Buscar

HIST.EMB.SIMULADO

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
	
	Simulado: SDE0028_SM_201408148854 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): GRAZIELLE SANTA CRUZ COSTA
	Matrícula: 201408148854
	Desempenho: 0,1 de 0,5
	Data: 13/11/2015 11:30:23 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408891887)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O espermatozoide passa pela corona radiata formada pelas células foliculares. A dispersão destas células resulta principalmente da ação de enzimas, em especial a hialuronidase, liberadas do acrossoma do espermatozoide. Esta célula penetra na zona pelúcida seguindo o caminho formado por outras enzimas liberadas do acrossoma. A cabeça do espermatozoide entra em contato com a superfície do ovócito e as membranas plasmáticas de ambas as células se fundem. As membranas rompem se na área de fusão, criando um efeito através do qual o o núcleo do espermatozoide pode penetrar no ovócito. Sobre este texto, analise e escolha a alternativa correta:
		
	
	Ao fundir as membranas plasmáticas das células férteis masculina e feminina, haverá penetração do núcleo feminino na célula masculina, concluindo assim a fertilização.
	
	O acrossoma é uma espécie de bolsa que se situa na porção inicial da tuba uterina, esta serve para armazenar enzimas que auxiliarão na penetração do espermatozoide no ovócito primário.
	
	A fertilização é um processo que ocorre na tuba uterina e é propiciada por substâncias químicas como a hialuronidase, liberada exclusivamente pelo ovócito secundário.
	 
	A corona radiata existente na célula ovócito II, tem a função básica de proteção do DNA desta célula. Para atravessá-la é preciso que vários espermatozoides juntos penetrem nesta célula.
	 
	A fusão das membranas das células ovócito secundário e espermatozoide ocorrerão concomitante com a penetração do núcleo da célula masculina dentro da célula feminina, assim, finalizando a fertilização.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408758130)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale qual a alternativa CORRETA com relação ao aparelho reprodutor humano:
		
	 
	A vagina é um canal tubular de 10 a 15 cm de comprimento, orientada para cima e para baixo, está situada entre a uretra e o reto.
	 
	As células de Sertoli são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona e pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários.
	 
	A parede do útero é constituída por duas camadas: miométrio e endométrio, sendo que esta última ainda se subdivide em compacta, esponjosa e basal. No período menstrual a camada basal descama, preservando as compacta e esponjosa.
	 
	O epidídimo é um tubo enovelado e se estende da extremidade posterior do testículo até quase 4 cm a partir da parte terminal superior e é o principal local onde se produz os espermatozoides.
	 
	Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação, mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408416009)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A nidação é o processo em que, na fase de blástula, o embrião fixa-se no endométrio. Sobre este evento, analise as alternativas e marque a opção correta quanto ao seu início e finalização:
		
	 
	No final da primeira semana e se completa ao término da segunda semana
	
	Com a formação da cavidade amniótica
	
	No final da segunda semana de gestação
	
	Com a formação dos somitos
	
	Com a formação da placa neural
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408873231)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O embrião até o estágio de oito células apresenta desenvolvimento regulado, isto é, mesmo que alguma célula seja perdida, o embrião progride normalmente, porque as demais contêm as informações necessárias para formar todas as estruturas. Entretanto, a partir desse estágio, há uma expressão genética diferenciada, e as células, conforme a sua posição, terão destinos diferentes. Assim, se alguma célula for perdida, o desenvolvimento não será normal. Então, após o estágio de oito células, o desenvolvimento é em mosaico. Abaixo somente um item não corresponde ao desenvolvimento normal do embrião:
		
	 
	No embrião com 32 células, os blastômeros secretam fluido para os espaços dentro do embrião. O líquido concentra-se em uma cavidade, a blastocele, e o embrião é chamado de blastocisto.
	
	O trofoblasto deriva parte da placenta (throfe, em grego, significa nutrição), e o embrioblasto origina o embrião propriamente dito e alguns anexos embrionários.
	 
	O blastocisto consiste em uma camada superficial, o embrioblasto e em um pequeno grupo interno de células, o trofoblasto (ou massa celular interna).
	
	O embrião de 16 células é parecido com uma amora e é designado mórula, neste estágio todas as células são idênticas.
	
	O blastocisto se implanta na cavidade uterina com desenvolvimento do sinciciotrofoblasto e o mesmo inicia a produção do hormônio HCG.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408863697)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A fecundação é um processo complexo e coordenado obedecendo a uma sequência de etapas. Esse processo ocorre quando:
		
	 
	Todas as respostas estão erradas
	
	É a entrada do espermatozóide no óvulo após a degradação da corona radiata e da zona pelúcida, para fertilizar o zigoto
	
	A fecundação é a ação do embrião em se prender a parede do útero
	
	É a degradação da membrana radiata pelo flagelo do espermatozóide, após a passagem pela corona pelúcida, para fertilizar o óvulo
	 
	O espermatozóide realiza a reação acrossomica, após penetrar na corona radiata, o que lhe permite abrir espaço na zona pelúcida e então inocular seu núcleo com o material genético (DNA) no óvulo
	  HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
	
	Simulado: SDE0028_SM_201408148854 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): GRAZIELLE SANTA CRUZ COSTA
	Matrícula: 201408148854
	Desempenho: 0,0 de 0,5
	Data: 13/11/2015 11:40:03 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408877099)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Problemas de fertilidade agridem tanto homens quanto mulheres e são mais comuns em casais que optam por ter filhos quando estão com idade mais avançada. Isso se deve especialmente ao envelhecimento natural dos tecidos, o que não seria diferente com os órgãos sexuais ou glândulas anexas que dão apoio a estes. Quando se fala em glândula anexa do aparelho reprodutor masculino, primordialmente lembra-se da próstata. Sobre esta glândula, pode-se afirmar que:
		
	
	Está posicionada na cavidade abdominal, o que dificulta a produção do espermatozoide, esse que prefere um ambiente mais ameno em temperatura.
	 
	É responsável pela maior quantidade do sêmen produzido. Chega a ser responsável por mais de 70% dessa quantidade. Seu líquido leitoso tem a propriedade de nutrir as células espermatozoides durante a travessia.
	
	É produtora de espermatozoide e hormônio, ajuda na lubrificação peniana e evita o dessecamento da uretra.
	 
	Produz líquido alcalino, o que reduz substancialmente a acidez da uretra peniana e da própria vagina no momento do ato sexual.
	
	Produz líquido de baixo pH, o que proporciona uma proteção à mucosa peniana, evitando que microrganismos ali proliferem, pois esses são sensíveis a pH ácido.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408432047)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	1) O Hormônio Gonadotrófico Coriônico é produzido pelo sinciciotrofoblasto (parte da placenta), na gestante. Esse hormônio é utilizado como teste de gravidez pois é detectado no organismo da grávida. Baseando-se no texto acima, assinale a alternativa que contenha a amostra biológica onde esse hormônio pode ser colhido para a realizaçãode um exame de gravidez:
		
	 
	b) Somente no sangue
	
	c) Somente nas secreções do trato geniturinário
	
	a) Somente na urina
	 
	d) Sangue e urina
	
	e) Sangue, suor e urina
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408416014)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Tecido rico em vasos sanguíneos e glândulas especializadas. Formado e destruído periodicamente no período menstrual, em resposta às alterações hormonais. A função é acolher e nutrir o embrião nos estágios iniciais da gravidez, oferecendo condições necessárias para a implantação e nutrição do óvulo fecundado, até a formação da placenta. Analise as alternativas abaixo e marque a que cita o tecido descrito.
		
	
	Córion
	
	Miométrio
	 
	Endométrio
	 
	Perimétrio
	
	Sinciotrofoblasto
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408873265)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Contracepção de Emergência. Indicação: Método utilizado para prevenir a gravidez após relações sexuais desprotegidas ou em que haja falha do método contraceptivo utilizado. Deve ser usada apenas em situações de emergência. Não há qualquer contra-indicação à sua utilização. Não está provada teratogenicidade se ocorrer gravidez. Efeitos indesejáveis incluem desde desconfortos gastrointestinais com náuseas e vômitos. Menos frequentemente, cefaleias, edemas, dores pélvicas, spotting ou metrorragia irregular. A menstruação deverá surgir aproximadamente 3 semanas após a toma (Ministério da Saúde, 2011). Verifique os itens abaixo e marque somente o único incorreto:
		
	 
	Em um ciclo sexual regular, há produção de hormônios que acontecerão na seguinte ordem: Estrógeno e progesterona, para então produzir FSH e LH.
	
	O estrógeno é um hormônio produzido pelos ovários e que possui atividade sexual, pois além de promover o desenvolvimento do endométrio também é responsável pelos caracteres sexuais secundários.
	 
	A contracepção de emergência é um método hormonal que dificulta a subida do espermatozoide à tuba uterina. Esse produto só tem eficácia pois o sêmen tem um trajeto de até três dias para percorrer.
	
	A progesterona é responsável por manter o endométrio, portanto é produzida no final do ciclo após a formação do corpo lúteo.
	
	O sistema hormonal de anticoncepção através do uso convencional de pílulas não pode ser confundido com o sistema de contracepção de emergência, pois no primeiro caso a dosagem é bem menor.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408864984)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Por meio de meados da terceira semana do desenvolvimento embrionário ocorre um evento de extrema importância, a neurulação. Tal evento formará o tubo neural, que corresponde ao primórdio do SNC. Na prevenção primária de rotina feita em pré-natal para prevenir defeitos no processo da neurulação:
		
	
	Solicita-se uma ultrassonografia morfológica em 4D para que sejam observadas possíveis más formações embrionárias.
	
	Administra-se sulfato ferroso a todas as gestantes.
	 
	Solicitam-se exames laboratoriais tais como hemograma completo, glicemia em jejum, EAS e parasitológico de fezes.
	 
	Administra-se vitamina B9 (ácido fólico) a todas as gestantes.
	
	Elabora-se uma dieta alimentar específica para nutrir o embrião.
		
	  HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
	
	Simulado: SDE0028_SM_201408148854 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): GRAZIELLE SANTA CRUZ COSTA
	Matrícula: 201408148854
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 29/11/2015 17:17:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408348924)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um casal deseja gerar um filho e, após um ano de tentativas de engravidar sem sucesso, foi diagnosticada a ausência de tubas uterinas e a baixa contagem de espermatozóides no sêmen liberado na ejaculação. Leia as alternativas a seguir e assinale a alternativa que contém a(s) alternativa(s) correta(s): I- a ausência de tubas uterinas não impede a fertilização natural. II- a baixa contagem de espermatozóides não interfere na fertilidade, pois apenas um espermatozóide conseguirá fertilizar o ovócito liberado na ovulação. III- A ausência das tubas uterinas impedirá a fertilização naturla, pois os ovócitos liberados na ovulação não serão captados e não haverá o local usual da fertilização - a ampola da tuba uterina. Qual(is) afirmação(ões) dentre as apresentadas é(são) verdadeira(s) em relação ao caso apresentado? .
		
	
	Somene a II e a III
	 
	Somente a III
	
	Somente a I e a III
	 
	Todas as afirmações são corretas.
	
	Somente a I
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408348612)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após a fertilização, para que o zigoto em desenvolvimento consiga se implantar no endométrio, faz-se necessário que o endométrio esteja na fase secretora do ciclo menstrual. Qual é o hormônio responsável por diretamente induzir o início desta fase secretora do ciclo menstrulal?
		
	 
	progesterona.
	
	hormônio luteinizante (LH).
	
	hormônio folículo estimulante (FSH).
	
	hormônio liberador de gonadotrofina.
	
	estrogênio.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408349455)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a primeira semana do desenvolvimento embrionário, o zigoto em desenvolvimento começa a sofrer sucessivas mitoses, aumentando rapidamente o número de células. Cada nova célula formada terá o mesmo número de cromossomos do zigoto. Se uma pesquisa desejar utilizar células -tronco embrionárias com potencialidade de se diferenciar em qualquer tipo celular do corpo humano, qual região do zigoto em desenvolvimento constitui uma célula-tronco, totalmente indiferenciada?
		
	
	citotrofoblasto
	
	sinciciotrofoblasto
	 
	blastômero
	
	pedículo do embrião
	
	zona pelúcida
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408349436)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ocasionalmente a implantação do blastocisto se dá fora do útero, acarretando uma gravidez ectópica ou gravidez extra-uterina. No entanto, 90% das gestações ectópicas ocorrem na tuba uterina. A implantação do blastocisto na parede da tuba uterina irá ocorrer:
		
	 
	quando o zigoto liberar o primeiro corpúsculo polar.
	
	quando o corpo lúteo atrofiar completamente.
	
	quando o pólo embrionário estiver posicionado no local oposto ao usual.
	
	quando a corona radiata dobrar de volume.
	 
	quando a zona pelúcida degenerar e o zigoto estiver ainda naquando tuba uterina.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408301015)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual é o nome da célula que se forma durante a gametogênese feminina que se forma apenas para , ao degenerar, possibilitar a eliminação do excesso de cromossomos do gameta em formação?
		
	 
	corpo polar (ou corpúsculo polar ou glóbulo polar)
	
	ovótide
	 
	ovogônia
	
	ovócito primário
	
	ovócito secundário
		
	
	  HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
	
	Simulado: SDE0028_SM_201408148854 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): GRAZIELLE SANTA CRUZ COSTA
	Matrícula: 201408148854
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 29/11/2015 17:30:13 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408292623)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O espermograma é um exame laboratorial que analisa a qualidade do sêmen liberado na ejaculação. Este exame verifica subjetivamente a quantidade de espermatozoides presentes no sêmen liberado na ejaculação e a qualidade destes espermatozoides, analisando principalmente a quantidade de espermatozoides mortos e com malformações (por exemplo: ausência de flagelo, flagelo curto ou ramificado). Considerando o processo de formação dos espermatozoides, e' correto afirmar que:
		
	 
	As malformações que podem ocorrer em um espermatozoide surgem durante a ultima fase da espermatogênese chamada de espermiogenese . Na espermiogenese sera¿ definida a forma dos gametas masculinos (formação de acrossoma, formação deflagelo, etc..).
	
	Os espermatozoides liberados na ejaculação estavam armazenados nos testículos.
	
	A presença de poucos espermatozoides não afeta a fertilidade masculina, pois apenas um espermatozoide devera' fertilizar o ovócito.
	
	A presença de muitos espermatozoides defeituosos (malformados) não afeta a fertilidade masculina.
	
	A espermatogênese começa a ocorrer antes do nascimento do menino , sendo que cada ciclo de espermatogênese termina apenas no momento da ejaculação .
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408417781)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Osmar, 16 anos, preocupado com o funcionamento do seu aparelho reprodutor, procurou um médico para saber por que sua barba ainda estava rala e sua voz ainda não estava grave. O médico informou que provavelmente seu hormônio testosterona não estava sendo produzido em quantidade mínima necessária e, portanto, não estaria exercendo suas funções adequadamente. Entre as afirmações abaixo, assinale aquela que corresponde à função correta da testosterona:
		
	
	Estimula crescimento das glândulas sebáceas e elaboração do sebo;
	
	Desenvolvimento da massa óssea, protege contra osteoporose.
	 
	Estimula folículos pilosos da barba e pelos pubianos;
	
	Amplia laringe e torna a voz mais grave;
	 
	Todas as alternativas estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408417743)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema reprodutor feminino é formado por várias estruturas que garantem a fertilização feminina. Quanto ao sistema reprodutor feminino é CORRETO afirmar que:
		
	 
	A vagina é um canal muscular de 2,5 centímetros de diâmetro coma função de copulação.
	
	As tubas apresentam 3 centímetros de comprimento e tem a função de promover a nidação.
	
	As mamas são formadas por glândulas sudoríparas e produzem leite.
	
	Os ovários são duas glândulas que produzem os hormônios LH e FSH.
	
	O útero pode chegar a 12 centímetros e tem a função de promover a fecundação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408815433)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Algumas lesões na pele deixam cicatrizes bem visíveis, que podem permanecer durante toda a vida do indivíduo. Qual dos tecidos a seguir é o responsável pelo processo de cicatrização?
		
	
	Epitelial.
	
	Nervoso.
	
	Muscular.
	
	Cartilaginoso.
	 
	Conjuntivo propriamente dito.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408173084)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A espermatogênese, processo que se inicia na puberdade do homem, inclui todos os eventos em que
		
	
	Espermátides são transformadas em espermatócitos primários
	 
	Espermatócitos secundários são transformados em espermátides
	
	Espermátides são transformadas em espermatogônias
	 
	Espermatogônias são transformadas em espermatozoides
	
	Espermatócitos secundários são transformdos em espermatócitos primários

Continue navegando