Prévia do material em texto
Profa. Cristiane Nagai UNIDADE I Contabilidade Empresarial O que é? Proventos e descontos. Escopo: cálculos de empregados mensalistas e contabilização de uma folha de pagamento. Folha de pagamento PROVENTOS • Salário bruto • Horas extras prestadas • Adicionais • Insalubridade • Periculosidade • Salário-família • Salário-maternidade DESCONTOS • Faltas • Contribuição do empregado à Previdência Social (INSS) • Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) • Faltas • Adiantamentos • Vale-transporte • Vale-refeição Proventos Salário vs. Remuneração Hora extra – jornada máxima estipulada pela CF/88: 8 horas diárias ou 44 horas semanais. Percentual mínimo (CF/88): 50% a mais da hora normal. 1º: Calcular a hora normal = salário ÷ 220 horas (44h ÷ 6 dias = 7,33 x 30 dias). 2º: Calcular a hora extra = hora normal + 50%. Sobre as horas extras prestadas, calcula-se o seu reflexo sobre o DSR (Descanso Semanal Remunerado) = Valor da HE ÷ dias úteis no mês x domingos e feriados no mês. Folha de pagamento PROVENTOS • Salário bruto • Horas extras prestadas • Adicionais • Insalubridade • Periculosidade • Salário-família • Salário-maternidade Proventos Adicional de insalubridade – devido aos empregados expostos a agentes nocivos à saúde, acima dos limites legais permitidos (exemplos: ruídos, frio ou calor, agentes químicos). A depender do grau de insalubridade, os adicionais são de 10%, 20% ou 40% sobre o salário- mínimo. A definição do grau de insalubridade é feita por perícia técnica. Adicional de periculosidade – devido aos empregados em contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. O adicional é de 30% sobre o salário-base. Folha de pagamento PROVENTOS • Salário bruto • Horas extras prestadas • Adicionais • Insalubridade • Periculosidade • Salário-família • Salário-maternidade Proventos Salário-família – devido aos empregados de acordo com o número de filhos menores de 14 anos ou inválidos de qualquer idade, cuja remuneração mensal não ultrapasse a faixa máxima estipulada pelo governo. Desde 1º de janeiro de 2023, a tabela do salário-família, atualizado por meio de portarias ministeriais, é a seguinte: Folha de pagamento PROVENTOS • Salário bruto • Horas extras prestadas • Adicionais • Insalubridade • Periculosidade • Salário-família • Salário-maternidade Remuneração mensal Cota Até R$ 1.754,18 R$ 59,82 Acima de R$ 1.754,18 - Proventos Salário-família – devido aos empregados de acordo com o número de filhos menores de 14 anos ou inválidos de qualquer idade, cuja remuneração mensal não ultrapasse a faixa máxima estipulada pelo governo. Folha de pagamento Fonte: https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/salario-família. Acesso em: 6 jan. /2024. Proventos Salário-maternidade – benefício pago à pessoa que se afasta de sua atividade, por motivo de nascimento de filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. A licença é de 120 dias ou 14 dias, no caso de aborto espontâneo ou previstos em lei (estupro ou risco de morte para a mãe), a critério médico. A empresa paga o salário-maternidade, compensando-se depois nos recolhimentos ao INSS. Folha de pagamento PROVENTOS • Salário bruto • Horas extras prestadas • Adicionais • Insalubridade • Periculosidade • Salário-família • Salário-maternidade Exemplo: Calcule e contabilize a folha de pagamento da empresa ABC do mês de setembro/X1. Considere que o referido mês tenha 25 dias úteis e 5 domingos/feriados. Folha de pagamento – Exemplo Funcionários Salário Hora Extra Dependentes Faltas Helena R$ 2.200,00 3 horas - - Rodrigo R$ 1.800,00 2 horas 3 (menores de 14 anos) 1 dia César R$ 8.000,00 - 1 (nenhum menor de 14 anos ou inválido) - Administrador Pró-labore Dependente Norberto R$ 2.000,00 1 Exemplo: Calcule e contabilize a folha de pagamento da empresa ABC do mês de setembro/X1. Considere que o referido mês tenha 25 dias úteis e 5 domingos/feriados. Cálculo da Hora Extra: R$ 2.200,00 ÷ 220 horas = R$ 10,00 (hora normal) + 50% = R$ 15,00 x 3 horas = R$ 45,00. DSR s/ HE: R$ 45,00 ÷ 25 dias úteis x 5 domingos/feriados = R$ 9,00. Folha de pagamento – Cálculo de proventos – Hora extra e DSR s/ HE Funcionário Salário Hora Extra Dependente Faltas Helena R$ 2.200,00 3 horas - - Funcionário: Helena Proventos Salário Hora Extra (50%) DSR s/ HE R$ 2.200,00 R$ 45,00 R$ 9,00 Descontos Rodrigo, funcionário da empresa ABC, no mês de setembro/X1, prestou 2 horas extras. Considerando que o mês possui 25 dias úteis e 5 domingos/feriados, quais valores devem ser pagos a Rodrigo a título de hora extra e DSR sobre as horas extras, respectivamente? a) R$ 16,36 e R$ 3,27. b) R$ 12,27 e R$ 2,45. c) R$ 24,54 e R$ 4,90. d) R$ 120,00 e R$ 24,00. e) R$ 90,00 e R$ 18,00. Interatividade Funcionário Salário Hora Extra Dependente Falta Rodrigo R$ 1.800,00 2 horas 3 (menores de 14 anos) 1 dia Rodrigo, funcionário da empresa ABC, no mês de setembro/X1, prestou 2 horas extras. Considerando que o mês possui 25 dias úteis e 5 domingos/feriados, quais valores devem ser pagos a Rodrigo a título de hora extra e DSR sobre as horas extras, respectivamente? a) R$ 16,36 e R$ 3,27. b) R$ 12,27 e R$ 2,45. c) R$ 24,54 e R$ 4,90. d) R$ 120,00 e R$ 24,00. e) R$ 90,00 e R$ 18,00. Cálculos HE = R$ 1.800,00 ÷ 220 horas = R$ 8,18 + 50% = R$ 12,27 x 2 horas = R$ 24,54 DSR sobre HE = R$ 24,54 ÷ 25 dias úteis x 5 domingos/feriados = R$ 4,90 Resposta Funcionário Salário Hora Extra Dependente Falta Rodrigo R$ 1.800,00 2 horas 3 (menores de 14 anos) 1 dia Exemplo: Calcule e contabilize a folha de pagamento da empresa ABC do mês de setembro/X1. Considere que o referido mês tenha 25 dias úteis e 5 domingos/feriados. Folha de pagamento – Cálculo de proventos – HE e DSR s/ HE Funcionários Salário Hora Extra Dependentes Faltas Helena R$ 2.200,00 3 horas - - Rodrigo R$ 1.800,00 2 horas 3 (menores de 14 anos) 1 dia César R$ 8.000,00 - 1 (nenhum menor de 14 anos ou inválido) - Administrador Pró-labore Dependente Norberto R$ 2.000,00 1 Descontos Havendo falta não justificada, o empregador está autorizado a descontar do salário os valores referentes ao dia da ausência e ao do descanso semanal remunerado daquela semana. As faltas consideradas justificadas são aquelas expressamente previstas no contrato de trabalho, na convenção coletiva, no regulamento da empresa e na lei. São presumidas faltas justificadas as elencadas no art. 473 da Consolidação das Leis do Trabalho. Folha de pagamento – Descontos – Faltas DESCONTOS • Faltas • Contribuição do empregado à Previdência Social (INSS) • Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) • Adiantamentos • Vale-transporte • Vale-refeição Exemplo: Calcule e contabilize a folha de pagamento da empresa ABC do mês de setembro/X1. Considere que o referido mês tenha 25 dias úteis e 5 domingos/feriados. Cálculo: Salário ÷ 30 dias = R$ 60,00 x 2 (dia que faltou + DSR) = R$ 120,00 de desconto. Salário-família: R$ 1.829,44 – R$ 120,00 = 1.709,44. Salário-família: R$ 59,82 x 3 filhos = R$ 179,46. Folha de pagamento – Exemplo – Faltas e salário-família Funcionário Salário Hora Extra Dependente Falta Rodrigo R$ 1.800,00 2 horas 3 (menores de 14 anos) 1 dia Funcionário: Rodrigo Proventos Salário Hora Extra (50%) DSR s/ HE R$ 1.800,00 R$ 24,54 R$ 4,90 Descontos Faltas (1 dia) DSR s/ falta (1 dia) R$ 60,00 R$ 60,00 Subtotal dos proventos R$ 1.829,44 Subtotal dos descontos R$ 120,00 Salário-família R$ 179,46 Remuneração mensal Cota Até R$ 1.754,18 R$ 59,82 Acima de R$ 1.754,18 - Tabela Salário-Família Descontos Folha de pagamento – Descontos – Contribuição ao INSS DESCONTOS • Faltas • Contribuição do empregado à Previdência Social (INSS) • Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) • Adiantamentos • Vale-transporte • Vale-refeição Salário de contribuição (R$) Alíquota Até R$ 1.320,00 7,5% De R$ 1.320,01 até R$ 2.571,29 9% De R$ 2.571,30 até R$ 3.856,9412% De R$ 3.856,95 até R$ 7.507,49 14% Tabela progressiva de salários de contribuição dos segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso – A partir de maio/2023 Fonte: INSS, 2023. Exemplo: Calcule e contabilize a folha de pagamento da empresa ABC do mês de setembro/X1. Considere que o referido mês tenha 25 dias úteis e 5 domingos/feriados. Cálculo do INSS: R$ 2.254,00 (faixa 2). R$ 2.254,00 – R$ 1.320,00 (teto da faixa anterior). R$ 934,00 x 9% = R$ 84,06 + desconto da faixa 1. R$ 84,06 + R$ 99,00 = R$ 183,06. Folha de pagamento – Cálculo de descontos – Contribuição ao INSS Funcionário Salário Hora Extra Dependente Falta Helena R$ 2.200,00 3 horas - - Funcionário: Helena Proventos Salário Hora Extra (50%) DSR s/ HE R$ 2.200,00 R$ 45,00 R$ 9,00 Descontos Contribuição ao INSS R$ 183,06 Total dos proventos R$ 2.254,00 Salário de contribuição (R$) Alíquota Até R$ 1.320,00 7,5% De R$ 1.320,01 até R$ 2.571,29 9% De R$ 2.571,30 até R$ 3.856,94 12% De R$ 3.856,95 até R$ 7.507,49 14% Tabela do INSS Qual valor a ser descontado a título de contribuição ao INSS do funcionário Rodrigo, funcionário da empresa ABC, no mês de setembro/X1? a) R$ 144,85. b) R$ 134,05. c) R$ 150,20. d) R$ 170,00. e) R$ 142,20. Interatividade Funcionário Salário Hora Extra Dependente Falta Rodrigo R$ 1.800,00 2 horas 3 (menores de 14 anos) 1 dia Qual valor a ser descontado a título de contribuição ao INSS do funcionário Rodrigo, funcionário da empresa ABC, no mês de setembro/X1? a) R$ 144,85. b) R$ 134,05. c) R$ 150,20. d) R$ 170,00. e) R$ 142,20. Resposta Funcionário: Rodrigo Proventos Salário Hora Extra (50%) DSR s/ HE R$ 1.800,00 R$ 24,54 R$ 4,90 Descontos Faltas (1 dia) DSR s/ falta (1 dia) R$ 60,00 R$ 60,00 Subtotal dos proventos R$ 1.829,44 Subtotal dos descontos R$ 120,00 Salário-família R$ 179,46 Contribuição ao INSS R$ 134,05 Base do INSS = R$ 1.829,44 – R$ 120,00 (faltas) = 1.709,44 (faixa 2) R$ 1.709,44 – R$ 1.320,00 = R$ 389,44 x 9% = 35,05 + R$ 99,00 (desconto da faixa anterior) = R$ 134,05 Funcionário Salário Hora Extra Dependente Falta Rodrigo R$ 1.800,00 2 horas 3 (menores de 14 anos) 1 dia Exemplo: Calcule e contabilize a folha de pagamento da empresa ABC do mês de setembro/X1. Considere que o referido mês tenha 25 dias úteis e 5 domingos/feriados. Base do INSS = R$ 8.000,00 (faixa 4) = paga o teto do INSS. Desconto da Faixa 1 = R$ 99,00. Desconto da Faixa 2 = R$ 112,61. Desconto da Faixa 3 = R$ 154,28. Desconto da Faixa 4 = R$ 511,08. Valor máximo de desconto de INSS = 876,97. Folha de pagamento – Cálculo de descontos – Contribuição ao INSS Funcionário Salário Hora Extra Dependente Falta César R$ 8.000,00 - 1 (nenhum menor de 14 anos ou inválido) - Salário de contribuição (R$) Alíquota Até R$ 1.320,00 7,5% De R$ 1.320,01 até R$ 2.571,29 9% De R$ 2.571,30 até R$ 3.856,94 12% De R$ 3.856,95 até R$ 7.507,49 14% Tabela do INSS Descontos Deduções da BC: R$ 189,59 por dependente. Contribuição ao INSS. Folha de pagamento – Cálculo de descontos – IRRF DESCONTOS • Faltas • Contribuição do empregado à Previdência Social (INSS) • Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) • Adiantamentos • Vale-transporte • Vale-refeição Base de cálculo (R$) Alíquota Parcela a deduzir do IRPF (R$) Até R$ 2.112,00 - - De R$ 2.112,01 até R$ 2.826,65 7,5% 158,40 De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 15% 370,40 De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 22,5% 651,73 Acima de R$ 4.664,68 27,5% 884,96 Tabela de incidência mensal de IRRF a partir do ano calendário de maio de 2023 Fonte: Brasil, 2023. Exemplo: Calcule e contabilize a folha de pagamento da empresa ABC do mês de setembro/X1. Considere que o referido mês tenha 25 dias úteis e 5 domingos/feriados. Folha de pagamento – Exemplo – Cálculo de IRRF Funcionários Salário Hora Extra Dependentes Faltas Helena R$ 2.200,00 3 horas - - Rodrigo R$ 1.800,00 2 horas 3 (menores de 14 anos) 1 dia César R$ 8.000,00 - 1 (nenhum menor de 14 anos ou inválido) - Base de cálculo do IRRF = R$ 2.254,00 – R$ 183,06 (contribuição ao INSS) = R$ 2.070,94 = isento Folha de pagamento – Exemplo – Cálculo de IRRF Funcionário Salário Hora Extra Dependente Falta Helena R$ 2.200,00 3 horas - - Funcionário: Helena Proventos Salário Hora Extra (50%) DSR s/ HE R$ 2.200,00 R$ 45,00 R$ 9,00 Descontos Contribuição ao INSS R$ 183,06 Total dos proventos R$ 2.254,00 Base de cálculo (R$) Alíquota Parcela a deduzir do IRPF (R$) Até R$ 2.112,00 - - De R$ 2.112,01 até R$ 2.826,65 7,5% 158,40 De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 15% 370,40 De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 22,5% 651,73 Acima de R$ 4.664,68 27,5% 884,96 Tabela do IRRF Base de cálculo do IRRF = R$ 1.829,44 – R$ 120,00 (faltas + DSR) – R$ 134,05 (contribuição ao INSS) – R$ 568,77 (dependentes) = R$ 1.006,62 = isento Folha de pagamento – Exemplo – Cálculo de IRRF Funcionário Salário Hora Extra Dependente Falta Rodrigo R$ 1.800,00 2 horas 3 (menores de 14 anos) 1 dia Base de cálculo (R$) Alíquota Parcela a deduzir do IRPF (R$) Até R$ 2.112,00 - - De R$ 2.112,01 até R$ 2.826,65 7,5% 158,40 De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 15% 370,40 De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 22,5% 651,73 Acima de R$ 4.664,68 27,5% 884,96 Funcionário: Rodrigo Proventos Salário Hora Extra (50%) DSR s/ HE R$ 1.800,00 R$ 24,54 R$ 4,90 Descontos Faltas (1 dia) DSR s/ falta (1 dia) R$ 60,00 R$ 60,00 Subtotal dos proventos R$ 1.829,44 Subtotal dos descontos R$ 120,00 Salário-família R$ 179,46 Contribuição ao INSS R$ 134,05 Tabela do IRRF Base de cálculo do IRRF = R$ 8.000,00 – R$ 876,97 (contribuição ao INSS) – R$ 189,59 (dependentes) = R$ 6.933,44 x 27,5% = R$ 1.906,69 – R$ 884,96 (parcela a deduzir) = R$ 1.021,73 de IRRF. Folha de pagamento – Exemplo – Cálculo de IRRF Funcionário Salário Hora Extra Dependente Falta César R$ 8.000,00 - 1 (nenhum menor de 14 anos ou inválido) - Base de cálculo (R$) Alíquota Parcela a deduzir do IRPF (R$) Até R$ 2.112,00 - - De R$ 2.112,01 até R$ 2.826,65 7,5% 158,40 De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 15% 370,40 De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 22,5% 651,73 Acima de R$ 4.664,68 27,5% 884,96 Funcionário: César Proventos Salário R$ 8.000,00 Descontos Contribuição ao INSS IRRF R$ 876,97 R$ 1.021,73 Total de proventos R$ 8.000,00 Total de descontos R$ 1.898,70 Líquido a receber = R$ 6.101,30 Cálculo do INSS = direto 11%, respeitando o teto do INSS = R$ 2.000,00 x 11% = R$ 220,00. Cálculo do IRRF = igual ao dos funcionários. R$ 2.000,00 – R$ 220,00 (contribuição ao INSS) – R$ 189,59 (dependentes) = R$ 1.590,41 = isento. Folha de pagamento – Exemplo – Cálculo Sócio Administradores Administrador Pró-labore Dependente Norberto R$ 2.000,00 1 Base de cálculo (R$) Alíquota Parcela a deduzir do IRPF (R$) Até R$ 2.112,00 - - De R$ 2.112,01 até R$ 2.826,65 7,5% 158,40 De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 15% 370,40 De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 22,5% 651,73 Acima de R$ 4.664,68 27,5% 884,96 Administrador: Norberto Proventos Pró-labore R$ 2.000,00 Descontos Contribuição ao INSS R$ 220,00 Líquido a receber = R$ 1.780,00 Descontos Adiantamento de salário. No adiantamento: Débito do ativo (adiantamento de salários) e crédito no disponível (caixa/bancos). No pagamento dos salários, debito de salários a pagar e crédito de adiantamento de salários. Vale-transporte: a empresa pode descontar até 6% do funcionário. Vale-alimentação: pode ser concedido por liberalidade da empresa ou por determinação de convenção ou acordo coletivo. Limite de desconto do funcionário é de até 20%. Folha de pagamento – Descontos DESCONTOS • Faltas • Contribuição do empregado à Previdência Social (INSS) • Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) • Adiantamentos • Vale-transporte • Vale-refeição Contabilização dos proventos D – Despesa (salários / hora extra / DSR s/ HE / adicional de insalubridade). C – Salários a pagar. Salário-família e salário-maternidade D – Contribuições previdenciárias a pagar. C – Salários a pagar. Folha depagamento – Contabilização Contabilização dos descontos Contribuição ao INSS (não devo debitar despesa porque não se trata de despesa da empresa, e sim do funcionário!). D – Salários a pagar. C – Contribuição previdenciária a recolher. IRRF (não devo debitar despesa porque não se trata de despesa da empresa, e sim do funcionário!). D – Salários a pagar. C – IRRF a recolher. O que é despesa da empresa? FGTS (D – Despesa com FGTS / C – FGTS a pagar). INSS Patronal (D – Despesa com INSS / C – INSS a pagar), incluindo o percentual de contribuição a terceiros e percentual do seguro de acidente do trabalho. Folha de pagamento – Contabilização Após calcular e contabilizar a folha de pagamento do mês de setembro/X1 da empresa ABC, qual o valor da conta “salários a pagar”? a) R$ 12.226,90. b) R$ 9.714,87. c) R$ 12.000,00. d) R$ 11.880,00. e) R$ 9.927,09. Interatividade Após calcular e contabilizar a folha de pagamento do mês de setembro/X1 da empresa ABC, qual o valor da conta “salários a pagar”? a) R$ 12.226,90. b) R$ 9.714,87. c) R$ 12.000,00. d) R$ 11.880,00. e) R$ 9.927,09. Resposta Resumo da Folha de Pagamento – Setembro/X1 – Empresa ABC Proventos Salários Hora Extra (50%) DSR s/ HE Salário-família R$ 12.000,00 R$ 69,54 R$ 13,90 R$ 179,46 Descontos Faltas (1 dia) DSR s/ falta (1 dia) Contribuição ao INSS IRRF R$ 60,00 R$ 60,00 R$ 1.194,08 R$ 1.021,73 Total dos proventos R$ 12.262,90 Total dos descontos R$ 2.335,81 Líquido da Folha = R$ 9.927,09 Despesa de Salários (1) 12.000,00 120,00 (3) 11.880,00 Salários a Pagar (3) 120,00 12.000,00 (1) (4) 1.194,08 83,44 (2) (5) 1.021,73 179,46 (6) 2.335,81 12.262,90 9.927,09 Despesa HE + DSR s/ HE (2) 83,44 Contribuição ao INSS a recolher (6) 179,46 1.190,08 (4) 1.014,62 IRRF a recolher 1.021,73 (5) Quando a empresa dispõe de recursos parados em caixa, pode realizar diversos investimentos, de modo que seu dinheiro não perca valor no tempo. Tais investimentos podem ser feitos para serem realizados em curto ou longo prazo. Há diversos tipos de investimento: CDB, poupança, títulos públicos, ações, cotas de fundos de investimentos, entre outros. A depender da intenção da empresa (modelo de negócios) quanto ao investimento, isto é, se deseja investir para obter retornos no curto ou longo prazo, o critério de avaliação desses investimentos para encerramento das demonstrações contábeis é diferente. Instrumentos financeiros Classificação e mensuração dos ativos financeiros. Mantido até o vencimento – Ao custo amortizado. Venda futura (disponível para venda) – Ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes (VJORA). Venda imediata (ou mantido para negociação) – Ao valor justo por meio do resultado (VJR). Instrumentos financeiros Classificação e mensuração dos ativos financeiros. Mantido até o vencimento – Ao custo amortizado. Exemplo: A empresa Paraná realizou a seguinte aplicação: Valor do título: R$ 30.000,00. Data da aplicação: 30/04/X1. Data de vencimento: 30/09/X1. Taxa de juros: 2% ao mês (juros compostos). Modelo de negócio: manter o título até o vencimento. Instrumentos financeiros Na aquisição: D – Aplicações financeiras 30.000 C – Disponível 30.000 Atualização no primeiro mês: D – Aplicações financeiras 600 C – Receita financeira 600 Atualização no segundo mês: D – Aplicações financeiras 612 C – Receita financeira 612 Suponha que o valor de mercado do título após o segundo mês seja de R$ 32.000. Como o critério de mensuração é o de custo amortizado, não se atualiza o valor do investimento ao valor justo. Instrumentos financeiros Na aquisição (1): D – Aplicações financeiras 30.000 C – Disponível 30.000 Atualização no primeiro mês (2): D – Aplicações financeiras 600 C – Receita financeira 600 Atualização no segundo mês (3): D – Aplicações financeiras 612 C – Receita financeira 612 Aplicações Financeiras (1) 30.000,00 (2) 600,00 30.600,00 (3) 612,00 31.212,00 Receita Financeira 600,00 (2) 612,00 (3) 1.212,00 Classificação e mensuração dos ativos financeiros: Venda futura (disponível para venda) – Ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes (VJORA). Nesse caso, a intenção da empresa é manter o investimento para obter fluxos de caixa contratuais ou vender o ativo. Exemplo: A empresa Paraná realizou a seguinte aplicação: Valor do título: R$ 30.000,00. Data da aplicação: 30/04/X1. Data de vencimento: 30/09/X1. Taxa de juros: 2% ao mês (juros compostos). Modelo de negócio: receber os fluxos de caixa ou vender o título. Instrumentos financeiros Suponha que o valor de mercado do título após o primeiro mês seja de R$ 31.000. Como o critério de mensuração é o VJORA, o valor do investimento deve ser ajustado ao valor justo. Instrumentos financeiros Na aquisição (1): D – Aplicações financeiras 30.000 C – Disponível 30.000 Atualização no primeiro mês (2): D – Aplicações financeiras 600 C – Receita financeira 600 Ajuste ao valor justo (3): D – Aplicações financeiras 400 C – Ajuste de avaliação patrimonial (outros resultados abrangentes) 400 Aplicações Financeiras (1) 30.000,00 (2) 600,00 30.600,00 (3) 400,00 31.000,00 Receita Financeira 600,00 (2) Ajuste de Avaliação Patrimonial (PL) 400,00 (3) Classificação e mensuração dos ativos financeiros Venda imediata (ou mantido para negociação) – Ao valor justo por meio do resultado (VJPR). São os ativos financeiros não classificados nem ao custo amortizado, nem ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes. Exemplo: A empresa Paraná realizou a seguinte aplicação: Valor do título: R$ 30.000,00. Data da aplicação: 30/04/X1. Data de vencimento: 30/09/X1. Taxa de juros: 2% ao mês (juros compostos). Modelo de negócio: mensurado ao valor justo por meio do resultado. Instrumentos financeiros Suponha que o valor de mercado do título após o primeiro mês seja de R$ 31.000. Como o critério de mensuração é o VJPR, o valor do investimento deve ser ajustado ao valor justo. Instrumentos financeiros Na aquisição (1): D – Aplicações financeiras 30.000 C – Disponível 30.000 Atualização no primeiro mês (2): D – Aplicações financeiras 600 C – Receita financeira 600 Ajuste ao valor justo (3): D – Aplicações financeiras 400 C – Ajuste ao valor justo 400 Aplicações Financeiras (1) 30.000,00 (2) 600,00 30.600,00 (3) 400,00 31.000,00 Receita Financeira 600,00 (2) Ajuste a valor justo (Resultado) 400,00 (3) Determinada empresa aplicou R$ 50.000 em títulos classificados como mensurados ao custo amortizado e R$ 40.000 em títulos classificados como mensurados ao valor justo por meio do resultado. As aplicações foram realizadas em 01/08/X1, e os títulos remuneram a taxa de juros compostos de 1% ao mês. Em 31/08/X1, os valores justos dos dois títulos eram R$ 53.000 e R$ 39.000, respectivamente. Com base nessas informações, é correto afirmar que a empresa reconheceu: a) Resultado financeiro líquido no valor de R$ 500,00 negativo, no mês de agosto/X1. b) Resultado financeiro líquido no valor de R$ 900,00 positivo, no mês de agosto/X1. c) Resultado financeiro líquido no valor de R$ 500,00 positivo, no mês de agosto/X1. d) Ajuste ao valor justo no valor de R$ 1.100,00, no mês de agosto/X1. e) Ganho por ajuste a valor justo de R$ 1.400,00, no mês de agosto/X1. Interatividade Determinada empresa aplicou R$ 50.000 em títulos classificados como mensurados ao custo amortizado e R$ 40.000 em títulos classificados como mensurados ao valor justo por meio do resultado. As aplicações foram realizadas em 01/08/X1, e os títulos remuneram a taxa de juros compostos de 1% ao mês. Em 31/08/X1, os valores justos dos dois títulos eram R$ 53.000 e R$ 39.000, respectivamente. Com base nessas informações, é corretoafirmar que a empresa reconheceu: a) Resultado financeiro líquido no valor de R$ 500,00 negativo, no mês de agosto/X1. b) Resultado financeiro líquido no valor de R$ 900,00 positivo, no mês de agosto/X1. c) Resultado financeiro líquido no valor de R$ 500,00 positivo, no mês de agosto/X1. d) Ajuste ao valor justo no valor de R$ 1.100,00, no mês de agosto/X1. e) Ganho por ajuste a valor justo de R$ 1.400,00, no mês de agosto/X1. Resposta Custo amortizado VJPR Resposta Aplicações Financeiras (1) 50.000,00 (2) 500,00 50.500,00 Disponível (caixa/bancos) (SI) xxxx 50.000,00 (1) 40.000,00 (3) Receita Financeira 500,00 (2) 400,00 (4) 900,00 Aplicações Financeiras (3) 40.000,00 (4) 400,00 40.400,00 1.400,00 (5) 39.000,00 Ajuste a valor justo (Resultado) (5) 1.400,00 Resultado financeiro líquido: 900,00 de receita financeira (1.400,00) de despesa financeira = (500,00) ATÉ A PRÓXIMA! Profa. Cristiane Nagai UNIDADE II Contabilidade Empresarial No desenvolvimento de suas atividades, geralmente, as empresas realizam operações que dão origem a títulos recebíveis denominados duplicatas (títulos de crédito). Cobrança em carteira – caso as empresas optem por receber o valor das duplicatas na própria empresa, sem intermediação de terceiros (bancos, por exemplo). Cobrança simples – caso as empresas optem por utilizar serviços de terceiros para receber o valor de suas vendas a prazo. Há transferência da posse do título, mas a propriedade continua sendo da empresa. Operações financeiras A operação de cobrança simples possui duas fases: Remessa dos títulos ao banco. Recebimento das importâncias referentes aos títulos. Exemplo: A empresa Primavera realizou remessa de duplicatas ao Banco Norte para cobrança simples no valor de R$ 25.000,00. O banco cobrou R$ 2.500,00 de comissões e taxas. Pela remessa dos títulos ao banco (contas de compensação) D – Títulos em cobrança 25.000 C – Endosso para cobrança 25.000 Registro da despesa D – Despesas de cobrança 2.500 C – Banco 2.500 Contabilização de cobrança simples A operação de cobrança simples possui duas fases: Remessa dos títulos ao banco. Recebimento das importâncias referentes aos títulos. Exemplo: A empresa Primavera realizou remessa de duplicatas ao Banco Norte para cobrança simples no valor de R$ 25.000,00. O banco cobrou R$ 2.500,00 de comissões e taxas. Pela baixa das contas de compensação D – Endosso para cobrança 25.000 C – Títulos em cobrança 25.000 Pelo recebimento dos títulos D – Banco 25.000 C – Duplicatas a receber 25.000 Contabilização de cobrança simples E se o cliente não pagar a duplicata na data de vencimento? Os lançamentos de baixa das contas de compensação são efetuados da mesma forma porque, nesse caso, a duplicata estará vencida, deixando de pertencer a esse tipo de cobrança. A empresa poderá solicitar ao banco que proteste o título, mediante cobrança de taxa ou tomar ela própria as providências para recebimento do título. Pela baixa das contas de compensação D – Endosso para cobrança 25.000 C – Títulos em cobrança 25.000 Pelo registro da despesa de protesto D – Despesas com protesto C – Banco Contabilização de cobrança simples A Cia. Vera Cruz, fabricante de tecidos para cortinas, durante o mês de abril de 20X7, efetuou as seguintes transações: 1. Vendeu mercadorias à Cia. Santista por R$ 35.000,00 no prazo de 60 dias, apurando o custo de mercadorias vendidas no valor de R$ 12.200,00. Pelo reconhecimento da receita de vendas D – Duplicatas a receber 35.000 C – Receita de vendas 35.000 Pela baixa do estoque D – Custo das mercadorias vendidas 12.200 C – Estoque de mercadorias 12.200 Exercício 1 – Cobrança simples A Cia. Vera Cruz, fabricante de tecidos para cortinas, durante o mês de abril de 20X7, efetuou as seguintes transações: 2. Enviou, para cobrança simples junto ao Banco Forte S/A, o valor de R$ 35.000. 3. O Banco Forte cobrou R$ 3.000,00 a título de taxa de cobrança. Pela remessa dos títulos ao banco (contas de compensação) D – Títulos em cobrança 35.000 C – Endosso para cobrança 35.000 Pelo registro da despesa D – Despesas de cobrança 3.000 C – Banco 3.000 Exercício 1 – Cobrança simples A Cia. Vera Cruz, fabricante de tecidos para cortinas, durante o mês de abril de 20X7, efetuou as seguintes transações: 4. A Cia. Santista S/A efetuou o pagamento na data do vencimento. Pela baixa das contas de compensação D – Endosso para cobrança 35.000 C – Títulos em cobrança 35.000 Pelo recebimento dos títulos D – Banco 35.000 C – Duplicatas a receber 35.000 Exercício 1 – Cobrança simples A Cia. Vera Cruz, fabricante de tecidos para cortinas, durante o mês de maio de 20X7, efetuou as seguintes transações: 1. Vendeu mercadorias à Cia. Joel por R$ 28.000,00 no prazo de 90 dias, apurando o custo de mercadorias vendidas no valor de R$ 6.400,00. Vendeu também mercadorias a prazo (90 dias) para a Cia. Kelps, no valor de R$ 12.000,00, apurando um custo para operação de R$ 2.600,00. Pelo reconhecimento da receita de vendas D – Duplicatas a receber 40.000 C – Receita de vendas 40.000 Pela baixa do estoque D – Custo das mercadorias vendidas 9.000 C – Estoque de mercadorias 9.000 Exercício 2 – Cobrança simples A Cia. Vera Cruz, fabricante de tecidos para cortinas, durante o mês de maio de 20X7, efetuou as seguintes transações: 2. Enviou, para cobrança simples junto ao Banco Forte S/A, o valor de R$ 40.000,00. 3. O Banco Forte cobrou R$ 3.100,00 a título de taxa de cobrança. Pela remessa dos títulos ao banco (contas de compensação) D – Títulos em cobrança 40.000 C – Endosso para cobrança 40.000 Pelo registro da despesa D – Despesas de cobrança 3.100 C – Banco 3.100 Exercício 2 – Cobrança simples A Cia. Vera Cruz, fabricante de tecidos para cortinas, durante o mês de maio de 20X7, efetuou as seguintes transações: 4. Somente a Cia. Joel efetuou o pagamento na data do vencimento. O banco efetuou a baixa de ambas as duplicatas, Cia. Joel e Cia. Kelps, e comunicou a não quitação da Cia. Kelps. 5. A Cia. Vera Cruz solicitou ao banco que enviasse para protesto a duplicata referente à Cia. Kelps. O banco cobrou R$ 130,00 pelo serviço. Pela baixa das contas de compensação D – Endosso para cobrança 40.000 C – Títulos em cobrança 40.000 Pelo recebimento do título da Cia. Joel D – Banco 28.000 C – Duplicatas a receber 28.000 Pelo registro da despesa com protesto D – Despesa com protesto 130 C – Banco 130 Exercício 2 – Cobrança simples Para a remessa dos títulos ao banco para cobrança, a empresa deve: a) Não efetuar qualquer registro sobre a operação. b) Fazer o registro somente das despesas de cobranças. c) Contabilizar o registro da despesa de cobrança, sendo débito – de despesas de cobrança e crédito – bancos conta movimento. d) Sabe-se que a remessa dos títulos ao banco é: crédito de títulos em cobrança e débito de endosso para cobrança. e) É proibido enviar títulos para cobrança por meio de instituição bancária. Interatividade Para a remessa dos títulos ao banco para cobrança, a empresa deve: a) Não efetuar qualquer registro sobre a operação. b) Fazer o registro somente das despesas de cobranças. c) Contabilizar o registro da despesa de cobrança, sendo débito – de despesas de cobrança e crédito – bancos conta movimento. d) Sabe-se que a remessa dos títulos ao banco é: crédito de títulos em cobrança e débito de endosso para cobrança. e) É proibido enviar títulos para cobrança por meio de instituição bancária. Resposta No caso de a empresa necessitar de recursos imediatamente, não podendo esperar a data de vencimento da duplicata, pode recorrer ao banco e “vender” suas duplicatas. O banco passa a deter a posse e a propriedade dos títulos e, em troca, paga um valor menor do que o constante em cada título. O registro contábil na empresa que vende suas duplicatas movimenta a conta contábil denominada duplicatadescontada. Pelo fato de a essência dessa transação se assemelhar a um empréstimo – com a duplicata dada como garantia, deve ser reconhecida como um passivo (portanto, saldo credor). Desconto de duplicatas Exemplo: A Cia. Pantanal realizou uma operação de desconto de duplicatas de acordo com os seguintes dados: Valor da duplicata 100.000,00 Data do desconto 01/03/X1 Data do vencimento 30/04/X1 Juros cobrados pelo banco: 16% no período. Taxa administrativa cobrada pelo banco: R$1.000,00 Apresente os lançamentos contábeis a serem efetuados em 01/03/X1, em 31/03/X1 e em 30/04/X1, considerando que o cliente pagou a duplicata no vencimento. Cálculos Valor da duplicata 100.000 Juros (16% no período) (16.000) Taxa administrativa (1.000) Líquido a receber do banco 83.000 Desconto de duplicatas Apresente os lançamentos contábeis a serem efetuados em 01/03/X1, em 31/03/X1 e em 30/04/X1, considerando que o cliente pagou a duplicata no vencimento. Desconto de duplicatas Cálculos Valor da duplicata 100.000 Juros (16% no período) (16.000) Taxa administrativa (1.000) Líquido a receber do banco 83.000 Em 01/03/X1 D – Banco 83.000 D – Encargos a transcorrer (redutora do passivo) 17.000 C – Duplicatas descontadas 100.000 Em 31/03/X1 D – Despesas c/ encargos 8.104,34 C – Encargos a transcorrer 8.104,34 Em 30/04/X1 D – Despesas c/ encargos 8.895,66 C – Encargos a transcorrer 8.895,66 D – Duplicatas descontadas 100.000 C – Duplicatas a receber 100.000 Os juros devem ser reconhecidos utilizando-se o método de juros efetivos. Cálculo da taxa de custo efetivo da operação: M = C x (1+ i)n 100.000 = 83.000 x (1 + i)2 i = 9,76% Com o uso de calculadora financeira: PV = 83.000 (CHS) FV = 100.000 n = 2 i = 9,76% Apresente os lançamentos contábeis a serem efetuados em 01/03/X1, em 31/03/X1 e em 30/04/X1, considerando que o cliente pagou a duplicata no vencimento. Desconto de duplicatas Cálculos Valor da duplicata 100.000 Juros (16% no período) (16.000) Taxa administrativa (1.000) Líquido a receber do banco 83.000 Em 31/03/X1 D – Despesas c/ encargos 8.104,34 C – Encargos a transcorrer 8.104,34 Em 30/04/X1 D – Despesas c/ encargos 8.895,66 C – Encargos a transcorrer 8.895,66 D – Duplicatas descontadas 100.000 C – Duplicatas a receber 100.000 Cálculo dos encargos: i = 9,76% Em 31/03/X1 83.000 x 9,76% = 8.104,34 Saldo da conta duplicatas Descontadas, ao final do primeiro mês: 83.000 + 8.104,34 = 91.104,34 Em 30/04/X1 91.104,34 x 9,76% = 8.895,66 Saldo da conta duplicatas Descontadas, ao final do segundo mês: 91.104,34 + 8.895,66 = 100.000 Utilizando os mesmos dados do exemplo anterior, apresente os lançamentos contábeis a serem efetuados em 01/03/X1, em 31/03/X1 e em 30/04/X1, considerando que o cliente não pagou a duplicata no vencimento. Cálculos Valor da duplicata 100.000 Juros (16% no período) 16.000 Taxa administrativa 1.000 Líquido a receber do banco 83.000 Desconto de duplicatas Em 01/03/X1 D – Banco 83.000 D – Encargos a transcorrer (redutora do passivo) 17.000 C – Duplicatas descontadas 100.000 Em 31/03/X1 D – Despesas c/ encargos 8.104,34 C – Encargos a transcorrer 8.104,34 Em 30/04/X1 D – Despesas c/ encargos 8.895,66 C – Encargos a transcorrer 8.895,66 D – Duplicatas Descontadas 100.000 C – Banco 100.000 Prova: FGV - 2022 - SEAD-AP - Perito Criminal - Ciências Contábeis Em 02/01/X0, uma sociedade empresária tinha a receber uma duplicata no valor de R$ 40.000, com vencimento em 60 dias. A sociedade empresária descontou a duplicata em uma instituição financeira, de modo a aumentar o seu caixa no momento. Pela operação de desconto, a instituição financeira cobrou encargos de R$ 4.000. Assinale a opção que indica o saldo do passivo no Balanço Patrimonial da sociedade empresária, após o desconto da duplicata. a) Zero. b) R$ 36.000. c) R$ 40.000. d) R$ 44.000. e) R$ 48.000. Interatividade Prova: FGV - 2022 - SEAD-AP - Perito Criminal - Ciências Contábeis Em 02/01/X0, uma sociedade empresária tinha a receber uma duplicata no valor de R$ 40.000, com vencimento em 60 dias. A sociedade empresária descontou a duplicata em uma instituição financeira, de modo a aumentar o seu caixa no momento. Pela operação de desconto, a instituição financeira cobrou encargos de R$ 4.000. Assinale a opção que indica o saldo do passivo no Balanço Patrimonial da sociedade empresária, após o desconto da duplicata. a) Zero. b) R$ 36.000. c) R$ 40.000. d) R$ 44.000. e) R$ 48.000. Resposta Cálculos Valor da duplicata 40.000 Encargos (4.000) Líquido a receber do banco 36.000 No caso de a empresa necessitar de recursos, poderá recorrer geralmente a instituições financeiras para suprir suas demandas financeiras de curto ou longo prazos. No contrato de empréstimo ou financiamento, devem constar todas as suas condições, como, por exemplo, o valor do empréstimo, a forma e a data de pagamento, os juros envolvidos na operação e as garantias. Nesse tipo de operação financeira, o credor fornece uma quantia em dinheiro ao devedor, que, conforme o contrato firmado, pode ser devolvido em parcelas ou não. Normalmente, a quantia é paga em prestações regulares, considerando o valor principal mais os juros. Essencialmente, temos dois tipos de empréstimos, os prefixados e pós-fixados. Empréstimos e financiamentos Operação prefixada é aquela em que, no momento da contratação, se conhece o valor dos encargos financeiros (juros, taxas etc.). Exemplo: Suponha que a empresa Outono realizou empréstimo no Banco Norte S/A, em 31/10/X8, no valor de R$ 300.000,00 com vencimento para 29/01/X9. Como garantia, foi assinada uma nota promissória. Juros cobrados pelo Banco Norte, antecipadamente, de 6% ao mês. Despesas cobradas pelo banco: comissões de 1% sobre o valor da nota promissória e despesas bancárias de R$ 1.400,00, recuperáveis, caso a empresa Outono pague o empréstimo ao banco antes de seu vencimento. Cálculos Juros simples de 6% ao mês (3 meses) 54.000 Comissões (1% s/ NP) 3.000 Despesas bancárias 1.400 Operação prefixada Contabilizações Empréstimo prefixado Cálculos dos encargos Juros simples de 6% ao mês (3 meses) 54.000 Comissões (1% s/ NP) 3.000 Despesas bancárias 1.400 58.400 Custo efetivo do empréstimo: 241.600 CHS PV 300.000 FV n = 3 meses i = 7,48% Em 31/10/X8 D – Banco 300.000 C – Empréstimos 300.000 D – Encargos a transcorrer (redutora do passivo) 58.400 C – Banco (cobrou antecipadamente os juros) 58.400 Em 30/11/X8, 31/12/X8 e 29/01/X9, respectivamente D – Despesas c/ encargos 18.079,92 C – Juros a transcorrer 18.079,92 D – Despesas c/ encargos 19.432,92 C – Juros a transcorrer 19.432,92 D – Despesas c/ encargos 20.887,16 C – Juros a transcorrer 20.887,16 Em 29/01/X9 D – Empréstimos 300.000 C – Banco 300.000 A empresa Comercial Três Irmãos, em 29.11.X1, obteve um empréstimo para capital de giro no valor de R$ 20.000,00, com vencimento para liquidação em 28.01.X2 no valor total de R$ 23.000,00. Sabendo-se que os juros desse empréstimo são reconhecidos pelo método de juros efetivos, o valor dos encargos financeiros a ser apropriado no ano de X1 é de: a) R$ 1.447,61. b) R$ 1.550,00. c) R$ 1.200,00. d) R$ 3.000,00. e) R$ 1.300,00. Interatividade A empresa Comercial Três Irmãos, em 29.11.X1, obteve um empréstimo para capital de giro no valor de R$ 20.000,00, com vencimento para liquidação em 28.01.X2 no valor total de R$ 23.000,00. Sabendo-se que os juros desse empréstimo são reconhecidos pelo método de juros efetivos, o valor dos encargos financeiros a ser apropriado no ano de X1 é de: a) R$ 1.447,61. b) R$ 1.550,00. c) R$ 1.200,00. d) R$ 3.000,00. e) R$ 1.300,00. Resposta Cálculo da taxa de custo efetivo da operação: M = C x (1+ i)n 23.000 = 20.000 x (1 + i)2 i = 7,24%Com o uso de calculadora financeira: PV = 20.000 (CHS) FV = 23.000 n = 2 i = 7,24% Despesas de encargos no primeiro mês: 20.000 x 7,24% = 1.447,61 A empresa Inverno possuía em 30/11/X8 os seguintes saldos em seu Balanço Patrimonial. Durante o mês de dezembro de X8, ocorreram os seguintes eventos: 1. Em 01/12/X8, a empresa realizou remessa de duplicatas no valor de R$ 50.000 ao Banco YZ, para cobrança simples. O banco cobrou R$ 2.500 de comissões e taxas. (1) Pela remessa dos títulos ao banco (contas de compensação) D – Títulos em cobrança 50.000 C – Endosso para cobrança 50.000 (1a) Registro da despesa D – Despesas de cobrança 2.500 C – Bancos 2.500 Exercício Balanço Patrimonial em 30/11/X8 Ativo Circulante Bancos Clientes Total do ativo R$ 200.000 82.000 282.000 Passivo Patrimônio líquido Capital Total do passivo + PL R$ 282.000 282.000 2. Em 01/12/X8, a empresa fez um desconto de duplicatas no montante total de R$ 32.000. O banco aplicou uma taxa de desconto de 4% a.m. O prazo da operação é de 3 meses. Exercício Cálculo da taxa de custo efetivo da operação: M = C x (1+ i)n 32.000 = 28.160 x (1 + i)3 i = 4,35% Com o uso de calculadora financeira: PV = 28.160 (CHS) FV = 32.000 n = 3 i = 4,35% Juros em 31/12/X8 28.160 x 4,35% = 1.225,86 Cálculos Valor da duplicata 32.000 Juros (4% a.m.) (3.840) Líquido a receber do banco 28.160 (2) Em 01/12/X8 – Pelo reconhecimento do desconto D – Banco 28.160 D – Encargos a transcorrer 3.840 C – Duplicatas descontadas 32.000 (2a) Em 31/12/X8 – Pelo reconhecimento dos juros D – Despesas c/ encargos 1.225,86 C – Encargos a transcorrer 1.225,86 3. A empresa adquiriu produtos para revenda no valor de R$ 70.000, sendo pago 50% à vista. Exercício (3) Reconhecimento da aquisição de produtos para revenda D – Estoque de mercadorias 70.000 C – Bancos 35.000 C – Fornecedores 35.000 4. A empresa realizou vendas no valor de R$ 300.000, sendo 30% à vista. O saldo final do estoque era de R$ 10.000. Exercício (4) Reconhecimento da venda de mercadorias D – Bancos 90.000 D – Clientes 210.000 C – Receita de vendas 300.000 (4a) Reconhecimento da baixa do estoque D – Custo das mercadorias vendidas 60.000 C – Estoque de mercadorias 60.000 Além de contabilizar as operações, elabore a Demonstração do Resultado e o Balanço Patrimonial em 31/12/X8. Exercício Exercício Bancos (SI) 200.000 2.500 (1a) (2) 28.160 35.000 (3) (4) 90.000 318.160 37.500 280.660 Clientes (SI) 82.000 (4) 210.000 292.000 Capital 282.000 (SI) Títulos em cobrança (compensação) (1) 50.000 Endosso em cobrança (compensação) 50.000 (1) Despesas de cobrança (1a) 2.500 Encargos a transcorrer (2) 3.840 1.225,86 (2a) 2.614,14 Duplicatas descontadas 32.000 (2) Despesas c/ encargos (2a) 1.225,86 Estoques de mercadorias (3) 70.000 60.000 (4a) 10.000 Fornecedores 35.000 (3) Receita de vendas 300.000 (4) CMV (4a) 60.000 Demonstração do Resultado em 31/12/X8 Receita de vendas 300.000,00 (-) CMV (60.000,00) = Lucro bruto 240.000,00 (-) Despesas de cobrança (2.500,00) (-) Despesas c/ encargos (1.225,86) = Lucro líquido 236.274,14 Exercício Balanço Patrimonial em 31/12/X8 Ativo Circulante Bancos Clientes Estoques Total do ativo R$ 280.660,00 292.000,00 10.000,00 582.660,00 Passivo Circulante Fornecedores Duplicatas descontadas Encargos a transcorrer Patrimônio líquido Capital Lucro acumulado Total do passivo + PL R$ 35.000,00 32.000,00 (2.614,14) 282.000,00 236.274,14 582.660,00 Considerando o exercício que acabamos de resolver, no que se refere à operação de desconto de duplicatas, qual será o valor das despesas de juros a ser reconhecida no segundo mês? a) R$ 1.200,00. b) R$ 1.250,00. c) R$ 1.225,86. d) R$ 2.451,72. e) R$ 1.279,23. Interatividade Considerando o exercício que acabamos de resolver, no que se refere à operação de desconto de duplicatas, qual será o valor das despesas de juros a ser reconhecida no segundo mês? a) R$ 1.200,00. b) R$ 1.250,00. c) R$ 1.225,86. d) R$ 2.451,72. e) R$ 1.279,23. Resposta Cálculo da taxa de custo efetivo da operação: M = C x (1+ i)n 32.000 = 28.160 x (1 + i)3 i = 4,35% Com o uso de calculadora financeira: PV = 28.160 (CHS) FV = 32.000 n = 3 i = 4,35% Juros em 31/12/X8 28.160 x 4,35% = 1.225,86 Saldo atualizado: 28.160 + 1.225,86 = 29.385,86 Juros em 31/01/X9 29.385,86 x 4,35% = 1.279,23 ATÉ A PRÓXIMA! Profa. Cristiane Nagai UNIDADE III Contabilidade Empresarial Os empréstimos e financiamentos pós-fixados são aqueles em que, ao contrário dos prefixados, não se conhece quanto de encargos serão pagos. Ainda que os juros estejam definidos em contrato, seus valores são atualizados por algum índice de inflação. Os empréstimos e financiamentos podem ser feitos em moeda nacional ou estrangeira. Os realizados em moeda nacional possuem os encargos financeiros (juros mais variação de indicadores) com lastro nacional, como, por exemplo, IPCA, IGP, IPC, entre outros. Os realizados em moeda estrangeira têm encargos financeiros tomando-se como base a variação de uma moeda estrangeira, como, por exemplo, o dólar. Empréstimos e financiamentos pós-fixados Exemplo: A empresa ABC obteve, em 31/12/X0, um empréstimo no valor de R$ 100.000, com vencimento em 2 meses. O empréstimo é atualizado pela inflação (medida pela variação do IPCA) e juros de 1,5% ao mês. Tanto a variação monetária quanto os juros e o principal serão pagos ao final do empréstimo. Considere que a variação do IPCA foi de 0,62% no primeiro mês e 0,73% no segundo mês. Como calcular e contabilizar esse empréstimo com taxa pós-fixada? Empréstimos pós-fixados – Moeda nacional 1º – Deve-se calcular a atualização monetária. 2º – Calcular os juros. Empréstimos pós-fixados – Moeda nacional Período Atualização monetária Juros Pagamento Saldo Contratação do empréstimo - - - R$ 100.000,00 1º mês 620,00 1.509,30 - R$ 102.129,30 2º mês 745,54 1.543,12 104.417,97 - Cálculos – 1º mês Atualização: 100.000,00 x 0,62% = 620,00 Juros: 100.620,00 x 1,5% = 1.509,30 Saldo: 100.620,00 + 1.509,30 = 102.129,30 Cálculos – 2º mês Atualização: 102.129,30 x 0,73% = 745,54 Juros: 102.874,84 x 1,5% = 1.543,12 Saldo: 102.874,84 + 1.543,12 = 104.417,97 Contabilizações Na obtenção do empréstimo D – Bancos 100.000 C – Empréstimos 100.000 Variação monetária e juros no 1º mês D – Despesas financeiras 2.129,30 C – Empréstimos 2.129,30 Empréstimos pós-fixados – Moeda nacional Variação monetária e juros no 2º mês D – Despesas financeiras 2.288,66 C – Empréstimos 2.288,66 Pagamento do empréstimo D – Empréstimos 104.417,97 C – Bancos 104.417,97 Nas operações pós-fixadas, não se costuma utilizar a conta retificadora de juros a transcorrer pelo fato de o indexador não ser conhecido previamente. Determinada empresa captou um empréstimo pós-fixado em 01/03/X0 numa instituição financeira no valor de $ 10.000,00, com vencimento em 31/05/X0. Considere que os juros são de 2,5% ao mês e o indexador estabelecido para atualização monetária da dívida apresentou o percentual de 0,52 no primeiro mês, 0,48 no segundo mês e 0,62 no terceiro mês. Qual o valor da conta empréstimos em 01/04/X0? a) R$ 10.000,00. b) R$ 10.052,00. c) R$ 10.303,30. d) R$ 10.611,57. e) R$ 10.944,30. Interatividade Determinada empresa captou um empréstimo pós-fixado em 01/03/X0 numa instituição financeira no valor de $ 10.000,00, com vencimento em 31/05/X0. Considere que os juros são de 2,5% ao mês e o indexador estabelecido para atualização monetária da dívida apresentou o percentual de 0,52 no primeiro mês, 0,48 no segundo mês e 0,62 no terceiro mês. Qual o valor da conta empréstimos em 01/04/X0? a) R$ 10.000,00. b) R$ 10.052,00. c) R$ 10.303,30. d) R$ 10.611,57. e) R$ 10.944,30. Resposta Período Atualização monetária Juros Pagamento Saldo Contratação do empréstimo - - - R$ 10.000,001º mês 52,00 251,30 - R$ 10.303,30 2º mês 49,46 258,82 - R$ 10.611,57 3º mês 65,79 266,93 R$ 10.944,30 Os empréstimos realizados em moeda estrangeira têm encargos financeiros tomando-se como base a variação de uma moeda estrangeira. Exemplo: A empresa EXP obteve, em 31/12/X8, um empréstimo em dólar no valor de US$ 200.000, com vencimento em 2 meses. A taxa de juros do empréstimo é de 1% ao mês. Os juros, variação cambial e principal serão pagos no vencimento. Considere que as taxas de câmbio na contratação do empréstimo e ao final de cada mês foram os seguintes: 4,90, 5,10 e 5,43. Como calcular e contabilizar esse empréstimo em moeda estrangeira? Empréstimos pós-fixados – Moeda estrangeira 1º – Deve-se calcular a variação cambial. 2º – Calcular os juros. Empréstimos pós-fixados – Moeda estrangeira Período Saldo (US$) Cotação Saldo (R$) Variação cambial Juros Pagamento Contratação do empréstimo 200.000 4,90 980.000 - - - 1º mês 202.000 5,10 1.030.200 R$ 40.000 R$ 10.200,00 - 2º mês 204.020 5,43 1.107.828 R$ 66.660 R$ 10.968,60 R$ 1.107.828,60 Cálculos – Contratação do empréstimo US$ 200.000 x 4,90 = R$ 980.000,00 Cálculos – 1º mês Atualização: US$ 200.000 x 5,10 = R$ 1.020.000,00 Variação cambial = 1.020.000,00 – 980.000,00 = R$ 40.000,00 Juros = 1.020.000,00 x 1% = R$ 10.200,00 Saldo: 980.000,00 + 40.000,00 + 10.200,00 = R$ 1.030.200,00 Saldo final em dólar: US$ 200.000 + 1% = US$ 202.000 x 5,10 = R$ 1.030.200,00 Cálculos – 2º mês Atualização: US$ 202.000 x 5,43 = R$ 1.096.860,00 Variação cambial = 1.096.860,00 – 1.030.200,00 = R$ 66.660,00 Juros: 1.096.860 x 1% = R$ 10.968,60 Saldo: 1.030.200 + 66.660 + 10.968,60 = R$ 1.107.828,60 Saldo final em dólar: US$ 202.000 + 1% = US$ 204.020 x 5,43 = R$ 1.107.828,60 Para fins de simplificação, considere que os juros são capitalizados apenas no final do mês. Contabilizações Na obtenção do empréstimo D – Bancos 980.000 C – Empréstimos 980.000 Variação cambial e juros no 1º mês D – Despesa de variação cambial 40.000 D – Despesa de juros 10.200 C – Empréstimos 50.200 Empréstimos pós-fixados – Moeda estrangeira Variação cambial e juros no 2º mês D – Despesa de variação cambial 66.660,00 D – Despesa de juros 10.968,60 C – Empréstimos 77.628,60 Pagamento do empréstimo D – Empréstimos 1.107.828,60 C – Bancos 1.107.828,60 A EXP S.A. adquiriu em 04/01/X1 diversos equipamentos, mediante um financiamento de US$ 40,000.00, o qual foi pago em 4 (quatro prestações), da seguinte forma: Considerando exclusivamente a operação descrita, na DRE de 31/12/X1, o valor das variações cambiais foi de: a) $ 14.150,00. b) $ 15.250,00. c) $ 14.750,00. d) $ 16.000,00. e) $ 12.050,00. Interatividade Taxas de Câmbio 04/01/X1: US$ 1.00 = R$ 1,20 04/03/X1: US$ 1.00 = R$ 1,25 04/07/X1: US$ 1.00 = R$ 1,50 04/11/X1: US$ 1.00 = R$ 1,80 31/12/X1: US$ 1.00 = R$ 2,00 Pagamentos 04/03/X1: US$ 15,000.00 04/07/X1: US$ 10,000.00 04/11/X1: US$ 8,000.00 04/03/X2: US$ 7,000.00 A EXP S.A. adquiriu em 04/01/X1 diversos equipamentos, mediante um financiamento de US$ 40,000.00, o qual foi pago em 4 (quatro prestações), da seguinte forma: Considerando exclusivamente a operação descrita, na DRE de 31/12/X1, o valor das variações cambiais foi de: a) $ 14.150,00. b) $ 15.250,00. c) $ 14.750,00. d) $ 16.000,00. e) $ 12.050,00. Resposta Taxas de Câmbio 04/01/X1: US$ 1.00 = R$ 1,20 04/03/X1: US$ 1.00 = R$ 1,25 04/07/X1: US$ 1.00 = R$ 1,50 04/11/X1: US$ 1.00 = R$ 1,80 31/12/X1: US$ 1.00 = R$ 2,00 Pagamentos 04/03/X1: US$ 15,000.00 04/07/X1: US$ 10,000.00 04/11/X1: US$ 8,000.00 04/03/X2: US$ 7,000.00 Seguindo o mesmo raciocínio, primeiro se atualiza a dívida e depois calcula-se o pagamento. Resposta Data Valor da Dívida (US$) Taxa de Câmbio Valor da Dívida (R$) Variação Cambial 04/01/X1 40,000.00 R$ 1,20 48.000,00 04/03/X1 (Atualização) 40,000.00 R$ 1,25 R$ 50.000,00 R$ 2.000,00 (Pagamento) (15,000.00) R$ 1,25 -R$ 18.750,00 Saldo Devedor 25,000.00 R$ 31.250,00 04/07/X1 (Atualização) 25,000.00 R$ 1,50 R$ 37.500,00 R$ 6.250,00 (Pagamento) (10,000.00) R$ 1,50 -R$ 15.000,00 Saldo Devedor 15,000.00 R$ 22.500,00 04/11/X1 (Atualização) 15,000.00 R$ 1,80 R$ 27.000,00 R$ 4.500,00 (Pagamento) (8,000.00) R$ 1,80 -R$ 14.400,00 Saldo Devedor 7,000.00 R$ 12.600,00 31/12/X1 (Atualização) 7,000.00 R$ 2,00 R$ 14.000,00 R$ 1.400,00 Total: R$14.150,00 Pagamentos 04/03/X1: US$ 15,000.00 04/07/X1: US$ 10,000.00 04/11/X1: US$ 8,000.00 04/03/X2: US$ 7,000.00 Taxas de Câmbio 04/01/X1: US$ 1.00 = R$ 1,20 04/03/X1: US$ 1.00 = R$ 1,25 04/07/X1: US$ 1.00 = R$ 1,50 04/11/X1: US$ 1.00 = R$ 1,80 31/12/X1: US$ 1.00 = R$ 2,00 Nas operações prefixadas, no momento da aplicação, os contratantes já conhecem a taxa de juros efetiva em que está sendo efetuada a transação e, assim, sabem quanto de rendimento terão sobre a aplicação que está sendo realizada. Sobre os rendimentos auferidos sobre aplicações financeiras, a Receita Federal determina que uma parte seja retida pela instituição financeira em que a aplicação foi executada, que fica responsável por enviar o valor aos cofres da Receita Federal. O imposto retido é denominado Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), e sua alíquota varia conforme a aplicação a que estiver vinculado e o prazo da aplicação. Aplicações financeiras – Prefixadas Nas aplicações financeiras prefixadas, se for o caso, utiliza-se a conta de juros a transcorrer, agora como retificadora do ativo. Exemplo de aplicação prefixada: Suponha que determinada empresa aplicou o valor de R$ 300.000 em renda fixa. Data da aplicação: 10/04/X5 Data do resgate: 30/04/X5 Rendimento total no período: 3% IRRF: 20% (alíquota hipotética) IOF: R$ 500 Como realizar os cálculos e contabilizações necessárias? Aplicações financeiras – Prefixadas Aplicações financeiras – Prefixadas Cálculos Valor da aplicação: R$ 300.000 Rendimento: R$ 300.000 x 3% = R$ 9.000 IRRF: R$ 9.000 x 20% = R$ 1.800 IOF: R$ 500 Contabilizações (1) Na data da aplicação (10/04/X5) D – Aplicação financeira 300.000 C – Bancos 300.000 (2) Em 30/04/X5 D – Aplicação financeira 9.000 C – Receita financeira 9.000 (2a) D – IRRF a compensar 1.800 C – Aplicação financeira 1.800 (2b) D – Despesa com IOF 500 C – Banco 500 (2c) D – Banco 307.200 C – Aplicação financeira 307.200 Aplicações financeiras – Prefixadas Aplicação financeira (1) 300.000 1.800 (2a) (2) 9.000 309.000 1.800 307.200 307.200 (2c) 0 Bancos (SI) xxxx 300.000 (1) (2c) 307.200 500 (2b) Receita financeira 9.000 (2) IRRF a compensar (2a) 1.800 Despesa com IOF (2b) 500 A empresa Indústria e Comércio Acre Ltda., em 10.01.X5, verificou a existência de excesso de caixa e optou pela seguinte aplicação financeira: Data da aplicação: 10.01.X5 Data do resgate: 09.02.X5 Valor da aplicação: $ 100.000,00 Taxa de rendimentos: 4,5% no período IRRF: 20% Com base nas informações e considerando unicamente esta operação, o resultado referente ao mês de janeiro de X5 será: a) Aumentado em $ 4.500,00. b) Aumentado em $ 3.150,00. c) Aumentado em $ 2.520,00. d) Diminuído em $ 630,00. e) Diminuído em $ 900,00. Interatividade A empresa Indústria e Comércio Acre Ltda., em 10.01.X5, verificou a existência de excesso de caixa e optou pela seguinte aplicação financeira: Data da aplicação: 10.01.X5 Data do resgate: 09.02.X5 Valor da aplicação: $ 100.000,00 Taxa de rendimentos: 4,5% no período IRRF: 20% Com base nas informações e considerando unicamente esta operação, o resultado referente ao mês de janeiro de X5 será: a) Aumentado em $ 4.500,00. b) Aumentado em $ 3.150,00. c) Aumentado em $ 2.520,00. d) Diminuído em $ 630,00. e) Diminuído em $ 900,00. Resposta Data da aplicação: 10.01.X5 Data do resgate: 09.02.X5 Valor da aplicação: $ 100.000,00 Taxa de rendimentos: 4,5% no período IRRF: 20% Com base nas informações e considerando unicamente esta operação, oresultado referente ao mês de janeiro de X5 será: a) Aumentado em $ 4.500,00. b) Aumentado em $ 3.150,00. c) Aumentado em $ 2.520,00. d) Diminuído em $ 630,00. e) Diminuído em $ 900,00. Resposta Cálculos Valor da aplicação: R$ 100.000 Rendimento: R$ 100.000 x 4,5% = R$ 4.500 IRRF: R$ 4.500 x 20% = R$ 900 De 10.01.X5 a 09.02.X5 = 30 dias R$ 4.500 / 30 dias = 150/dia De 10.01.X5 a 31.01.X5 = 21 dias R$ 150/dia x 21 dias = R$ 3.150,00 de receita financeira Conforme estudamos, o que difere uma operação prefixada da pós-fixada é que, na prefixada, se conhece o montante dos encargos no momento da operação, enquanto que, na pós-fixada, isso não acontece porque, além dos juros, utiliza-se um índice de inflação. Exemplo: A Cia. Beta fez uma aplicação financeira no valor de R$ 50.000 em 01/10/X7 com base na variação do IGPM que foi de 2% a.m., mais taxa de juros de 1% a.m. A data do resgate estava prevista para 31/12/X7 e o IRRF sobre o total dos rendimentos é de 4%. Quais são os cálculos e contabilizações necessárias? Aplicações financeiras – Pós-fixadas Aplicações financeiras – Pós-fixadas Cálculos Valor da aplicação: R$ 50.000 Atualização: R$ 50.000 x 2% = R$ 1.000 x 3 meses = $ 3.000 Juros: R$ 53.000 x 1% = R$ 530 x 3 meses = R$ 1.590 IRRF: R$ 4.590 x 4% = R$ 183,60 Contabilizações Na data da aplicação D – Aplicação financeira 50.000 C – Bancos 50.000 Em 31/12/X7 D – Aplicação financeira 4.590 C – Receita financeira 4.590 D – IRRF a compensar 183,60 C – Aplicação financeira 183,60 D – Bancos 54.406,40 C – Aplicação financeira 54.406,40 A Cia. Peralta aplicou no Banco Norte S.A. a importância de $ 500.000, com correção monetária pós-fixada. Data da aplicação: 02/10/X1 Data do vencimento: 01/03/X2 Correção monetária do período de 02/10/X1 a 31/12/X1: 30% Juros: 8% a.a. (juros simples) IRRF: 15% Com base nas informações, o saldo da conta Aplicações Financeiras, em 31/12/X1, será de: a) $ 638.550. b) $ 645.917. c) $ 663.000. d) $ 671.700. e) $ 702.000. Interatividade A Cia. Peralta aplicou no Banco Norte S.A. a importância de $ 500.000, com correção monetária pós-fixada. Data da aplicação: 02/10/X1 Data do vencimento: 01/03/X2 Correção monetária do período de 02/10/X1 a 31/12/X1: 30% Juros: 8% a.a. (juros simples) IRRF: 15% Com base nas informações, o saldo da conta Aplicações Financeiras, em 31/12/X1, será de: a) $ 638.550. b) $ 645.917. c) $ 663.000. d) $ 671.700. e) $ 702.000. Resposta Resposta Cálculos Valor da aplicação: R$ 500.000 Atualização: R$ 500.000 x 30% = R$ 150.000 Juros: R$ 650.000 x 8% a.a. = R$ 52.000 /12 meses x 3 meses = R$ 13.000 Contabilizações Na data da aplicação D – Aplicação financeira 500.000 C – Bancos 500.000 Em 31/12/X7 D – Aplicação financeira 163.000 C – Receita financeira 163.000 Com os dados do exercício, não é possível calcular o IRRF e nem o valor do resgate da aplicação. ATÉ A PRÓXIMA! Número do slide 1 Folha de pagamento Folha de pagamento Folha de pagamento Folha de pagamento Folha de pagamento Folha de pagamento Folha de pagamento – Exemplo Folha de pagamento – Cálculo de proventos – Hora extra e DSR s/ HE Interatividade Resposta Folha de pagamento – Cálculo de proventos – HE e DSR s/ HE Folha de pagamento – Descontos – Faltas Folha de pagamento – Exemplo – Faltas e salário-família Folha de pagamento – Descontos – Contribuição ao INSS Folha de pagamento – Cálculo de descontos – Contribuição ao INSS Interatividade Resposta Folha de pagamento – Cálculo de descontos – Contribuição ao INSS Folha de pagamento – Cálculo de descontos – IRRF Folha de pagamento – Exemplo – Cálculo de IRRF Folha de pagamento – Exemplo – Cálculo de IRRF Folha de pagamento – Exemplo – Cálculo de IRRF Folha de pagamento – Exemplo – Cálculo de IRRF Folha de pagamento – Exemplo – Cálculo Sócio Administradores Folha de pagamento – Descontos Folha de pagamento – Contabilização Folha de pagamento – Contabilização Interatividade Resposta Instrumentos financeiros Instrumentos financeiros Instrumentos financeiros Instrumentos financeiros Instrumentos financeiros Instrumentos financeiros Instrumentos financeiros Instrumentos financeiros Interatividade Resposta Resposta Número do slide 42