Buscar

Resumo Química Aplicada NP1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Átomo:
Composto por um núcleo (prótons e nêutrons), e uma eletrosfera (elétrons)
Z = número Atômico (número de prótons);
A = massa atômica (prótons+nêutrons)
Átomo neutro = quantidades iguais de prótons e elétrons;
Cátion = eletricamente positivo
Ânion = eletricamente negativo
Ligações químicas: 
Ligação Iônica – Ocorre entre elementos metálicos e não metálicos; ligação é feita através da doação de elétrons; é necessária eletronegativadade oposta;
Ligação covalente – ocorre entre elementos não metálicos e não metálicos; é feita através do compartilhamento de elétrons; eletronegatividade igual;
Ligação Metálica – ocorre entre elementos metálicos e metálicos;
Principais características da água
A água pode ser utilizada na engenharia como componente (concretos e argamassas, e compactação de aterros), ou como ferramenta (trabalho de limpeza, resfriamento e cura do concreto).
É um material nobre, que influência diretamente na qualidade e segurança da obra.
Os corpos d’água são agrupados em 5 classes e cerca de 70 parâmetros. Todas as classes podem ser utilizadas como parâmetro doméstico, mas o tipo de tratamento diferencia de classe á classe
Os efluentes de qualquer fonte poluidora só poderão ser lançados, direta ou indiretamente, em qualquer coleção de água, desde que obedeçam os seguintes condições: 
pH entre 5 e 9 (7 é o recomendado);
Temperatura inferior a 40ºC;
Materiais sedimentares até 1mm/L;
Substâncias solúveis em hexanas (carbono e hidrogênio) até 100mg/L;
DBO (demanda bioquímica de oxigênio; quantidade de oxigênio na água) 20ºC, no máximo 60mg/L.
Poluição da água
Dentre as mais graves, estão a: poluição por resíduos industriais (biologicamente resistentes, e não servem de alimento a nenhum ser vivo. Não são decompostos pela natureza); Pelos despejos industriais, decorrente do uso da água em operações industriais, possuindo agentes químicos e substâncias tóxicas. Presentes também em esgotos sanitários. Poluem cursos d’água como o mar e o solo.
Produtos Azotados (qualquer composto que contenha hidrogênio) e produtos sulforosos – influenciam na chuva ácida.
Parâmetros de qualidade da água
Parâmetro físico: Temperatura (o aumento da temperatura diminui a solubilidade do O2, favorecendo o mau cheiro); Condutividade Elétrica (dissolução também em função da temperatura); Sólidos ( correspondem a partículas diversas, sedimentais ou não, que podem ser separadas por filtração); Cor (teor de material orgânico decomposto em íons); Turbidez (representa o quanto uma amostra de água interfere na luz que passa por ela. Ex: turvas – as turvas desfavorecem a fotossíntese da vegetação submersa (menor vegetação = menos peixes).
Parâmetro químico: pH; DBO (quantidade de oxigênio na água); Quantidade de nitrogênio e fósforo e elementos tóxicos (inorgânicos).
Parâmetro microbiológico – Coliformes fecais e totais (bactérias encontradas no intestinos de animais de “sangue quente”). Estreptococos totais (bactérias patogênica, representam risco a saúde).
Tratamento da água:
1 - Captação: Após a captação inicialmente é realizado a hidrometria (medidas de pressão, velocidade, vazões, etc), que irão ajudar a projetar o sistema completo de tratamento;
Tipos de captação: mananciais; chuvas, rios e drenos, lagos, poços semi-profundos e profundos.
2 – Gradagem: processo onde são retirados os resíduos de maior dimensão, que ficam retidos em grades por onde a água é forçada a passar.
3 – Coagulação: Aplicação de cal para correção do pH (se necessário), aplica-se coagulante (sulfato de alumínio), tem a função de produzir hidróxidos gelatinosos, insolúveis e encapsular as partículas suspensas na água.
4 – Floculação: Etapa realizada em câmaras (floculadoras) onde a água é levemente agitada, facilitando a aglutinação das impurezas. O pH em que entre melhor ocorre a floculação é 5,0 – 6,5.
5 – Decantação: após o processo de floculação, a água entra em tanques decantadores, onde os flocos depositam-se no fundo e a água é recolhida na superfície.
6 – Filtração: Depois de decantada, a água passa por filtros compostos por camadas de carvão ativo e areia de várias espessuras.
7 – Desinfecção: Adição de cloro (usado para eliminar microorganismos que prejudicam a saúde); Adição de Flúor (usado para desinfecção da água para evitar proliferação de cáries); Adição de Cal (correção do pH – próximo a 7).
8 – Distribuição para a população.

Continue navegando