Buscar

EPI TRAB2 NIVEIS

Prévia do material em texto

Nome: Christian Adams Delator Barros Turma: B Data: 24/02/2016
Atividade 3 – Casos Clínicos
Julgue como Verdadeiro ou Falso e Justifique sua escolha:
Para um paciente cadeirante, a implementação de medidas periódicas de descompressão glútea para evitar úlceras corresponde a uma ação de saúde de 5.º nível na fase residual.
( ) Verdadeiro	( F ) Falso
Justificativa: A descompressão glútea corresponde a prevenção secundaria, nivel 4, limitação de dano.
O tratamento com uso de órtese e movimentos passivos articulares de um paciente com 3 meses de idade que apresente doença progressiva que leva a deformidade é classificado como uma medida de prevenção secundária de limitação do dano.
(V ) Verdadeiro	( ) Falso
Justificativa: Pois o estagio secundário abrange um estado precoce da doença, que visa combater as deformidades devido a doença progressiva.
No caso de paciente idoso diabético, sem sinais e sintomas a avaliação periódica da sensibilidade cutânea plantar, para o controle de surgimento de úlceras, é uma importante medida de prevenção secundária na fase clínica da doença.
( V ) Verdadeiro	( ) Falso
Justificativa: Sim, de prevenção secundaria de nivel 3.
Determine o nível de prevenção do caso clínico a seguir:
I - Um paciente idoso hospitalizado, acamado por fratura de quadril, apresentou temperatura de 37°C. O médico ortopedista solicita a avaliação do pneumologista. O médico prescreve fisioterapia respiratória 2 vezes por dia.
Resposta:
 Prevenção terciaria, reabilitação, nivel 5 
II - Uma mulher, 29 anos, com 16 semanas de gestação,assintomática, veio procurar o serviço de fisioterapia, pois sua mãe na sua gravidez, com a mesma idade gestacional começou a sentir dores na região lombar.
Resposta:
Prevenção primaria, prevenção, nivel 2
Avalie os textos a seguir e escolha a alternativa correta:
I - A intervenção ergonômica em postos de trabalho é considerada medida de proteção específica de 2º nível de ação de saúde.
Porque
A implementação de ginástica laboral diária, com alongamentos, fortalecimentos e caminhadas são consideradas medidas de proteção específica de 2.º nível de ação de saúde.
A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) as duas afirmações são falsas.
Resposta:
Letra A
II - Dirceu, 45 anos, é portador de hipertensão arterial. Faz uso regular de medicamento anti-hipertensivo, segue dieta apropriada e participa de um grupo de hipertensos, com o qual são realizadas técnicas de fisioterapia para auxiliar no controle da pressão arterial. No quadro relatado desse paciente, as atividades fisioterapêuticas realizadas se enquadram no(s) nível(eis) de prevenção:
A) primária, somente.
B) secundária, somente.
C) terciária, somente.
D) primária e terciária, somente.
E) secundária e terciária, somente.
Resposta:
Letra E

Continue navegando