Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original
Contabilidade Empresarial Exercício – Duplicatas Descontadas e Aplicações Financeiras Atenção: As Demonstrações de Resultado do Exercício e os Balanços Patrimoniais foram levantados após cada operação realizada pela empresa apenas com o intuito de demonstrar as variações ocorridas. A empresa Revisão, em 31/12/20X0, apresenta os seguintes saldos em seu Balanço Patrimonial: BP em 31/12/20X0 ATIVO PASSIVO Bancos 5.000 Fornecedores 5.000 Materiais 10.000 Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Total do Ativo 15.000 Total do Passivo + PL 15.000 1. Em 01/03/20X1, a empresa Revisão prestou serviços, a prazo (90 dias – portanto, 30/05/20X1), no valor de R$ 5.000. Neste serviço, aplicou materiais no valor de R$ 1.500. BP em 01/03/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas a Receber Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 2. Em 01/04/20X1, a empresa Revisão prestou serviços, a prazo (30 dias – 01/05/20X1), no valor de R$ 12.500. Neste serviço, aplicou materiais no valor de R$ 8.500. BP em 01/04/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas a Receber Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 3. Pela necessidade de dinheiro em caixa, para adquirir mais materiais e pagar seus fornecedores, a empresa Revisão descontou em 01/04/20X1 no Banco Garantia, uma duplicata no valor de R$ 5.000, que tem vencimento previsto para 01/06/20X1. O Banco, no momento do desconto da duplicata, cobrou R$ 200 de juros para o período de 60 dias e R$ 50 de despesa bancária. Duplicata (-) Juros (-) Despesa bancária Valor recebido 4.750 DRE de 01/03/20X1 (=) DRE de 01/04/20X1 Receita de Serviços 12.500 (-) Despesas de Materiais (8.500) (=) Lucro Líquido 4.000 Lançamentos contábeis Lançamentos contábeis Lançamentos contábeis – Em 01/04/20X1 BP em 01/04/20X1 (2) ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 4. Em 15/04/20X1 a empresa Revisão pagou o saldo de fornecedores. D – Fornecedores 5.000 C – Banco 5.000 BP em 15/04/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Patrimônio Líquido Capital Social Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 5. Em 20/04/20X1 a empresa Revisão adquiriu materiais a serem aplicados na prestação de serviços, a prazo, no valor de R$ 4.000. BP em 20/04/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores 4.000 Materiais Duplicatas Descontadas 5.000 Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer (250) Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 7.500 Total do Ativo Total do Passivo + PL 26.250 AJUSTE - Em 30/04/20X1 – JUROS A TRANSCORRER BP em 30/04/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Patrimônio Líquido Capital Social Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 6. Em 01/05/20X1, recebimento de Duplicata no valor de R$ 12.500. BP em 01/05/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Patrimônio Líquido Capital Social Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL DRE de 30/04/20X1 (=) Lançamento contábil Lançamento contábil 7. Em 20/05/20X1, a empresa Revisão prestou serviços, à vista (em cheque), no valor de R$ 3.000. Aplicou R$ 1.200 de materiais neste serviço. BP em 20/05/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Patrimônio Líquido Capital Social Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL AJUSTE - Em 30/05/20X1 – JUROS A TRANSCORRER BP em 31/05/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Patrimônio Líquido Capital Social Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 8. Em 31/05/20X1, a empresa Revisão recebeu um aviso do Banco Garantia que a duplicata de R$ 5.000 foi liquidada pelo cliente. BP em 31/05/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Patrimônio Líquido Capital Social Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 9. Em 25/06/20X1, a empresa realizou uma aplicação financeira no valor de R$ 10.000. O resgate, no valor de R$ 11.500 está previsto para o dia 24/08/20X1. No momento do resgate, o banco reterá 20% de IR. DRE de 20/05/20X1 (=) Lucro Líquido DRE de 31/05/20X1 (-) Despesas Financeiras (=) Prejuízo Lançamentos contábeis Lançamento contábil Lançamento contábil Lançamentos contábeis BP em 25/06/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Aplicação Financeira Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar Capital Social Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 10. AJUSTE – Em 30/06/20X1 – RECEITA FINANCEIRA D – Receita Financeira a Apropriar 125 Rendimento da aplicação = R$ 1.500 / 60 dias x dias = C – Receita Financeira 125 BP em 30/06/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Aplicação Financeira Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar Capital Social Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 11. Em 01/07/20X1, a empresa realizou uma aplicação financeira pós-fixada no valor de R$ 2.250 à taxa de 2% ao mês, mais variação monetária. D – Aplicação Financeira 2.250 C – Banco 2.250 BP em 10/07/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Aplicação Financeira – Prefixada Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar Capital Social Aplicação Financeira – Pós-fixada Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 12. Em 31/07/20X1 (A) A inflação do mês de julho/20X1 foi de 1,5%. D – Aplicação Financeira Aplicação 2.250,00 C – Variação Monetária Variação Monetária C – Receita Financeira Subtotal Rendimento no período Total 2.329,43 (B) AJUSTE – Receita Financeira a Apropriar da Aplicação Financeira PREFIXADA D – Receita Financeira a Apropriar DRE de 30/06/20X1 Receita Financeira (=) Lucro Líquido DRE de 31/07/20X1 Receita Financeira Variação Monetária (=) Lucro Líquido Lançamentos contábeis Lançamentos contábeis Lançamentos contábeis Lançamentos contábeis BP em 31/07/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Aplicação Financeira – Prefixada Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar Capital Social Aplicação Financeira – Pós-fixada Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL 13. Em 24/08/20X1 – RESGATE DA APLICAÇÃO FINANCEIRA PREFIXADA, COM RETENÇÃO DE IR DE 20%. Pelo reconhecimento da Receita Financeira D – Receita Financeira a Apropriar 600,00 C – Receita Financeira 600,00 BP em 24/08/20X1 ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Aplicação Financeira – Prefixada Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar Capital Social Aplicação Financeira – Pós-fixada Lucro Acumulado Total do Ativo Total do Passivo + PL Pelo reconhecimento do resgate e da retenção do IRRF D – Banco 11.500 C – Aplicação Financeira 11.500 D – IRRF a Compensar 300 C – Banco 300 BP em 24/08/20X1 (2) ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Aplicação Financeira – Prefixada Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar Capital Social Aplicação Financeira – Pós-fixada Lucro Acumulado IRRF a Compensar Total do Ativo Total do Passivo + PL (A) Em 31/08/20X1 - A inflação do mês de agosto/20X1 foi de 2,5% D – Aplicação Financeira 105,99 Aplicação 2.329,43 C – Variação Monetária 58,24 Variação Monetária C – Receita Financeira 47,75 Subtotal Rendimento no período Total BP em 31/08/20X1 DRE de 31/07/20X1 Receita Financeira (=) Lucro Líquido DRE de 31/08/20X1 Receita Financeira Variação Monetária (=) Lucro Líquido ATIVO PASSIVO Bancos Fornecedores Materiais Duplicatas Descontadas Duplicatas a Receber Juros a Transcorrer Aplicação Financeira – Prefixada Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar Capital Social Aplicação Financeira – Pós-fixada Lucro Acumulado IRRF a Compensar Total do Ativo Total do Passivo + PL Lançamentos contábeis Lançamentos contábeis Lançamentos contábeis Contabilidade Empresarial RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO – Duplicatas Descontadas e Aplicações Financeiras Atenção: As Demonstrações de Resultado do Exercício e os Balanços Patrimoniais foram levantados após cada operação realizada pela empresa apenas com o intuito de demonstrar as variações ocorridas. A empresa Revisão, em 31/12/20X0, apresenta os seguintes saldos em seu Balanço Patrimonial: BP em 31/12/20X0 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 5.000 Fornecedores 5.000 Materiais 10.000 Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Total do Ativo 15.000 Total do Passivo + PL 15.000 1. Em 01/03/20X1, a empresa Revisão prestou serviços, a prazo (90 dias – portanto, 01/06/20X1), no valor de R$ 5.000. Neste serviço, aplicou materiais no valor de R$ 1.500. D – Duplicatas a Receber 5.000 C – Receita de Serviços 5.000 D – Custo do Serviço Prestado (CSP) 1.500 C – Materiais 1.500 BP em 01/03/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 5.000 Fornecedores 5.000 Materiais 8.500 Duplicatas a Receber 5.000 Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado* 3.500 Total do Ativo 18.500 Total do Passivo + PL 18.500 * Transferido para Lucro Acumulado para simplificar a resolução do exercício. 2. Em 01/04/20X1, a empresa Revisão prestou serviços, a prazo (30 dias), no valor de R$ 12.500. Neste serviço, aplicou materiais no valor de R$ 8.500. D – Duplicatas a Receber 12.500 C – Receita de Serviços 12.500 D – CSP 8.500 C – Materiais 8.500 BP em 01/04/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 5.000 Fornecedores 5.000 Materiais 0 Duplicatas a Receber 17.500 Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 7.500 Total do Ativo 22.500 Total do Passivo + PL 22.500 3. Pela necessidade de dinheiro em caixa para adquirir mais materiais e pagar seus fornecedores, a empresa Revisão descontou em 01/04/20X1 no Banco Garantia, uma duplicata no valor de R$ 5.000, que tem vencimento previsto para 01/06/20X1. O Banco, no momento do desconto da duplicata, cobrou R$ 200 de juros para o período de 60 dias e R$ 50 de despesa bancária. Em 01/04/20X1 D – Banco 4.750 Duplicata 5.000 D – Juros a Transcorrer 250 (-) Juros (200) C – Duplicatas Descontadas 5.000 (-) Despesa bancária (50) Valor recebido 4.750 DRE de 01/03/20X1 Receita de Serviços 5.000 (-) CSP (1.500) (=) Lucro Bruto* 3.500 DRE de 01/04/20X1 Receita de Serviços 12.500 (-) CSP (8.500) (=) Lucro Bruto 4.000 BP em 01/04/20X1 (2) ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 9.750 Fornecedores 5.000 Materiais 0 Duplicatas Descontadas 5.000 Duplicatas a Receber 17.500 Juros a Transcorrer (250) Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 7.500 Total do Ativo 27.250 Total do Passivo + PL 27.250 4. Em 15/04/20X1 a empresa Revisão pagou o saldo de fornecedores. D – Fornecedores 5.000 C – Banco 5.000 BP em 15/04/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 4.750 Fornecedores 0 Materiais 0 Duplicatas Descontadas 5.000 Duplicatas a Receber 17.500 Juros a Transcorrer (250) Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 7.500 Total do Ativo 22.250 Total do Passivo + PL 22.250 5. Em 20/04/20X1 a empresa Revisão adquiriu materiais a serem aplicados na prestação de serviços, a prazo, no valor de R$ 4.000. BP em 20/04/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 4.750 Fornecedores 4.000 Materiais 4.000 Duplicatas Descontadas 5.000 Duplicatas a Receber 17.500 Juros a Transcorrer (250) Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 7.500 Total do Ativo 26.250 Total do Passivo + PL 26.250 AJUSTE - Em 30/04/20X1 D – Despesas financeiras 125 C – Juros a Transcorrer 125 BP em 30/04/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 4.750 Fornecedores 4.000 Materiais 4.000 Duplicatas Descontadas 5.000 Duplicatas a Receber 17.500 Juros a Transcorrer (125) Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 7.375 Total do Ativo 26.250 Total do Passivo + PL 26.250 6. Em 01/05/20X1, recebimento de Duplicata no valor de R$ 12.500. DRE de 30/04/20X1 (-) Despesas Financeiras (125) (=) Prejuízo (125) BP em 01/05/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 17.250 Fornecedores 4.000 Materiais 4.000 Duplicatas Descontadas 5.000 Duplicatas a Receber 5.000 Juros a Transcorrer (125) Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 7.375 Total do Ativo 26.250 Total do Passivo + PL 26.250 7. Em 20/05/20X1 a empresa Revisão prestou serviços, à vista, no valor de R$ 3.000. Aplicou R$ 1.200 de materiais neste serviço. D – Banco 3.000 C – Receita de Serviços 3.000 D – CSP 1.200 C – Materiais 1.200 BP em 20/05/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 20.250 Fornecedores 4.000 Materiais 2.800 Duplicatas Descontadas 5.000 Duplicatas a Receber 5.000 Juros a Transcorrer (125) Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 9.175 Total do Ativo 28.050 Total do Passivo + PL 28.050 AJUSTE - Em 31/05/20X1 D – Despesa Financeira 125 C – Juros a Transcorrer 125 BP em 31/05/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 20.250 Fornecedores 4.000 Materiais 2.800 Duplicatas Descontadas 5.000 Duplicatas a Receber 5.000 Juros a Transcorrer 0 Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 9.050 Total do Ativo 28.050 Total do Passivo + PL 28.050 8. Em 01/06/20X1 a empresa Revisão recebeu um aviso do Banco Garantia que a duplicata de R$ 5.000 foi liquidada pelo cliente. D – Duplicatas Descontadas 5.000 C – Duplicatas a Receber 5.000 BP em 01/06/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 20.250 Fornecedores 4.000 Materiais 2.800 Duplicatas Descontadas 0 Duplicatas a Receber 0 Juros a Transcorrer 0 Patrimônio Líquido Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 9.050 Total do Ativo 23.050 Total do Passivo + PL 23.050 9. Em 25/06/20X1 a empresa realizou uma aplicação financeira no valor de R$ 10.000. O resgate, no valor de R$ 11.500 está previsto para o dia 24/08/20X1. No momento do resgate, o banco reterá 20% de IR. DRE de 20/05/20X1 Receita de Serviços 3.000 (-) CSP (1.200) (=) Lucro Bruto 1.800 DRE de 31/05/20X1 (-) Despesas Financeiras (125) (=) Prejuízo (125) D – Aplicação Financeira 11.500 C – Receita Financeira a Apropriar 1.500 C – Banco 10.000 BP em 25/06/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 10.250 Fornecedores 4.000 Materiais 2.800 Duplicatas Descontadas 0 Duplicatas a Receber 0 Juros a Transcorrer 0 Aplicação Financeira 11.500 Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar (1.500) Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 9.050 Total do Ativo 23.050 Total do Passivo + PL 23.050 10. AJUSTE – Em 30/06/20X1 D – Receita Financeira a Apropriar 125 Rendimento da aplicação = R$ 1.500 / 60 dias x 5 dias = R$ 125 C – Receita Financeira 125 BP em 30/06/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 10.250 Fornecedores 4.000 Materiais 2.800 Duplicatas Descontadas 0 Duplicatas a Receber 0 Juros a Transcorrer 0 Aplicação Financeira 11.500 Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar (1.375) Capital Social 10.000 Lucro Acumulado 9.175 Total do Ativo 23.175 Total do Passivo + PL 23.175 11. Em 01/07/20X1 a empresa realizou uma aplicação financeira pós-fixada no valor de R$ 2.250 à taxa de 2% ao mês, mais variação monetária. D – Aplicação Financeira 2.250 C – Banco 2.250 BP em 10/07/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 8.000 Fornecedores 4.000 Materiais 2.800 Duplicatas Descontadas 0 Duplicatas a Receber 0 Juros a Transcorrer 0 Aplicação Financeira – Prefixada 11.500 Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar (1.375) Capital Social 10.000 Aplicação Financeira – Pós-fixada 2.250 Lucro Acumulado 9.175 Total do Ativo 23.175 Total do Passivo + PL 23.175 12. Em 31/07/20X1 (A) A inflação do mês de julho/20X1 foi de 1,5%. D – Aplicação Financeira 79,43 Aplicação 2.250,00 C – Variação Monetária 33,75 Variação Monetária 33,75 C – Receita Financeira 45,68 Subtotal 2.283,75 Rendimento no período 45,68 Total 2.329,43 (B) AJUSTE – Receita Financeira a Apropriar da Aplicação Financeira PREFIXADA D – Receita Financeira a Apropriar 775,00 C – Receita Financeira 775,00 DRE de 30/06/20X1 Receita Financeira 125 (=) Lucro Líquido 125 BP em 31/07/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 8.000,00 Fornecedores 4.000 Materiais 2.800,00 Duplicatas Descontadas 0 Duplicatas a Receber 0 Juros a Transcorrer 0 Aplicação Financeira – Prefixada 11.500,00 Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar (600,00) Capital Social 10.000 Aplicação Financeira – Pós-fixada 2.329,43 Lucro Acumulado 10.029,43 Total do Ativo 24.029,43 Total do Passivo + PL 24.029,43 13. Em 24/08/20X1 – RESGATE DA APLICAÇÃO FINANCEIRA PREFIXADA, COM RETENÇÃO DE IR DE 20%. Pelo reconhecimento da Receita Financeira D – Receita Financeira a Apropriar 600,00 C – Receita Financeira 600,00 BP em 24/08/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 8.000,00 Fornecedores 4.000 Materiais 2.800,00 Duplicatas Descontadas 0 Duplicatas a Receber 0 Juros a Transcorrer 0 Aplicação Financeira – Prefixada 11.500,00 Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar 0 Capital Social 10.000 Aplicação Financeira – Pós-fixada 2.329,43 Lucro Acumulado 10.629,43 Total do Ativo 24.629,43 Total do Passivo + PL 24.629,43 Pelo reconhecimento do resgate e da retenção do IRRF D – Banco 11.500 C – Aplicação Financeira 11.500 D – IRRF a Compensar 300 C – Banco 300 BP em 24/08/20X1 (2) ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 19.200,00 Fornecedores 4.000 Materiais 2.800,00 Duplicatas Descontadas 0 Duplicatas a Receber 0 Juros a Transcorrer 0 Aplicação Financeira – Prefixada 0 Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar 0 Capital Social 10.000 Aplicação Financeira – Pós-fixada 2.329,43 Lucro Acumulado 10.629,43 IRRF a Compensar 300,00 Total do Ativo 24.629,43 Total do Passivo + PL 24.629,43 (A) Em 31/08/20X1 - A inflação do mês de agosto/20X1 foi de 2,5% D – Aplicação Financeira 105,99 Aplicação 2.329,43 C – Variação Monetária 58,24 Variação Monetária 58,24 C – Receita Financeira 47,75 Subtotal 2.387,67 Rendimento no período 47,75 Total 2.435,42 DRE de 31/07/20X1 Receita Financeira 820,68 Variação Monetária 33,75 (=) Lucro Líquido 854,43 DRE de 31/07/20X1 Receita Financeira 600 (=) Lucro Líquido 600 BP em 31/08/20X1 ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Bancos 19.200,00 Fornecedores 4.000 Materiais 2.800,00 Duplicatas Descontadas 0 Duplicatas a Receber 0 Juros a Transcorrer 0 Aplicação Financeira – Prefixada 0 Patrimônio Líquido Receita Financeira a Apropriar 0 Capital Social 10.000 Aplicação Financeira – Pós-fixada 2.435,42 Lucro Acumulado 10.735,42 IRRF a Compensar 300,00 Total do Ativo 24.735,42 Total do Passivo + PL 24.735,42 DRE de 31/08/20X1 Receita Financeira 4 7,75 Variação Monetária 58,24 (=) Lucro Líquido 105,99 MATERIAL COMPLEMENTAR Disciplina: Contabilidade Empresarial Professor: Cristiane Nagai FOLHA DE PAGAMENTO IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE O cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre os rendimentos do trabalho passou por alterações relevantes a partir de 1º de janeiro de 2026, em decorrência das mudanças promovidas pela legislação tributária federal. Essas alterações impactam diretamente a apuração do imposto sobre salários e demais rendimentos pagos a pessoas físicas, tornando o tema especialmente relevante para os estudos desenvolvidos na disciplina de Contabilidade Empresarial, na parte de Folha de Pagamento. A partir de 2026, foi ampliada a faixa de isenção do Imposto de Renda para contribuintes com rendimentos mensais de até R$ 5.000,00. Além disso, foi instituído um mecanismo de redução gradual do imposto para rendimentos situados entre R$ 5.000,01 e R$ 7.350,00. Dessa forma, muitos trabalhadores passaram a ter redução ou eliminação do valor do imposto retido diretamente na folha de pagamento. As alterações foram introduzidas pela Lei n. 15.270, de 26 de novembro de 2025, que modificou dispositivos da legislação do Imposto de Renda da Pessoa Física. Embora a tabela progressiva do imposto tenha sido mantida, a nova sistemática criou mecanismos adicionais de redução do imposto devido, exigindo atualização dos procedimentos de cálculo adotados pelas empresas e pelos profissionais da área contábil. Nesse contexto, o estudo do cálculo do IRRF na folha de pagamento torna-se ainda mais importante para a formação do contador, uma vez que a correta aplicação das normas tributárias é fundamental para o cumprimento das obrigações trabalhistas e fiscais das organizações. Assim, a disciplina Contabilidade Empresarial contempla a análise dessas mudanças legislativas, permitindo ao estudante compreender os impactos da nova sistemática tributária sobre os registros contábeis, a elaboração da folha de pagamento e a gestão das obrigações acessórias das empresas. Para complementar a compreensão das alterações promovidas na tributação da folha de pagamento, considere o seguinte exemplo hipotético: Suponha um empregado com remuneração mensal de R$ 6.000,00. Após a dedução da contribuição previdenciária e das demais deduções legais aplicáveis, obtém-se a base de cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Pela sistemática anterior, o imposto seria calculado diretamente com base na tabela progressiva vigente, resultando em determinado valor a recolher. A tabela de incidência mensal do IRRF, válida a partir de janeiro de 2026, é a seguinte: Tabela de Incidência Mensal do IRRF a partir de Janeiro de 2026 Base de cálculo Alíquota Dedução Até R$ 2.428,80 - - De R$ 2.428,81 até R$ 2.826,65 7,5% R$ 182,16 De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 15,0% R$ 394,16 De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 22,5% R$ 675,49 Acima de R$ 4.664,68 27,5% R$ 908,73 Rendimentos previdenciários isentos para maiores de 65 anos: R$ 1.903,98 Dedução mensal por dependente: R$ 189,59 Fonte: Receita Federal, 2026. Pelo fato de ser necessário conhecer o valor do INSS a ser descontado do funcionário para compor a base de cálculo do IRRF, segue abaixo a tabela do INSS válida a partir de 1º de janeiro de 2026. Tabela de Contribuição dos Segurados Empregados, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso, para pagamento de remuneração a partir de 1º de Janeiro de 2026 Salário de Contribuição Alíquota progressiva para fins de recolhimento ao INSS Até R$ 1.621,00 7,5% De R$ 1.621,01 até R$ 2.902,84 9,0% De R$ 2.902,85 até R$ 4.354,27 12,0% De R$ 4.354,28 até R$ 8.475,55 14,0% Fonte: INSS, 2026. Agora vamos aos cálculos. Considere que o empregado não teve outros proventos além do salário e não tem dependentes. Cálculo do IRRF Salário R$ 6.000,00 (-) INSS (R$ 641,51) Base de cálculo do IRRF R$ 5.358,49 x 27,5% (tabela progressiva) R$ 1.473,58 Parcela a deduzir (R$ 908,73) IRRF R$ 564,85 Com as alterações introduzidas a partir de 2026, após a apuração do imposto pela tabela progressiva, deve-se verificar a aplicação do mecanismo de redução destinado aos contribuintes com rendimentos mensais entre R$ 5.000,01 e R$ 7.350,00. Assim, o valor inicialmente calculado é reduzido de acordo com os critérios estabelecidos pela legislação, diminuindo o montante efetivamente retido na fonte. Segue abaixo a tabela de isenção e redução do IR mensal em 2026. Cálculo do INSS R$ 6.000,00 (-) R$ 4.354,27 = R$ 1.645,73 x 14% = R$ 230,40 Desconto da Faixa 1 = R$ 1.621,00 x 7,5% = R$ 121,58 Desconto da Faixa 2 = R$ 2.902,84 (-) R$ 1.621,00 = R$ 1.281,84 x 9% = R$115,36 Desconto da Faixa 3 = R$ 4.354,27 (-) R$ 2.902,84 = R$ 1.451,43 x 12% = R$ 174,17 INSS descontado do empregado = R$ 641,51 * Consulte a explicação detalhada do cálculo do INSS no livro-texto. Tabela de isenção e redução do IR mensal: 2026 Rendimentos tributáveis mensais Redução do imposto Até R$ 5 mil Até R$ 312,89, zerando o imposto De R$ 5.000,01 a R$ 7.350 R$ 978,62 – (0,133145 × renda mensal), até zerar para quem ganha R$ 7.350 A partir de R$ 7.350,01 Sem redução Fonte: Receita Federal, 2026. Continuando o exemplo, o IRRF inicialmente apurado no valor de R$ 564,85 será reduzido em R$ 179,75 (R$ 978,62 – (0,133145 x R$ 6.000,00), resultando, portanto, em um IRRF a ser descontado do empregado no valor de R$ 385,10. Dessa forma, a aplicação da redução prevista na nova legislação poderá resultar em um imposto efetivamente devido inferior, caso em que o trabalhador terá um desconto menor em sua folha de pagamento e, consequentemente, uma renda líquida maior. Vamos a mais um exemplo. Considere um empregado cuja remuneração em determinado mês foi de R$ 7.200,00. Não possui dependentes. O valor do IRRF a ser descontado em folha de pagamento será: Cálculo do IRRF Salário R$ 7.200,00 (-) INSS (R$ 809,51) Base de cálculo do IRRF R$ 6.390,49 x 27,5% (tabela progressiva) R$ 1.757,38 Parcela a deduzir (R$ 908,73) IRRF R$ 848,65 Cálculo do INSS R$ 7.200,00 (-) R$ 4.354,27 = R$ 2.845,73 x 14% = R$ 398,40 Desconto da Faixa 1 = R$ 1.621,00 x 7,5% = R$ 121,58 Desconto da Faixa 2 = R$ 2.902,84 (-) R$ 1.621,00 = R$ 1.281,84 x 9% = R$ 115,36 Desconto da Faixa 3 = R$ 4.354,27 (-) R$ 2.902,84 = R$ 1.451,43 x 12% = R$ 174,17 INSS descontado do empregado = R$ 809,51 * Consulte a explicação detalhada do cálculo do INSS no livro-texto. Cálculo da redução do imposto De acordo com a tabela de isenção e redução do IR mensal 2026, o empregado tem direito à redução do imposto, visto que seus rendimentos tributáveis mensais estão entre R$ 5.000,01 a R$ 7.350. Logo, a redução do IRRF será de R$ 19,98 (R$ 978,62 – (0,133145 × R$ 7.200,00). O valor de IRRF a ser descontado do empregado será, portanto, de R$ 828,67. Como último exemplo, considere um empregado com remuneração mensal no valor de R$ 8.500,00. Possui um dependente para fins de IR. O valor do IRRF a ser descontado em folha de pagamento será: Cálculo do IRRF Salário R$ 8.500,00 (-) INSS (R$ 988,09) (-) Dependente (R$ 189,59) Base de cálculo do IRRF R$ 7.322,32 x 27,5% (tabela progressiva) R$ 2.013,64 Parcela a deduzir (R$ 908,73) IRRF R$ 1.104,91 Cálculo da redução do imposto Nesse caso, o empregado não terá direito à redução do imposto porque, de acordo com a tabela de isenção e redução do IR mensal 2026, para rendimentos tributáveis mensais a partir de R$ 7.350,01 não há redução. Esses exemplos demonstram a importância de o profissional contábil conhecer não apenas a tabela progressiva do Imposto de Renda, mas também os mecanismos complementares instituídos pela legislação. A correta aplicação dessas regras é essencial para garantir a conformidade fiscal da empresa e a adequada apuração dos rendimentos líquidos dos trabalhadores. Dessa forma, a atualização constante do profissional contábil é indispensável para a correta execução dos procedimentos relacionados à folha de pagamento. TRIBUTAÇÃO MÍNIMA PARA ALTAS RENDAS As mudanças promovidas em 2026 também suscitaram discussões acerca do impacto fiscal decorrente da ampliação da faixa de isenção e da redução do imposto para milhões de contribuintes. Estimativas do governo preveem que 16 milhões de pessoas serão beneficiadas (Secom, 2026). Para compensar a Cálculo do INSS Pelo fato de o empregado possuir remuneração em valor superior ao limite máximo da tabela do INSS, desconta-se o valor do teto, que é calculado da seguinte forma: R$ 8.475,55 (-) R$ 4.354,27 = R$ 4.121,28 x 14% = R$ 576,98 Desconto da Faixa 1 = R$ 1.621,00 x 7,5% = R$ 121,58 Desconto da Faixa 2 = R$ 2.902,84 (-) R$ 1.621,00 = R$ 1.281,84 x 9% = R$ 115,36 Desconto da Faixa 3 = R$ 4.354,27 (-) R$ 2.902,84 = R$ 1.451,43 x 12% = R$ 174,17 INSS descontado do empregado = R$ 988,09 * Consulte a explicação detalhada do cálculo do INSS no livro-texto. diminuição da arrecadação resultante desses benefícios, o governo instituiu um mecanismo de tributação mínima aplicável às pessoas físicas de alta renda. O objetivo dessa medida é reforçar o princípio da progressividade tributária, segundo o qual contribuintes com maior capacidade econômica devem contribuir proporcionalmente mais para o financiamento das despesas públicas. Pelas regras propostas, a tributação mínima será aplicada às pessoas físicas que recebam rendimentos anuais superiores a R$ 600 mil. A incidência do imposto complementar ocorrerá de forma progressiva, podendo alcançar uma alíquota efetiva máxima de 10% para contribuintes com rendimentos anuais acima de R$ 1,2 milhão. Para a verificação da renda sujeita à tributação mínima, na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física de 2027 referente aos rendimentos de 2026, serão considerados, além dos rendimentos tradicionalmente tributados, diversos rendimentos que atualmente possuem tributação favorecida ou são isentos na pessoa física. Entre eles destacam-se os lucros e dividendos recebidos de empresas, rendimentos de aplicações financeiras isentas, ganhos distribuídos por determinadas estruturas societárias e outros rendimentos que, embora representem acréscimo patrimonial ao contribuinte, não sofrem incidência direta do Imposto de Renda da Pessoa Física. Por outro lado, alguns valores não integrarão a base de cálculo da tributação mínima, tais como rendimentos provenientes de poupança, indenizações recebidas por danos materiais ou morais, heranças, doações e ganhos decorrentes da venda de bens em situações já contempladas por hipóteses legais de isenção. A legislação também prevê mecanismos para evitar a dupla tributação e assegurar que os tributos já recolhidos sejam considerados no cálculo da carga tributária efetiva. O funcionamento da tributação mínima baseia-se na comparação entre o imposto efetivamente pago pelo contribuinte e a alíquota mínima exigida pela legislação. Caso a carga tributária efetiva fique abaixo do percentual estabelecido, será devido um imposto complementar para atingir o patamar mínimo definido. Dessa forma, contribuintes que concentram seus rendimentos em fontes atualmente pouco tributadas poderão passar a recolher valores adicionais de imposto. Sob a perspectiva da Contabilidade Empresarial, a compreensão dessas alterações é relevante não apenas para o correto cálculo do IRRF na folha de pagamento, mas também para a análise dos efeitos das mudanças tributárias sobre a gestão financeira das empresas, a remuneração de sócios e administradores e o planejamento tributário das organizações. Referências BRASIL. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com reajuste de 3,9%, teto do INSS chega a R$ 8.475,55 em 2026. Brasília, DF, 12 jan. 2026. Disponível em: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/com-reajuste-de-3-9-teto- do-inss-chega-a-r-8-475-55-em-2026. Acesso em: 19 jun. 2026. BRASIL. Lei n. 15.270, de 26 de novembro de 2025. Altera a Lei n. 9.250, de 26 de dezembro de 1995, e a Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995, para instituir a redução do imposto sobre a renda devido nas bases de cálculo mensal e anual e a tributação mínima para as pessoas físicas que auferem altas rendas; e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 27 nov. 2025. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023- 2026/2025/lei/l15270.htm?utm. Acesso em: 18 jun. 2026. BRASIL. Ministério da Fazenda. Receita Federal do Brasil. Tabelas do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física – exercício 2026. Brasília, DF, 2026. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto- de-renda/tabelas/2026. Acesso em: 19 jun. 2026. BRASIL. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Nova tabela do IR: veja faixas e alíquotas e saiba mais sobre medida que isenta o pagamento para quem ganha até R$ 5 mil. Brasília, DF, 6 jan. 2026. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/acompanhe-a- secom/noticias/2026/01/nova-tabela-do-ir-veja-faixas-e-aliquotas-e-saiba-mais- sobre-medida-que-isenta-o-pagamento-para-quem-ganha-ate-r-5-mil. Acesso em: 19 jun. 2026. https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/com-reajuste-de-3-9-teto-do-inss-chega-a-r-8-475-55-em-2026 https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/com-reajuste-de-3-9-teto-do-inss-chega-a-r-8-475-55-em-2026 https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/tabelas/2026 https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/tabelas/2026 https://www.gov.br/secom/pt-br/acompanhe-a-secom/noticias/2026/01/nova-tabela-do-ir-veja-faixas-e-aliquotas-e-saiba-mais-sobre-medida-que-isenta-o-pagamento-para-quem-ganha-ate-r-5-mil https://www.gov.br/secom/pt-br/acompanhe-a-secom/noticias/2026/01/nova-tabela-do-ir-veja-faixas-e-aliquotas-e-saiba-mais-sobre-medida-que-isenta-o-pagamento-para-quem-ganha-ate-r-5-mil https://www.gov.br/secom/pt-br/acompanhe-a-secom/noticias/2026/01/nova-tabela-do-ir-veja-faixas-e-aliquotas-e-saiba-mais-sobre-medida-que-isenta-o-pagamento-para-quem-ganha-ate-r-5-mil