Buscar

GESTÃO FINANCEIRA PROVA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA – GESTÃO FINANCEIRA (Gti)
Questão 1/5
Conforme é apresentado por Emir Guimarães Andrich e June Alisson Westarb Cruz (2013, p. 102), há uma série de custos e despesas envolvidas, direta ou indiretamente, para a manutenção dos estoques, entre os quais podem ser citados os custos financeiros, elevação do custo da mercadoria vendida, seguro e armazenamento, deterioração, obsolescência e mão de obra. Explique porque a má gestão dos estoques ou o próprio excesso desses, pode contribuir para o aumento das perdas por deterioração.
Questão 2/5
Conforme salientam Emir Guimarães Andrich e June Alisson Westarb Cruz (2013, p. 70), a Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC), passou a ser obrigatória no Brasil por meio da Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007 (Brasil, 2007). Embora muitas empresas já a utilizassem antes, a legislação que tornou obrigatória a sua publicação, em substituição à Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (Doar), representou um grande avanço, que trouxe benefícios principalmente para os analistas da área financeira. Com base nesta afirmação, apresente qual é o objetivo primário da DFC justificando sua resposta.
Questão 3/5
Segundo Emir Guimarães Andrich e June Alisson Westarb Cruz (2013, p. 127), Estudos de viabilidade financeira deveriam ser realizados com frequência, independentemente do tamanho da empresa e dos investimentos a ela relacionados. “Decisões simples, do cotidiano, como a opção por realizar uma compra à vista ou a prazo, deveriam ser precedidas deste tipo de análise. ” Os autores também destacam que, quando a operação envolve prazos diversos, temos que considerar o valor do dinheiro no tempo. Com isso em mente, defina o que é Taxa Mínima de Atratividade.
Questão 4/5
Conforme Emir Guimarães Andrich e June Alisson Westarb Cruz (2013, p. 37), custos são todos os gastos associados direta ou indiretamente à produção de um bem ou serviço, sendo classificados em custos diretos, indiretos, fixos, variáveis e híbridos. Apresente e justifique sua resposta determinando em que tipo de custo são classificados os gastos com matéria-prima que possa ser apropriada diretamente a determinado tipo de produto ou serviço e, custos que necessitam de algum tipo de rateio para serem incorporados ao produto.
Questão 5/5
Receitas e gastos são, de forma objetiva, eventos que alteram os recursos circulantes de uma empresa. As receitas são todos os ingressos monetários provenientes da operação da empresa. Enquanto os gastos são, de forma geral, todos os desembolsos que podem ser realizados pela empresa. Desta forma, imagine que sua empresa desembolsa recursos para custos de manutenção e produção, despesas de produção e operação e investimentos. Neste caso, os custos podem ser classificados de várias formas: diretos e indiretos; fixo e variáveis e híbridos. Custos diretos podem ser apropriados diretamente ao produto. Sendo assim, como definiríamos os custos indiretos?

Outros materiais