Buscar

Atv_estatistica_Introdução

Prévia do material em texto

Estatística – Prof. Allan Silva Ferreira 
Aula:
 
0
1 - Introdução
Introdução
Conceitos:
Estatística: é a coleção de métodos para planejar experimentos; obter, organizar, resumir, analisar e interpretar dados e, a partir deles extrair conclusões.
A estatística está dividida em três áreas: Estatística Descritiva, Probabilidade e Inferência.
População: é todo o conjunto de elementos portadores de uma característica comum.
Amostra: é um subconjunto finito de uma população.
Variável: propriedade que identifica, caracteriza, descreve, qualifica ou organiza. Pode ser classificada em:
Qualitativa: distingue os informes em função de suas propriedades, atributos ou condições. Exemplos: Cor de olhos (castanho, azul, verde etc); Conceito para filmes (ótimo, bom, ruim etc). Pode ser classificada em:
Nominal quando indicam categorias mutuamente exclusivas (como sexo, religião, nacionalidade e todas as questões cuja resposta é sim ou não)
Ordinal quando indicam possição hierárquica ou sequência classificatórica (como classes sociais, lista de concursos)
Intervalar quando utiliza intervalos de valores para classificar (como filmes em péssimo, ruim, bom, ótimo ou excelente)
Quantitativa: expressa alguma propriedade mensurável do evento de interesse. Em geral resulta de medição, enumeração, contagem ou calculo. Exemplos: peso, estatura, número de filhos, idade etc. As variáveis quantitativas podem ser classificada em:
Discreta: aquela que só pode assumir determinados valores, geralmente números naturais. Exemplos: numero de filhos, numero de alunos na sala
Variável
Qualitativa
Quantitativa
Nominal
Ordinal
Intervalar
Discreta
ContínuaContínua: aquela que pose assumir qualquer valor, em geral números reais. Exemplos: estatura, peso etc.
O método estatístico
Conceito
É um conjunto de meios dispostos convenientemente, especialmente adaptados à elucidação de dados sujeitos a influência de uma multiplicidade de causas.
Fases
Planejamento
No planejamento é feita a delimitação do problema, a construção do objetivo, a elaboração do cronograma de atividades, a planilha de custos, a determinação da população e da amostra (se for o caso), como os dados serão analisados (manualmente ou por computador), tipo de informação (questionário ou observação), modelo para registro das informações coletadas; em suma, todos os passos a serem dados desde a pergunta inicial até sua resposta.
Coleta de dados
A coleta de dados é o segundo momento do método. Após a conclusão do planejamento, fazemos a coleta de dados. Existem diversos meios de se coletar dados. Um dos mais utilizados é o questionário, que pode ser aplicado por um entrevistador pessoalmente ou por telefone, ou pode ser enviado por correio ou e-mail. Esses últimos possuem o inconveniente de muitos questionários não serem devolvidos. Ao elaborar um questionário, devemos levar em consideração alguns aspectos importantes como a forma e o tipo de pergunta que será feita ao respondente. De maneira geral, a informação do questionário relata aquilo que o entrevistado acha conveniente responder; então, evite perguntas constrangedoras; garanta ao entrevistado o anonimato das respostas. Assim, ele vai se sentir mais confortável para responder com honestidade às questões.
Crítica dos dados
Após a coleta dos dados, passamos à crítica. Essa etapa visa eliminar, do conjunto de questionários respondidos ou do conjunto de observações, possíveis falhas, sejam questionários incompletos ou dados ilegíveis.
Apuração dos dados
Na etapa de apuração de dados, processamos as informações manual ou eletronicamente.
Sumarização e apresentação dos dados
Após a apuração dos dados, passamos aos cálculos pertinentes e elaboramos tabelas e gráficos para apresentar os resultados. Existem normas para apresentação de tabelas e gráficos em textos científicos, estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e pelo IBGE.
Análise dos resultados
Como última etapa, temos a análise dos resultados. É nessa fase que será feita a conclusão da pesquisa levando em conta o seu objetivo e os resultados obtidos. Podemos ainda ir mais fundo na análise de dados, utilizando inferência estatística.
Atividades
Qual o objetivo da Estatística?
Como se divide a Estatística?
Quais as fases do Método Estatístico? Descreva os objetivos de cada uma delas.
Como podem ser classificadas as variáveis estatísticas? Dê exemplos diferentes dos apresentados no material da disciplina.
Qual a diferença entre variável quantitativa e qualitativa?
Qual a diferença entre variável contínua e discreta?
Classifique cada uma das variáveis abaixo em qualitativa (Nominal/Ordinal) ou quantitativa (Continua/ Discreta)
a) Ocorrência de Hipertensão pré-natal em grávidas com mais de 35 anos ( sim ou não são as possíveis respostas)
b) Intenção de voto para presidente (possíveis respostas são os nomes dos presidentes, além de não sei)
c) Perda de peso de maratonistas na Corrida de São Silvestre, em quilos.
d) Grau de satisfação da população brasileira com relação ao trabalho de seu presidente (Valores de 0 a 5, com 0 indicando totalmente insatisfeito e 5 totalmente satisfeito) 
O que se entende por população e amostra?
Para as situações descritas a seguir, identifique a população e a amostra correspondente. Julgue se a amostra representa bem ou não a População!
a) Para avaliar a eficácia de uma campanha de vacinação no Estado de Minas Gerais, 200 mães de recém-nascidos, durante o primeiro semestre de um dado ano em uma dada maternidade em Minas Gerais, foram perguntadas a respeito da última vez que vacinaram seus filhos.
b) Uma amostra de sangue foi retirada de um paciente com suspeita de anemia.
c) Uma amostra retirada em colher de sopa da jarra de suco logo após a adição do açúcar.

Continue navegando