Buscar

material de estudo. Ensino de Língua portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: expressão de pensamento: ensino tradicional, regras gramaticais era ensinado c/ mais exido,entende q as pessoas n consegue se expressar n pensam. Instrumento de comunicação: linguagem vista como código, concepção tecnicista (instrumentar os alunos), memorização s/objetivo social. Forma de interação: construída socialmente, objeto de ensino surge das práticas sociais.			TEORIA DE BAKHTIN: materializações das práticas sociais
1970: ling. instrumento de comunicação	1980: ling. forma de interação e dos gêneros discursivos.	1984: a concepção de ling. é modificada nessa década.	1997: são publicados os PCNS.
Escola tradicional: prof: vista c/ responsável do conhecimento. Alunos: sujeito q recebem a aprendizagem. Organização escolar: comunidade escolar (hierarquia na escola). Método: formosa ser levado a disciplina p/o aluno.	 Matérias: elemento central.
Escola moderna: prof: pensa e observa a criança p/saber c/ vai trabalhar os conteúdos. Alunos: grupo (linguagem e classes diferente). Organização escolar: atuar direto no bem estar da criança. Método: adequados ao conteúdo e a vivencia do aluno. Criança: aprendizagem vai ocorrer.		PCN: 4 EIXOS: leitura, análise linguística, produção de textos, oralidade
ORALIDADE: escola ensinar aos alunos a escolha da variedade a ser falada depende das situações de uso em que os alunos deparar. EX: compreensão de textos escritos, diferença no modo de falar,valorização de textos antigos.
ESCRITA: a escrita transforma a fala (fala letrada) e a fala influencia a escrita (traços da oralidade).EX: conhecimento das letras,ampliação das letras para entender o som, prática.	LEITURA: formação de leitores competentes e escritores.EX: 
PRODUÇÃO DE TEXTO: formar escritores competentes, produzir textos coerentes, coesos e eficazes. EX:finalidade do texto, separação de palavras,conhecimento sobre o sistema de escrita, divisão do texto e frases.
OBJETIVO DA LP: expandir o uso da ling. em estancias privadas, utilizar diferentes registros, respeitar e conhecer variedades linguísticas, compreender textos , valorizar a leitura como fonte de informação, a ling c/instrumento de aprendizagem.
LETRAMENTO: prática de ensinar a ler e escrever	 FAMILIAR: no lar, receitas, calendários,agendas. 
LETRAMENTO ESCOLAR: livros pedagógicos, científicos, didáticos. letramento religioso: igreja, hinos,bíblia. cientifico: teses, monografia. Profissionais: textos .
a diferença entre letramento e alfabetizado é q a pessoa letrada além de saber ler e escrever ela usa as praticas socialmente.
Bakhtin nomeia os gêneros enquanto discursivos e diz que é por meio deles que se dá a comunicação verbal, surgindo, assim, das necessidades comunicativas de uma dada esfera de atividade humana.	
GENERO DISCURSIVO/TEXTUAL: São as características peculiares a cada tipo de texto,a maneira como ele e apresentado ao leitor, seu layout, a forma como está organizado. Esses detalhes é que determinam a que tipo de gênero cada texto pertence.
Caract. Dos gêneros: conteúdo temático (é o assunto a ser abordado), construção composicional (a estrutura do texto) 
estilo (estilo de linguagem adequáveis ao gênero).		Gêneros primários: são simples,surge através da necessidade. EX: recadinho, telefonema.	Gêneros secundários: mais complexos, construção mais elaborada. EX: conto,sua estrutura é +complexa e é transformada ao longo do tempo.	IMPORTANCIA DOS GENEROS NOS ANOS INICIAIS E ENS.FUND: possibilitar o acesso do educando as diversas formas textuais q/circulam na sociedade ensinando a produzir e compreender.
Variação geográfica ou diatópica: expressões de cada região (2 fatores:1- lexical: diferença de vocabulário conforme a região. 2- sintática: diferença na estrutura da frase.
variação social ou diastrastica: depende das classes sociais		variação histórica ou diacrônica: muda ao longo do tmpo
variação estilística: resultado de adaptação da forma linguística do ato verbal.
Gramática normativa: padronização da língua estabelecendo normas. Gramática descritiva: descrição de fatos da língua. Gramatica internalizada: conjunto de regras, construção de hipóteses.		3 OBETIVOS GRAMATICA: 1- assimilação de uma nomenclatura gramatical. 2- caracterização, mediante a nomenclatura assimilada. 3-efetiva prática do autocontrole, correção.
ANÁLISE LINGUISTICA:desenvolver capacidade de leitura e escrita. 2 formas: ativ. Epilinguistica: capacteristica especifica no momento em q pratica a linguagem. EX: gíria ativ. Metalinguistica: precisa de analise e didática dos elementos da língua. Ex: acento. 	Forma subistituta: maneira q falamos atualmente.	Forma substituída: q/ n falamos mais.
erro na língua escrita: transgressão de um código, ortografia. Língua oral: determinado momento de comunicação.
ESFERAS SOCIAOS> PRÁTICAS DA VIDA COTIDIANA: dia a dia. Ex: receitas,bulas de rmédio, calendário. ARTISTICO LITERARIAS: criança e fruição de produções literárias. Ex: historias lúdicas. PRÁTICAS POLITICO CIDADA: textos esferas jornalística. INVESTIGATIVA: gêneros expositivos e argumentativos. CULTURAIS E DAS TECNOLOGIAS: comunicação a distancia. MUNDO DO TRABALHO: gêneros e praticas relacionadas ao mundo do trabalho.	REFACÇÃO TEXTUAL: reescrita (dialogo entre prof. Texto e aluno).

Outros materiais