Buscar

Trabalho da MTA

Prévia do material em texto

As explicações míticas e religiosas foram antepassados da ciência moderna por:
A - darem importância central aos seres humanos na ordem das coisas
B - determinarem códigos de conduta baseados na ordem cósmica
C - oferecerem explicações de alguns fenômenos naturais
D - determinarem a hierarquia dos componentes da natureza
E - permitirem a experimentação e a verificação 
Resp. C - As explicações míticas e religiosas foram antepassados da ciência moderna, por ao mesmo tempo oferecerem explicações de alguns fenômenos naturais — apesar de essas explicações não se basearem em métodos adequados de prova nem na observação sistemática da natureza.
Durante a Idade média, na Europa, predomina a religião cristã que tendia para encarar o conhecimento, sobretudo o conhecimento da natureza:
A - de uma maneira religiosa
B - de uma maneira filosófica
C - de modo a unir a religião com a herança grega
D - de forma a prestigiar o método científico
E - como assunto dos professores e cientistas
Resp. A - Dada a sua formação essencialmente religiosa, tinham tendência para encarar o conhecimento, sobretudo o conhecimento da natureza, de uma maneira religiosa. O nosso destino estava nas mãos de Deus e até a natureza nos mostrava os sinais da grandeza divina. Restava-nos conhecer a vontade de Deus.
Na passagem da Universidade do caráter monástico para o caráter secular, voltada para a sociedade, a instituição caracteriza-se pela:
A - Pesquisa pelo exercício da razão.
B - Pesquisa pelo exercício da fé.
C - Exercício da filosofia especulativa.
D - Discussões do senso comum
E - Pesquisas teológicas
Resp. A - Busca-se o conhecimento das coisas, explicações fundamentadas em estudos e não em senso comum.
Para sobreviver e facilitar sua existência, o ser humano se confrontou com a necessidade de dispor do saber, inclusive de construí-lo por si só. As primeiras inquietações do homem sobre o mundo e seu funcionamento, sobre o seu próprio lugar nesse mundo e seu futuro, foram respondidas através:
A - do senso-comum
B - das religiões e mitologias
C - da razão
D - da ciência
E - da escola
Resp. B - Antigamente os questionamentos do ser humano eram respondidos e fundamentos com base religião e mitologia, tudo o que há no mundo, todos os fenômenos naturais aconteciam, porque tinha que acontecer ou porque Deus queria que fosse assim.
Considere as frases abaixo e assinale a alternativa correta:
Se tomarmos um volume qualquer, de teologia ou metafísica escolástica, por exemplo, poderíamos nos perguntar: contém raciocínios abstratos sobre a quantidade ou o número? Não. Contém raciocínios experimentais sobre questões de fato e experiência? Não. Então, jogue-o no fogo pois só contém sofismas e ilusões. (D. Hume)
De acordo com a história das universidades, a única alternativa incorreta é:
 A - Na Antigüidade Clássica, Roma e Grécia dispunham de escolas consideradas de alto nível, formando especialistas em medicina, filosofia, retórica e direito. 
B - Os pensadores gregos da Antigüidade Clássica gravitavam harmoniosamente em torno das verdades da fé e da religião professadas pela Igreja na Idade Média. 
C - A universidade como entendemos foi resultado de esforço da Igreja, no final da Idade Média e a Reforma, entre os séculos XI e XV . 
D - O esforço da Igreja em consolidar um espaço como a universidade ocorreu porque ela precisava fundamentar e consolidar a sua ação política e religiosa, ao mesmo tempo que preparava o seu clero. 
E - Todas as alternativas estão incorretas
Resp. B - A Antiguidade Clássica foi uma época em que os pensadores gregos iniciaram grandes expressões culturais e o desenvolvimento do intelecto, tendo como maior expressão à filosofia grega, expressão esta, que também se fez presente na política, nas ciências, nas artes, na escultura, na poesia, na arquitetura e no teatro. 
Nos séculos XVII e XVIII tem início o desenvolvimento da ciência moderna. Já no século XIX, as ciências humanas são inventadas, tendo: algumas das suas características estabelecidas por uma concepção de saber científico denominada positivismo, sendo estas 
A - o subjetivismo, a intuição, a experimentação e a objetividade
B - a experimentação, a intuição, a sensibilidade e a objetividade
C - o empirismo, a objetividade, a experimentação e a validade
D - a validade, a intuição, a sensibilidade e a experimentação
E - a intuição, a experimentação, a objetividade e a validade
Resp. C - A transformação da estrutura racional apriorística do liberalismo ocorre na tentativa de conciliação com o empirismo. A oposição ao racionalismo abstrato pelo cientificismo traz uma outra percepção: a de que os fatos só são conhecidos pela experiência. Dessa forma, o positivismo passa a dominar o pensamento típico do século XIX como método, sua base estava na certeza exata dos fatos de experiência como fundamento da construção teórica, e como doutrina, na medida em que buscava a revelação da própria ciência.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Na Idade Moderna, preparada pelo Renascimento....
A - Galileu apresenta as provas que davam razão à teoria heliocêntrica
B - passa-se a ignorar os cálculos matemáticos
C - passa-se a criticar o saber livresco
D - passa-se a valorizar a observação direta e rigorosa
E - passa-se a experimentação e a técnica
Resp. B - Galileu o pai da ciência moderna, deu autonomia à ciência, fazendo-a sair da sombra da teologia e da autoridade livresca da tradição aristotélica e aplicou pela primeira vez o novo método, o método experimental, defendendo-o como o meio adequado para chegar ao conhecimento, deu à ciência uma nova linguagem, que é a linguagem do rigor, a linguagem matemática.
Na idade moderna, a ciência separa-se da filosofia e a natureza passa a ser vista como:
A - uma dádiva divina
B - um artefato técnico
C - um mistério, inacessível ao homem
D - um organismo vivo
E - uma ilusão dos sentidos
Resp. B - A natureza passa a ser vista como um artefato técnico, uma máquina, sendo o seu conhecimento acessível ao homem. Como numa máquina, os processos que ocorrem na natureza são vistos como estando submetidos a leis matemáticas imutáveis.
As ciências da natureza e as ciências formais do século XIX e XX conheceram desenvolvimentos sem precedentes, mas o espírito científico é um espírito crítico e não dogmático, apesar do enorme desenvolvimento alcançado pela ciência no século XIX, os cientistas continuavam a procurar responder a mais e mais perguntas. Dentre os cientistas que se destacaram nesta época, pode-se citar:
A - Einstein, Galileu e Copérnico
B - Heisenberg, Einstein e Maxwell
C - Newton, Keppler e Einstein
D - Maxwell, Gamow e Newton
E - Keppler, Einstein e Heisenberg - Einstein, Galileu e Copérnico
Resp. B - A resposta a essas perguntas conduziu a desenvolvimentos científicos que mostraram os limites de algumas leis e princípios antes tomados como verdadeiros. Heinsenberg, Einstein e Maxwell foram os cientistas que se destacaram nessa época.
Cerca de 1600 dC, tornou-se aparente a várias pessoas - Galileu Galilei, na Itália, Francis Bacon, na Inglaterra, Tycho Brahe, na Dinamarca e outros - que não houve erros na lógica sutil Aristóteles uso do método dedutivo. O problema era que o método dedutivo, usado com sucesso em matemática, não se ajustava com investigações científicas da natureza. 
Para utilizar o método dedutivo, se começa com axiomas - simples afirmações verdadeiras sobre a forma como o mundo funciona. Então se usa esses axiomas para construir o sistema lógico da natureza. É correto afirmar que:
A - Se os seus axiomas são verdadeiros, tudo o que se segue nem sempre será verdadeiro
B - Galileu e seus contemporâneos perceberam que era extremamente difícil determinar "simples afirmações verdadeiras sobre a forma como o mundo funciona".
C - Galileu e seus contemporâneos perceberam que a meta da ciência era formular as afirmações verdadeiras
D - Galileu e seus contemporâneos perceberam que determinar "simples afirmações verdadeiras sobrea forma como o mundo funciona" era o ponto de partida da filosofia. 
E - Se os seus axiomas são verdadeiros, tudo o que se segue são afirmações de natureza religiosa.
Resposta - B
	11 - Assinale a alternativa incorreta a respeito da ciência na pós-modernidade.
	
	A - Na pós-modernidade o homem deixa de viver um tempo biológico (comer quando tem fome, acordar quando já não tem sono) para viver um tempo mecanizado e acelerado, marcado pelos ponteiros do relógio e tem de se subordinar cada vez mais aos ritmos impostos pelas máquinas.
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	B - A automação da sociedade acontece a partir da metade do século XX, com a invenção do computador.  
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	C - A mecanização e o desenvolvimento tecnológico libertaram o homem do trabalho. O homem pode, então, dedicar-se ao ócio e às atividades criativas.
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	D - No principio a ciência desenvolvia-se para buscar respostas para os problemas de sobrevivência do homem num mundo adverso, mas com o tempo, ela passa a se desenvolver por si mesma, porque o próprio conhecimento se torna um valor a ser perseguido. 
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	E - No processo histórico do desenvolvimento científico-tecnológico muita coisa foi produzida visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas muita coisa também foi produzida segundo outros interesses. A bomba atômica é um lamentável exemplo.
Resposta – C - A mecanização e desenvolvimento tecnológico não libertaram o homem do trabalho, mesmo porque é necessário alguém para comandar as máquinas. O homem jamais será libertado do trabalho, afinal o capitalismo necessita desse trabalho.
	12 - “...os critérios de verdade, cientificidade e objetividade que fundamentam o fazer científico foram convertido em um mito da prática científica, aparecendo como a garantia para alcançar um conhecimento verdadeiro e convertendo-se no único caminho aceitável e válido para a comunidade científica, no processo de conhecer a realidade. Este mito se expressa, na prática médica, na ilusão da possibilidade de acabar com as enfermidades, se determinados procedimentos frequentemente de ordem técnica forem empregados.”
A afirmação acima refere-se ao:
	
	A - Mito da cientificidade 
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	B - Mito da tecnocracia
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	C - Mito do progresso
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	D - Mito do especialista
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	E - Mito da técnica
Resposta – A - O conhecimento científico é tido como o único verdadeiro, que caminhava para a resolução de todos os enigmas do universo.
	13 - Assinale a alternativa correta:
(I) Na concepção pós-moderna, três são as características do conhecimento científico: certo, geral e metódico.
(II) Na idade antiga, a ciência é entendida como a posse permanente das explicações e soluções de problemas que o homem encontra a seu redor.
(III) Enquanto as ciências buscam o conhecimento do mundo material com seus fenômenos e suas leis, quem busca explicar as causas remotas e o sentido do homem e do mundo é a Filosofia.
 
	
	A - I e II
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	B - I, II e III
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	C - II e III
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	D - Apenas III
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	E - Apenas II
Resposta – D - As ciências buscam compreender e chegar à resposta de tudo sobre o surgimento do universo, fenômenos da natureza e etc. Os filósofos buscam, compreender o sentido da vida, o sentido da existência do mundo e do homem.
	14 - Galileu é considerado o pai da ciência moderna porque:
	
	A - Deu autonomia à ciência, fazendo-a sair da sombra da teologia
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	B - Comprovou a autoridade livresca da tradição aristotélica
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	C - Aplicou o método dedutivo como o meio adequado para chegar ao conhecimento
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	D - Foi julgado pela Santa Inquisição
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	E - Era contrário às ideias de Copérnico
Resposta – A - Há três tipos de razões que fizeram de Galileu o pai da ciência moderna: em primeiro lugar, deu autonomia à ciência, fazendo-a sair da sombra da teologia e da autoridade livresca da tradição aristotélica. Em segundo lugar, aplicou pela primeira vez o novo método, o método experimental, defendendo-o como o meio adequado para chegar ao conhecimento e finalmente, deu à ciência uma nova linguagem, que é a linguagem do rigor, a linguagem matemática.
	
15 - Leia as afirmações a seguir:
I - Em função das pesquisas científicas, a universidade é o espaço onde se consolidam as informações repetidas e importadas para formar o profissional competente.
II - Em nossa cultura, o processo de conhecer, específico do ser humano, está profundamente vinculado à escola, componente básico do sistema educacional em nosso País.
III - O nosso sistema educacional, no que se refere à escola, compreende: Educação infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino superior.
IV - As universidades não têm liberdade de ação diante das Leis da Educação, fato de impede o aluno de se manifestar como pesquisador.
V - A universidade é o espaço onde as pessoas se unem para conhecer, criar e produzir conhecimento.
	
	A - (I) e (II) estão erradas
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	B - (II), (III) e (IV) estão corretas
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	C - (III), (IV) e (V) estão erradas
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	D - (II), (III) e (V) estão corretas
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	E - Somente (I) está correta
Resposta – D - No Brasil, o conhecimento está vinculado à escola, lá é local onde as pessoas obtêm conhecimento, aprendem a trabalhar em grupo, produzem conhecimento. É para garantir um bom emprego no futuro, o melhor é estudar e fazer o ensino superior.
	16 - A transferência da família real para o Brasil transformou o país em sede da coroa portuguesa. Com a chegada da família real houve necessidade de
	
	A - Implementação de medidas administrativas para treinar os novos funcionários do Estado
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	B - Implementação de medidas econômicas e culturais para a criação de cursos técnicos
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	C - Implementação dos primeiros estabelecimentos de ensino superior para formação
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	D - Implementação de serviços públicos para atendimento da população
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	E - Implementação de órgãos públicos com funcionários trazidos de Portugal
Resposta – C - A transferência da família real para o Brasil transformou o país em sede da coroa portuguesa. Com a chegada da família real houve necessidade de implementação de medidas administrativas, econômicas e culturais para estabelecimento da infraestrutura necessária ao funcionamento do império. A criação dos primeiros estabelecimentos de ensino superior buscava formar quadros profissionais para os serviços públicos e administração do país. As áreas: medicina, engenharia e direito.
	17 - A forma de buscar o novo nas universidades, por exemplo, ainda é feita muitas vezes à moda de Dom Pedro II. Este, vendo a necessidade de modernizar a ciência e tecnologia brasileira, viajava, se empolgava com o que via na Europa, e trazia modelos e profissionais para reformar as instituições brasileiras. A ele devemos:
	
	A - O Imperial Observatório, o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	B - O Laboratório do Estado, o Imperial Observatório e o Conservatório Nacional
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	C - O Jardim Botânico, o Imperial Observatório e a Polícia Imperial
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	D - Academia Imperial de Belas Artes, o Museu Nacional e a Polícia Imperial
	Justifique sua resposta:2000 
	
	E - O Imperial Observatório,  Biblioteca Nacional e o Conservatório Nacional
Resposta – A - Dom Pedro II via necessidade de modernizar a ciência e tecnologia brasileira e benefício de seu reino, porém isso beneficiou muito o Brasil para sua evolução em pesquisas tecnológicas para ciência.
	18 - Diversas medidas foram tomadas para alcançar as metas da reforma universitária de 1968. Dentre elas, pode-se citar
	
	A - A unificação do vestibular por região e o ingresso por classificação
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	B - O estabelecimento de limite no número de vagas por curso e a criação do curso básico
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	C - O oferecimento de cursos em um mesmo espaço, com menor gasto de material e sem aumentar o número de professores
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	D - A fragmentação e dispersão da graduação e o estabelecimento de matrícula por disciplina
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	E - Todas as anteriores
Resposta – E - A reforma universitária (1968) foi um grande marco na história das universidades brasileiras. Esta reforma tinha como objetivos: Modernizar a universidade para um projeto econômico em desenvolvimento, dentro das condições de 'segurança' que a ditadura pretendia e direcionar a universidade para o mercado de trabalho, ampliando o acesso da classe média ao ensino superior e cerceando a autonomia universitária. E por isso essas medidas foram tomadas para o alcance das metas da reforma universitária.
	19 - De acordo com a história das universidades, a única alternativa incorreta é:
	
	A - Na Antiguidade Clássica, Roma e Grécia dispunham de escolas consideradas de alto nível, formando especialistas em medicina, filosofia, retórica e direito.
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	B - Os pensadores gregos da Antiguidade Clássica gravitam harmoniosamente em torno das verdades da fé e da religião professadas pela Igreja na Idade Média
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	C - A universidade como entendemos foi resultado de esforço da Igreja, no final da Idade Média e a Reforma, entre os séculos XI e XV
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	D - O esforço da Igreja em consolidar um espaço como a universidade ocorreu porque ela precisava fundamentar e consolidar a sua ação política e religiosa, ao mesmo tempo que preparava o seu clero
	Justifique sua resposta: 2000 
	 
	E - Na Idade Moderna, o conhecimento científico separou-se do conhecimento religioso
Resposta – B - As artes liberais assumiam frequentemente mais importância dentro das universidades do que o ensino profissional, propiciando um desenvolvimento cultural e intelectual no interior das universidades que nem sempre se acomodava com facilidade à verdade religiosa, que era o fundamento legitimador da coexistência entre as universidades e a Igreja. 
	
	
	20 - Assinale a alternativa correta.
I - Conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto que passa a ser conhecido.
II - A previsão científica é infalível.
III - O conhecimento que adquirimos é sempre aparente.
IV - A ciência está sempre limitada às condições de sua época
	
	A - I e III são corretas
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	B - Somente II é correta
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	C - Somente III é correta
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	D - III e IV são corretas
	Justifique sua resposta: 2000 
	
	E - Somente I é correta
Resposta – A - Conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto conhecido, é criar um modelo/conceito mental do objeto conhecido. As formas de aquisição de conhecimento são: os sentidos, o raciocínio, a tradição e a autoridade.

Continue navegando