Buscar

Resenha Crítica O nobre Deputado 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inicialmente, convêm destacar que a resenha descrita é sobre o livro “O Nobre Deputado” de Márlon Reis, que é juiz de Direito e foi um dos fomentos na coleta de assinaturas que acarretou na Lei da Ficha Limpa, sendo também, um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
O autor, na introdução do livro, se expõe como um entrevistador que dialoga com um senador que esteve por dois anos na prisão pela acusação de homicídio e envolvimento com o narcotráfico. Depois de um determinado tempo de conversa o senador acaba por relatar que os resultados das eleições brasileiras, segundo ele, são definidos antes mesmo da votação e até mesmo das aberturas das urnas, sendo que o voto e a intenção do eleitor não influenciam em nada, são completamente desconsiderados. Somente o que é levado em conta é o dinheiro arrecadado para a compra de votos.
Diante disso, o autor instiga-se a fazer mais entrevistas sobre o tema, com políticos e pessoas envolvidas com a política de diferentes lugares do país, para verificar se o mesmo se repetia em todo o território nacional e também para confrontar as provas coletadas em processos judiciais que tramitam em tribunais de diversas partes do país.
Ele afirma que houve coerência entre os depoimentos de pessoas que vivem em diferentes Estados, sem possuírem qualquer vínculo e nem se conhecerem, sendo que, ao responder um questionário padronizado, elas acabaram por referirem-se as mesmas práticas, detalhadamente.
Neste diapasão, o autor cria um personagem fictício denominado Cândido Peçanha, para que fique assegurado o anonimato dos entrevistados e para contar, com detalhes, os meandros políticos brasileiros. Cândido é exposto como deputado eleito que satiriza o termo eleitor, pelo fato de o sistema eleitoral brasileiro ser uma grande farsa, onde quem tem mais dinheiro para arrecadar na campanha é quem tem ganha a eleição, independente de votos e da vontade do eleitor, sendo este totalmente enganado nesse sistema.
Cândido, no decorrer do livro, relata sobre participação de empreiteiras em esquemas de corrupção, compra de votos, compra de emendas, licitações fraudulentas e tudo o mais que os políticos praticam para satisfação de seus interesses particulares, bem como para contrair outras vantagens, à custa dos cofres públicos, em prejuízo de seus “eleitores” e de todo o povo.
Afirma ele que a política é movida a dinheiro e poder, já que um compensa o outro, o que acaba por formar um verdadeiro circulo vicioso de completa corrupção. Afirma ainda que é disso que trata as eleições: o poder atrai o dinheiro que vai levar os candidatos aos seus respectivos cargos, e conseqüentemente, ao poder.
Assim, nota-se que, por trás da conquistas de cargos políticos existe muita manipulação, opressão, corrupção, imoralidade e ilegalidade, sendo que o dinheiro fica no núcleo deste complexo processual da política, sendo que, na busca pelo poder, com recursos financeiros, votos são comprados, pessoas são influenciadas e alianças são feitas e desfeitas.
Desta feita, fica claro que o autor desmascara a política brasileira, trazendo ao leitor um relato impactante e, infelizmente, verdadeiro sobre as engenhosidades corruptas do sistema eleitoral, desrespeitando e arruinando a democracia, instituto que deveria ser alicerce fundamental em toda a política no Brasil.

Outros materiais

Outros materiais