Buscar

1 relatorio enq100


Continue navegando


Prévia do material em texto

Universidade Federal de Viçosa
Abril / 2012 
Relatório
Palestra sobre Nanotecnologia
Disciplina : ENQ 100 - Introdução à Engenharia Química
Professor: Rita de Cássia Superbi de Sousa
Rafaela Moreira da Silva Cordeiro				 - 75373
Este relatório trata do conceito, importância e aplicações da nanotecnologia no cenário atual. Como base, foi-se usada uma palestra da Prof. Dra Deusanilde Silva, realizada no dia 02 de abril de 2012.
Após uma breve apresentação da cronologia dos fatos, no que diz respeito à divisibilidade da matéria, descobrimos que, embora a ciência sempre tenha se preocupado em estudar os constituintes das moléculas, a idéia de exploração na escala nano é relativamente recente e só ganhou consistência em uma palestra de Richard Feynmam, apresentada em 1959. Desde então, alguns pesquisadores voltaram suas atenções para essa área, uns publicando artigos, outros desenvolvendo materiais que permitissem essa manipulação, o que acabou dando origem à empresas específicas e institutos da área.
Ressaltamos que, assim como de modo geral ciência é diferente de tecnologia, a adição do prefixo nano não altera os conceitos: enquanto o primeiro busca estudar e compreender o comportamento dos materiais em escala nanométrica, o segundo é um campo multidisciplinar que manipula e busca aplicação dessas descobertas. 
Talvez o mais importante tenha sido justificarmos o porquê de buscar compreender matérias em escala tão mínima: materiais reduzidos a tal tamanho apresentam, na grande maioria das vezes, novas propriedades e comportamentos daqueles de quando em escala macrométrica. Além disso, torna-se possível, por um lado, desprezar a atuação de várias forças (como o atrito), inicialmente bastante influentes e, pelo outro, analisar os efeitos de novas forças (por exemplo, a eletrostática) sobre as partículas.
Sabendo que nanotecnologia resulta da junção do prefixo nano (anão) com tecno (prática) e logos (conhecimento), concluímos verbete significa, de modo geral, a habilidade de lidar e manipular átomo por átomo, em escala mínima, a fim de criar uma estrutura maior e diferente das anteriormente conhecidas, normalmente para fins comerciais. Atentamos ainda para o fato de que é esperada uma revolução, no próximo século, decorrente das descobertas e criações da área, visto suas diversas e aplicações.
As estruturas nessa escala são construídas de duas formas: bottom-up (de baixo pra cima), onde blocos fundamentais geram estruturas maiores; ou top-down (de cima pra baixo), em que o desgaste dos blocos maiores é que gera as novas estruturas, blocos menores.
Haja visto que se trata de um campo bastante multidisciplinar, conhecemos algumas aplicações da área: a elevação da retenção e drenagem na fabricação de papel, a fabricação de superfícies modelos de material celulósico (adsorção de polímeros e atividade enzimática), a funcionalização da superfície de nanotubos de carbono para imobilização de molécula biológica, o o transporte de fármacos, e a biorrefinaria (isolamento de nanocristais de celulose). Para finalizar, foram apresentados alguns equipamentos utilizados na nanotecnologia, como microscópios (de diferentes técnicas), elipsômetro, espalhadores de luz, balança microgravimétrica, potencial zeta e analisador de cargas.