Buscar

Questões Objetivas de G1- Parte 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
QUESTÕES OBJETIVAS DE G1 – PARTE 2 - PESO: 4,0
PRAZO: 17/04
As questões 1 a 6 estão baseadas no texto O grande mercado do amor, de Gian Kojikovski, disponível na Revista Exame - Edição impressa 1107 de 17/02/2016.
O Tinder, aplicativo de paquera baseado em geolocalização, virou febre entre a geração Y americana e brasileira e é a maior promessa de aumento de receita do Match Group.
A tecnologia acabou com a rejeição na paquera. Lembra aquela sensação de voltar da balada para casa sem ter conseguido conversar com quem você queria ou tendo ouvido uma série de “nãos”? O aplicativo Tinder, pertencente à empresa de tecnologia americana Match Group, criou um atalho para quem quer conhecer gente nova ou namorar. Ao se inscrever no app, o usuário monta um perfil com fotos e informações pessoais. Em seguida, tem acesso a um catálogo com fotos de outros usuários (do sexo oposto ou do mesmo) selecionados por idade e proximidade geográfica. Para escolher um potencial parceiro, basta deslizar a tela do celular para a direita. Para descartá-lo, o movimento é para a esquerda. Caso a pessoa escolhida também goste do seu perfil, ambos podem começar uma conversa pelo aplicativo. Claro que nem todas as escolhas são recíprocas, mas a quantidade de perfis é tão grande que sempre aparece alguém a fim de papo. O aplicativo tem 25 milhões de usuários ativos - aqueles que o usam pelo menos uma vez por mês. O Brasil é o segundo maior mercado, atrás somente dos Estados Unidos. Na média, cada usuário avalia 146 perfis por dia. A empresa não revela qual é a taxa de sucesso dos cadastrados, mas, a julgar pelo barulho que está fazendo, deve ser alta. O Tinder deu escala à paquera.
O Tinder está há dois anos na lista dos cinco apps mais baixados nas lojas online da Apple e do Google na categoria estilo de vida. A popularidade tem as digitais da geração Y, jovens entre 18 e 35 anos que não se sentiam atraídos pelos sites de relacionamento criados nos anos 90. “Os jovens tratam os relacionamentos como uma relação de consumo. Por isso, uma foto e algumas informações do perfil bastam. Os aplicativos como o Tinder funcionam como uma prateleira de supermercado”, diz Michel Alcoforado, diretor da consultoria Consumoteca, que fez a maior pesquisa sobre o tema no Brasil (...)
1. Com base na leitura do texto, assinale a única afirmação correta.
(A) O amor entre os jovens existe, exclusivamente, em sites da internet.
(B) A proximidade geográfica é um empecilho para os jovens se encontrarem em aplicativos de relacionamento.
(C) Os usuários do Tinder acreditam no namoro totalmente a distância.
(D) A paquera entre os usuários do Tinder ocorre somente no aplicativo.
(E) A inserção, no mercado brasileiro, do aplicativo Tinder permitiu a ampliação da paquera e o, consequente, arrefecimento da rejeição.
2. Assinale a alternativa em que a palavra destacada no trecho abaixo mais se aproxima do contexto abordado no texto.
Claro que nem todas as escolhas são recíprocas, mas a quantidade de perfis é tão grande que sempre aparece alguém a fim de papo.
(A) Verdadeiras.
(B) Mútuas.
(C) Desiguais.
(D) Unilaterais.
(E) Políticas.
3. Assinale a alternativa que apresenta a paráfrase reconstrutiva do trecho abaixo através da similaridade semântica.
O Tinder, aplicativo de paquera baseado em geolocalização, virou febre entre a geração Y americana e brasileira e é a maior promessa de aumento de receita do Match Group.
(A) Um app de paquera, o Tinder, tornou-se uma mania entre a geração americana e brasileira, aumentando a receita do Match Group.
(B) O aplicativo de paquera Tinder é o vilão dos relacionamentos amorosos atuais entre jovens da geração Y americana e brasileira.
(C) O Tinder, site de paquera baseado em proximidade geográfica, tornou-se um subterfúgio entre a geração Y americana e brasileira, aumentando a receita do Match Group.
(D) O app de paquera, baseado em proximidade geográfica, o Tinder, tornou-se uma mania entre a geração americana e brasileira, aumentando a receita do Match Group.
(E) O aplicativo de paquera Tinder, baseado em proximidade geográfica, tornou-se uma mania entre a geração Y americana e brasileira, possibilitando o incremento da receita do Match Group.
4. A paráfrase, solicitada na questão 3 desta atividade, está associada a que nível ou plano?
(A) Referencial.
(B) Locutivo.
(C) Pragmático.
(D) Simbólico.
(D) Metalinguístico.
5. Assinale a alternativa em que pelo menos uma palavra obedece à mesma regra de acentuação da palavra série.
(A) Atraídos; alguém.
(B) Alguém; recíprocas.
(C) Usuários; está.
(D) Descartá-lo; atrás.
(E) Geográfica; há.
6. De que modo o texto de Gian Kojikovski está estruturado?
(A) Trata-se de um texto exclusivamente narrativo, pois o autor apresenta uma tese central que passa a ser desenvolvida a partir de vários argumentos.
(B) Trata-se de uma narrativa, pois o texto é composto por uma variedade de ações.
(C) Trata-se de um ensaio, pois o autor apresenta um ponto de vista pessoal, que passa a ser explorado e desenvolvido ao longo dos parágrafos.
(D) Trata-se de um texto descritivo, pois o autor apresenta uma descrição dos jovens americanos.
(E) Trata-se de uma dissertação argumentativa, pois, no final do texto, há uma reflexão feita pelo autor a respeito dos relacionamentos virtuais.
As questões 7 a 8 estão baseadas no texto Celular afasta as pessoas e prejudica relacionamentos, de Jorge Ramos, disponível http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/jorge-ramos/2013/02/27/celular-afasta-as-pessoas-e-prejudica-relacionamentos.htm
(...)
O celular é má companhia. Foi a conclusão a que chegou um estudo da Universidade de Essex, na Inglaterra, que se perguntou em que grau a simples presença de telefones celulares afeta as conversas face a face. Em um dos experimentos, dividiram um grupo de 74 participantes em duplas. A metade das duplas conversou sem um celular à vista e a outra metade, com um celular em uma mesinha lateral. Pediram a todos que conversassem durante dez minutos sobre um fato interessante que tivesse acontecido com eles no mês anterior. Os resultados foram fascinantes.
As duplas que se conheceram sem a presença de um celular relataram maior proximidade e uma melhor qualidade de relação que aquelas que conversaram com um celular à vista. O segundo experimento confirmou que as pessoas têm mais confiança e compartilham mais coisas pessoais quando não há um celular por perto.
Essa é a conclusão do estudo feito por Andrew K. Przybylski e Netta Weinstein, publicado no ano passado em "The Journal of Social and Personal Relationships": "A evidência dos dois experimentos indica que a simples presença de telefones celulares inibe o desenvolvimento da proximidade e confiança interpessoais, e reduz os níveis de empatia e compreensão das duplas".
Isto é, a simples presença de um celular é um obstáculo para a boa comunicação entre duas pessoas. E se a isso acrescentarmos toda a carga informativa e o valor afetivo incluídos em nossos celulares - fotos, telefones, segredos, dados confidenciais, senhas, é claro que é muito difícil nos comunicarmos com alguém em pessoa sem também dar atenção ao pequeno aparelho.
A tendência mundial é uma crescente migração dos computadores e televisores para os celulares. É verdade, não podemos ver vídeos e ler documentos com a mesma facilidade e clareza que em uma tela maior, mas isso é secundário diante da conveniência de ter quase todo o mundo na palma da mão.
Portanto, é absurdo sugerir que não usemos o celular. Não podemos mais
viver sem ele. Empresas, governos e famílias dependem dos celulares. Mas sim, podemos definir novos limites.
7. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao texto acima.
(A) O texto possui 3 parágrafos de desenvolvimento e 1 de conclusão.
(B) O texto possui 4 parágrafos de desenvolvimento.
(C) O texto não possui conclusão.
(D) O texto, em seu desenvolvimento, não possui a presença de argumentos.
(E) O objetivodeste texto é convencer o leitor sobre o absurdo da utilização do celular em nosso dia a dia.
8. Assinale a alternativa em que há a presença de uma palavra PROPAROXÍTONA.
(A) Evidência.
(B) Tendência.
(C) Famílias.
(D) Obstáculo.
(E) Secundário.
As questões 9 a 10 estão baseadas na Charge do Bruno.
9. Observe a charge acima e responda à questão proposta.
I – A charge não possui heterogeneidade tipológica, pois não apresenta diversidade de tipologia textual.
II – A mensagem da mulher indica a presença de um argumento.
III – A charge é meramente narrativa.
(A) Apenas a I está correta.
(B) Apenas a II está correta.
(C) Apenas a III está correta.
(D) Apenas I e II estão corretas.
(E) Apenas II e III estão corretas.
10. Assinale a alternativa que contém a ordem correta das letras para formar um parágrafo argumentativo coerente.
(A) Isso proporcionou muitos benefícios às pessoas em geral, pois, em segundos, podemos nos conectar com qualquer lugar e ter a informação de qualquer assunto da atualidade ou de tempos remotos.
(B) A tecnologia proporcionou um avanço muito grande na comunicação entre as pessoas no mundo.
(C) Dessa forma, saber dosar o uso da tecnologia é primordial, para que não tenhamos apenas relacionamentos virtuais no futuro.
(D) É difícil encontrar alguém que não possua um equipamento eletrônico com acesso à internet.
(E) Em contrapartida, todo esse avanço tecnológico prejudicou as relações afetivas, uma vez que, muitas vezes, o contato pessoal é deixado de lado por um site, um aplicativo.
(A) A, B, C, D e E
(B) A, B, C, E e D
(C) B, D, A, C e E
(D) B, D, A, E e C
(E) D, B, A, E e C

Outros materiais