Buscar

Simulado 2 Fisioterapia Saúde da Criança

Prévia do material em texto

Pontos: 0,0  / 0,1
	São considerados Fatores de Risco Biológico para bebê:
	
	Pé torto Congênito
	 
	Mielopatias
	 
	Peso inferior a 1500g
	
	Torcicolo Muscular Congênito
	
	Síndrome de Down
	 2a Questão (Ref.: 201301326894)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Processo no qual ocorre crescimento anormal de vasos sanguineos na parte imatura da retina em prematuros. É a principal causa de cegueira infantil.
	 
	Retinopatia da prematuridade
	
	Encefalopatia hipóxico-isquêmica
	
	Cardiopatia congênita cianótica
	
	Paralisia cerebral prá-natal do tipo quadriparética
	
	Hemorragia intraventricular
	 3a Questão (Ref.: 201301355686)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma criança de 11 meses foi internada para investigação diagnóstica com um quadro de febre e dificuldades respiratórias. Durante o período internado o pediatra responsável detectou outras alterações no desenvolvimento motor. Solicitou avaliação fisioterapêutica onde foram observados os seguintes sintomas: controle de cabeça ainda insuficiente em DV; permanece na postura de ¿Puppy¿ sem auxílio; só se mantém sentado com apoio; explora o meio com o olhar e leva as mãos a linha média. Com estes dados conclui-se que: (concurso público)
	 
	sua idade motora é compatível com a idade cronológica de 1 mês;
	 
	sua idade motora é incompatível com sua idade cronológica;
	
	sua idade motora está em torno de 6 meses;
	
	sua idade motora é compatível com sua idade cronológica;
	
	sua idade motora é de 9 meses.
	 4a Questão (Ref.: 201301323014)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sabe-se que o desenvolvimento das habilidades motoras da criança depende, dentre várias questões, do desenvolvimento harmonioso e integrado de diferentes regiões do sistema nervoso central bem como, do ambiente que a cerca. As lesões no nível cortical produzem perturbações no processo de inibição das atividades primitivas que incluem alguns reflexos, que podem passar a dominar a atividade motora desta criança. Diante de uma afecção das estruturas neurológicas, a criança apresentará dificuldades em realizar movimentos voluntários como erguer a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e até mesmo andar. Assinale a afirmativa que endossa o texto acima:
	 
	O atraso nas aquisições das posturas mais elevadas e complexas bem como de uma motricidade mais elaborada sugere que deve-se esperar que o controle reflexo primitivo e postural amadureça.
	 
	A criança já possui bom desenvolvimento motor quando alcança o nível cortical da motricidade visto que apresenta o controle do movimento voluntário e equilíbrio. Lesões neste nível impedem a inibição dos reflexos primitivos.
	
	O reflexo de Sucção e de Moro quando estão presentes indicam o funcionamento normal do 4º nível de integração motora (cortical) que demonstra o amadurecimento funcional descendente das estruturas neurológicas pela mielinização.
	
	No 4º nível de integração motora (cortical) é desencadeado um grupo de atividades reflexas denominadas reações de endireitamento que permitem a realização de atividades com nível de complexidade moderado como no rolar.
	
	A criança precisa preservar as aquisições reflexas primitivas que são mediadas pelo 1º nível de integração motora (medular), pois formam a base do desenvolvimento motor a fim de que ocorra a evolução normal das habilidades motoras.
	 5a Questão (Ref.: 201301854866)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a AIMS (Escala Motora Infantil de Alberta) assinale a alternativa correta:
	 
	Avalia crianças entre zero e 18 meses de idade corrigida.
	
	Não serve para avaliar bebês que nasceram prematuros.
	
	Todos os seus itens estão distribuídos nas subescalas que incluem as posturas de supino, prono e de pé.
	
	Foi desenvolvido para avaliar crianças com diagnóstico de paralisia cerebral.
	 
	É um instrumento de avaliação observacional, onde o terapeuta leva em consideração postura, descarga de peso, movimento antigravitacional e presença de reflexos patológicos.

Continue navegando