipídios
· São moléculas compostas de duas cadeias de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerol e associada a um ácido fosfórico e a uma molécula nitrogenada.
É componente da membrana plasmática.
Apresenta uma região hidrófila (polar) e outra hidrofóbica (apolar).
▫ Carotenóides
· São pigmentos de cor vermelha, laranja ou amarela.
· São insolúveis em água.
· Estão presentes nas células das plantas atuando com a molécula de clorofila na fotossíntese.
· Nos animais participam da formação da vitamina A.
▫ Prostaglandinas
· O nome deriva de terem sido descobertas em nas secreções da próstata.
· São produzidas por quase todas as células do corpo.
· São derivadas do ácido araquidônico.
· Atuam como mensageiros químicos em muitos tecidos do corpo.
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image1.jpeg
image2.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina