Buscar

CIÊNCIA CENTRAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÓ-REITORIA DE GRADUÇÃO
DIREITO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO SUPERIOR
NOME DO ALUNO: Thays Karollina Lopes Martins	
NOME DO PROFESSOR: Danilo Borges
TURMA:
DATA: 01/10/2015
 
Universidade e suas ciências
 “A Universidade é responsável pelo ensino, por meio do contato sistemático com a cultura universal. Além disso, deve ampliar e diversificar esses conhecimentos adquiridos, por meio da pesquisa, que produz novos saberes, vinculado ao ensino como atividade essencial para a formação acadêmica”. (MEDEIROS, 2013)
 A universidade se coloca como um caminho a ser percorrido pelo indivíduo no percurso de tempo, para através do conhecimento obtido conquistar bagagem suficiente para o entendimento e desenvolvimento de seu intelecto. Com intuito de gerar indivíduos críticos a universidade lança o desafio ao homem a compreender padrões e regras obtidas através da observação, a pesquisa e a comunicação. 
 Devido alguns parâmetros que são avaliados pelo MEC as instituições de Ensino Superior conquistam certificações de acordo com a sua estrutura. Quando algumas organizações possuem um corpo docente formado por graduados mestres e doutores, ela pode oferecer cursos nas áreas exatas e humanas e pode se intitular faculdade. Contudo, para ser intitulada de Centro Universitário a organização devera possuir uma estrutura de laboratórios, centro de pesquisas, centro de convivência, para maiores elaborações de projetos de pesquisas nas áreas de ciências humanas e biológicas e ter um corpo docente formado de mestre e doutores.
 Com o modelo das ciências Central, Periférica e Marginal são divididos esses campos de pesquisas que conectam e discute a ciência da Idade Moderna com a ciência contemporânea para alcançar o desenvolvimento da ciência. A ciência central, ou hegemônica, é abrangente e excludente tratar do paradigma que atuam nas regiões que, não só em termos de produção científica como em termos econômicos, ciência periférica tem a ver com a maior ou menor proximidade ou aderência do que é produzido nas ciências no denominado paradigma dominante e pode ser complementar a ciência central; Marginal, é o conhecimento que se apresenta como ciência, dialoga com a ciência, mas não compartilha das mesmas regras e premissas do que seja a prática científica, como é o caso da astrologia. No âmbito do Direito essas três ciências estão presentes, tanto o conhecimento central que é abrangente e excludente por ser o Direito uma necessidade universal, como o periférico na busca pela proximidade da aderência que no Direito se relaciona com a efetividade de sua atuação e a marginal que vai ser as filosofia do Direito. Estas ciências são formadas por paradigmas os quais a Universidade é o local privilegiado para a ciência acontecer e para o encontro de todos nós com a ciência, responsável por desperta a criticidade dos alunos os incentivando a explorar os campos de pesquisas para confrontar e romper com paradigmas ultrapassados criando paradigmas inovadores.
Referencia
MEDEIRO, Alexandre. Universidade e ciência. Santa Catarina: Unisul, 2013.

Outros materiais